9 maneiras caseira e eficazes para se livrar do fungo das unhas

0

Não permita que uma infecção nas unhas dos pés tire o melhor de você e afete seu estilo de vida. Experimente estes remédios caseiros fáceis e eficazes para o fungo das unhas.

Onicomicose, ou fungo( micose)  de unhas, é uma das infecções mais comuns que existe. É uma infecção desagradável, fazendo com que suas unhas fiquem marrons ou amarelas.

Você também pode notar inflamação, dor e unhas grossas à medida que a infecção se espalha.

Existem muitos medicamentos antifúngicos prescritos e vendidos sem receita médica. Infelizmente, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais desagradáveis, incluindo náusea, vômito e outros problemas de pele, como icterícia.

Efetivamente, existem remédios caseiros que podem ajudar sem o risco de efeitos colaterais. Independentemente da época do ano, ninguém gosta de lidar com fungos nas unhas dos pés. Veja a seguir as  soluções caseiras mais eficientes.

1 – O óleo de coco pode matar o fungo e deixar saudável a sua pele

O óleo de coco é um remédio caseiro que melhora a aparência da sua pele enquanto combate os fungos dos pés. De fato, todas as casas deveria ter o óleo de coco por esse motivo. Além disso, o óleo de coco é um poderoso agente antifúngico.

Assim que faz

Primeiro, lave e seque os dedos afetados.

Para ajudar a tratar o fungo das unhas dos pés, derreta uma pequena quantidade de óleo de coco na ponta dos dedos (é sólido à temperatura ambiente) e aplique diretamente nos dedos dos pés. Você notará uma rápida melhoria sem efeitos colaterais negativos.

2 –  Óleo essencial de Melaleuca ( Tea tree )

O óleoessencial Tea Tree, também chamado de melaleuca, é um óleo essencial com habilidades antifúngicas, anti-sépticas e anti-inflamatória.

Não só pode ser usado para tratar problemas que variam da caspa ao pé de atleta, mas também é um dos melhores remédios caseiros para fungos nas unhas dos pés.

O óleo de tea tree suprimem o crescimento de rubrum, uma das infecções mais comuns de unha causada por fungos.

Um estudo descobriu que 100% de óleo de tea tree aplicado duas vezes ao dia por seis meses era tão eficaz quanto o clotrimazol, um medicamento antifúngico. Após seis meses, 60% das pessoas no grupo de óleo de tea tree experimentaram resolução parcial ou total dos sintomas.

Para usar, é só  “pintar” o óleo essencial  diretamente na unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete.

3 –  Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano contém timol. De acordo com analises científicas, o timol possui propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Para tratar o fungo da unha, aplique óleo de orégano na unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete. Algumas pessoas usam óleo essencial de orégano e óleo essencial de tea tree juntos.

Ambos os produtos são potentes e podem causar irritação ou reação alérgica. Combiná-los pode aumentar esse risco. Portanto, faça um teste antes para saber se você tem alergia a estes produtos naturais.

4 – Mate o fungo e relaxe os pés com  vinagre

Alguns estudos mostraram que o vinagre inibe certo crescimento bacteriano. Por esse motivo, acredita-se ser eficaz como tratamento de fungos nas unhas. Você pode usar o vinagre branco ou o vinagre de maçã. Ambos tem efeito positivo

Se você decidir tentar, sugiro o seguinte:

  • Mergulhe os pés em uma mistura composta por uma parte de vinagre e duas partes de água morna.
  • Deixe-os na água por mais de 15 a 20 minutos.
  • Quando terminar, enxágue e seque muito bem os pés.

Você pode fazer isso todos os dias, desde que a pele não fique irritada. Nesse caso, é melhor usar esse tratamento em casa apenas três vezes por semana ou tentar aumentar a quantidade de água na mistura.

5 – Vicks VapoRub

Vicks VapoRub é uma pomada tópica. Embora projetados para a combater a tosse, seus ingredientes ativos, óleo de cânfora e eucalipto, podem ajudar a tratar o fungo das unhas dos pés.

