9 vegetais ( folhas) mais saudáveis do mundo pela pontuação nutricional

0

Muitas vezes queremos fazer um salada saudável e nutritiva e nos falta a criatividade … na hora de fazer as compras vamos direto para as alface…. e compramos sempre as alfaces….e nada mais que alfaces

Aqui deixo uma lista dos 10 vegetais  pesquisados mais saudáveis do mundo que você pode acrescentar na sua saladas e deixa-la 1000.

1 – Agrião

Definitivamente Esse é o rei dos vegetais!!

Suas folhas tem um sabor acentuad, levemente  apimentado e amargo. Parece um pouco com as folhas de mostarda e o agrião de jardim.

A ciência moderna identificou mais de 15 vitaminas e minerais essenciais contidos nesta erva – mais ferro do que espinafre, mais cálcio do que leite e mais vitamina C que as laranjas. 100 g de folhas do agrião fornecem 72% do recomendado diário de vitamina C.

Comer agrião diariamente tem a capacidade de reduzir significativamente os danos no DNA das células do sangue e ainda resistir aos danos causados pelos radicais livres, isso de acordo com um projeto de pesquisa de dois anos na Universidade de Ulster.

Isso quer dizer ….que o agrião purifica o sangue.

ramo de agrião

2 – Couve

A couve  está sendo chamado de “a nova carne”, “a rainha dos verdes” e “uma potência nutricional”. De todos os verdes super saudáveis, a couve esta somente abaixo da agrião.  Tanto faz que seja a couve kale ou a couve galega  que é a mais comum .

É definitivamente um dos alimentos vegetais mais saudáveis e nutritivos que existem.

A couve  é carregado com todos os tipos de compostos benéficos, alguns dos quais têm propriedades medicinais poderosas. É muito rico em antioxidantes e isto incluem beta-caroteno e vitamina C, bem como vários flavonóides e polifenóis.

Pode ajudar a baixar o colesterol, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

É uma das melhores fontes de vitamina K do mundo. A couve tem numerosas substâncias que tem efeitos protetores contra o câncer.

Felizmente, adicionar couve à sua dieta é relativamente simples. Você pode simplesmente adicioná-lo às suas saladas ou usá-lo em  qualquer outra receita.

couve kale e galega

Couve Kale e couve galega

3 – Repolho chinês

Repolho chinês também é conhecido como repolho Napa

Está repleto de compostos vegetais  antioxidantes, é uma fonte abundante em fibra solúvel e insolúvel.  E tem compostos que oferecem proteção contra o câncer de mama, colon e próstata. E ajuda a reduzir os níveis de LDL que é o colesterol ruim no sangue.

O Napa fresco é uma excelente fonte de folatos. Que é o o ácido fólico, um dos componentes essências do DNA. 100 gr da couve, fornece 20% das necessidades diárias desta vitamina do complexo B .

Além destas vitaminas é uma fonte muito natural de eletrólitos e minerais como cálcio, potássio, fósforo, manganês, ferro e magnésio.

3 ramos de repolho chinês

4 – Acelga

A acelga é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes e folhas brilhantes, com coloração verde ou avermelhada. É um vegetal da mesma família que beterraba e espinafre.

Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C.

100 gramas de  folhas frescas fornecem cerca de 33% dos níveis recomendados por dia de vitamina c.  É uma das melhores  fontes de  vitamina K , omega-3; vitamina A, e flavonóides anti-oxidantes como b-caroteno, a-caroteno, luteína e zea-xantina.

verdura acelga

5 – Folhas da Beterraba

Além de fornecer boas quantidades de proteína, fósforo e zinco, as folhas de beterraba também são uma ótima fonte de fibras. Repleto de antioxidantes, eles são ricos em vitamina B6, magnésio, potássio, cobre e manganês.

A vitamina K das folhas de beterraba, contém propriedades de coagulação do sangue. Ajuda a afastar a osteoporose e trabalha junto com o cálcio para aumentar a força dos ossos. Também pode desempenhar um papel no combate à doença de Alzheimer.

As folhas de beterrabas têm um teor de ferro maior do que o espinafre e um valor nutricional maior do que a própria beterraba.

É melhor usar folhas de beterraba dentro de dois ou três dias em saladas ou refogado.  Você também pode  Congelar  e usar em caldos de sopa.

cortando folhas de beterraba

6 – Espinafre

O espinafre eestá carregado com coisas boas para cada parte de seu corpo.

Vitamina K, A e C  para ajudar a evitar que o colesterol oxide e proteja seu corpo dos radicais livres, principalmente no cólon.

O folato também é bom para manter um sistema cardiovascular saudável,  enquanto seu teor de magnésio ajuda baixar os níveis de pressão arterial elevada.

Estudos também mostraram que o espinafre ajuda a manter a função cerebral vigorosa, a memória e a clareza mental.

Para reter o rico teor de ferro do espinafre durante o cozimento, adicione um pouco de suco de limão ou vinagre ao prato.

folhas de espinafre

7 – Almeirão

Também conhecido como chicória e muito usada em saladas na culinária italiana.

Tem grandes benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de aliviar problemas digestivos, prevenir azia, reduzir dores de artrite, desintoxicar o fígado e a vesícula biliar.

Também ajuda a Prevenir infecções bacterianas, estimular o sistema imunitário e reduz a possibilidade de doença cardíaca.

É  um sedativo natural e pode proteger contra pedras nos rins e ser um grande aliado na perda de peso.

ramo de almeirão

8- Alface

Como disse antes, a  alface é um dos vegetais de folhas verdes mais populares que existe.

Suas folhas frescas são uma excelente fonte de  vitaminas A e beta-carotenos

Normalmente se consome crua em saladas mas também pode ser usada em suco verdes, e infusões para obter o máximo de benefícios.

É um vegetal rico em antioxidantes (vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B9 e K) e minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio e aminoácidos). Além disso, as folhas verdes externas são as que apresentam maior teor de vitamina C e ferro

Pode ser usada em pequenas quantidades em infusões para facilitar o sono ou em grandes quantidades vai ter um efeito afrodisíaco.

9- Salsinha

É uma  erva culinária e medicinal muito popular e reconhecida como um dos alimentos funcionais por seus antioxidantes únicos e propriedades de prevenção de doenças.

Além de ser muito adequada para combater a fadiga, a salsinha se destaca por suas propriedades purificantes, pois nos ajuda a melhorar o funcionamento dos rins.

Possui uma boa quantidade de vitaminas dos grupos A, B, C e D. e Também oferece uma grande dose de minerais incluindo cálcio, potássio e ferro.

Possui um composto orgânico chamado miristicina que inibe a formação de tumores, especialmente nos pulmões, próstata e cólon.

Agora que você conhece esses super vegetais , não vai ser nada difícil decidir o que plantar na sua horta em casa.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.