Um estudo de 2011 descobriu que o Vicks VapoRub teve um “efeito clínico positivo” no tratamento do fungo das unhas dos pés.

Para usar, aplique uma pequena quantidade de Vicks VapoRub na área afetada pelo menos uma vez por dia.

obs: Definitivamente, recomendo que você não tente misturar vinagre e Vicks VapoRub…. Imagine a combinação!



6 – Alho

Uma revisão de 2009 da Trusted Source descobriu que o alho tem algumas capacidades antifúngicas e antimicrobianas.

Alho é o tratamento perfeito para unha fungo, porque não tem efeitos colaterais. Mesmo o perfume deixado para trás após o tratamento é fácil de eliminar, basta enxaguar o pé.

Recomenda-se umedecer a área com um pano quente primeiro. Seus poros se abrirão, tornando o fungo mais suscetível ao tratamento do alho. Use cerca de um dente de alho por dedo afetado para obter melhores resultados.

Você também pode tratar o fungo das unhas dos pés colocando dentes de alho picados ou esmagados na área afetada por 30 minutos diariamente.

Pode ser melhor e menos fedorento tratá-lo de dentro para fora com cápsulas de alho. Tome como indicado pelo fabricante.

Nota:

Algumas pessoas acham o alho irritante para a pele; portanto, use este remédio com cautela no início.

7 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio absorve a umidade que pode causar fungos nas unhas dos pés. Em um estudo, os pesquisadores estudaram o efeito do bicarbonato de sódio em fungos comuns que causam infecções, como fungos nas unhas dos pés.

Os pesquisadores descobriram que o bicarbonato de sódio impediu o crescimento de fungos em 79% das amostras testadas. Em outros 17%, o bicarbonato de sódio reduziu o crescimento de fungos, embora não o tenha erradicado.

Como usá-lo

Para prevenir: Colocar bicarbonato de sódio dentro de suas meias e sapatos para absorver a umidade.

Para curar:  Aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água diretamente na unha afetada e deixar repousar por pelo menos 10 minutos antes de enxaguar. Repita isso várias vezes ao dia até que o fungo desaparece.

pessoas com os pés na bacia

8 – Suco de limão

O suco de limão tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas. O ácido cítrico presente no suco de limão também ajudará a impedir que o fungo da unha se espalhe.

Aplique suco de limão fresco na unha infectada. Deixe agir por cerca de 30 minutos antes de enxaguar com água morna. Outra opção é misturar quantidades iguais de suco de limão e azeite e usar essa mistura para massagear a área infectada. Deixe agir por algumas horas antes de enxaguar. O azeite ajudará a suavizar a pele, enquanto o suco de limão ajudará a controlar a infecção por fungos.

suco de limão

9 – Mudanças na dieta

A inclusão de alimentos ricos em ferro na dieta pode ajudar a prevenir unhas frágeis.

Uma pessoa pode mudar sua dieta para melhorar sua saúde geral. Embora nenhuma evidência clínica sugira que uma mudança na dieta possa curar o fungo das unhas dos pés, certas dietas podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar geral de uma pessoa.

As dietas devem incluir muitos nutrientes. Em particular, uma pessoa pode comer alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros produtos que ajudam no crescimento e desenvolvimento das unhas.

Alguns alimentos para incluir em uma dieta saudável para as unhas:

  • qualquer alimento rico em cálcio e vitamina D
  • ácidos graxos encontrados em peixes oleosos, como salmão
  • iogurtes que contêm probióticos
  • alimentos ricos em proteínas magras para ajudar no crescimento das unhas
  • alimentos ricos em ferro para ajudar a prevenir unhas quebradiças, como espinafre

Dica do Assim que faz

Se o problema de fungos nas unhas dos pés persistir após a tentativa desses remédios, visite seu dermatologista para iniciar um tratamento com base em medicamentos. Não desanime. Felizmente, este é um problema que pode ser resolvido!


veja o video relacionado a este artigo

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.