Como melhorar o solo da horta ou jardim

0

Então, você acabou de obter os resultados do teste de solo do seu jardim e não é exatamente o que você precisa para suas plantas.

Para um crescimento ideal de plantas, tanto no jardim como na horta, é necessário que saibamos o tipo de solo e as necessidades das plantas.  Existem diferentes tipos de solos e se sabemos que tipo de terra temos, podemos melhorar a escolha de culturas hortícolas ou plantas ornamentais que vamos colocar nele.

Podemos também adaptar o solo e melhorá-lo, aplicando diferentes materiais, dependendo das condições e características da terra.

Aqui estão algumas alterações do solo orgânico comumente usadas para melhorar a qualidade e você poder plantar com sucesso.

Solo Argiloso

O solo ou terreno argiloso é um dos melhores, desde que a quantidade de argila  não exceda a 30%. Com um terreno com mais de 30% de argila, não é adequado para cultivos.

Em solos argilosos, quase qualquer planta ou cultura é adaptada sem qualquer problema. Os solos argilosos são ricos e férteis, pois retêm uma grande quantidade de nutrientes.

O ideal é acrescentar  mais matéria orgânica para melhorar a sua riqueza e obter um solo mais solto e fofo.

solo argiloso

Solos ácidos

Eles são perfeitos para o cultivo de plantas como hortênsias, azáleas, gardênias, camélias … Para ter um solo ácido, é necessário um pH inferior a 7. Se você quiser aumentar o pH do solo, aplique cal e remover a terra.

solo ácido

Solos arenosos

Os solos arenosos são porosos, têm a desvantagem da falta de retenção de água e nutrientes. Este tipo de solo funciona muito bem para o plantio de bulbos por sua boa drenagem. Se você deseja obter uma maior retenção de nutrientes no solo, adicione matéria orgânica. São solos com aeração perfeita e boas características para o cultivo precoce. Aplique periodicamente adubos e nutrientes no solo arenoso.

solo arenoso

Solos de calcário

Os solos de calcário são muito duros, portanto, as raízes das plantas não se desenvolvem bem nessas terras. A fim de melhorar este tipo de solo de calcário, é indicado adicionar turfa. Com a aplicação da turfa você obterá um solo mais solto e fofo. Existem variedades de plantas que se adaptam bem a este tipo de solo calcário, entre as quais se destacam os loureiros, oleandros ou plantas aromáticas. Solos calcários não são recomendados para muitas plantas ornamentais.

solo calcário

Como posso melhorar o solo no meu jardim ou horta?

Há maneiras simples, como mencionamos anteriormente, de melhorar o solo da sua horta ou jardins.

Aqui deixo três maneiras de melhorar o solo e mantê-lo o mais fértil possível. Com a melhoria dessas terras, você obterá colheitas mais produtivas e vigorosas, com menor risco de pragas.

  1.  cobertura (Mulching) : Mulching ou composto é o resultado da decomposição de materiais orgânicos e vegetais  procedentes do jardim, horta ou casa. Você pode usá-lo para uma adubação de fundo ou cobertura, isto é,  misturá-los com o solo ou simplesmente deixá-los na superfície. Seu efeito é rápido no campo e nas lavouras.
  2. Composto Vegetal: É basicamente como a cobertura, mas de origem vegetal. Todos os restos de poda são usados, ervas daninhas sem sementes, plantas que não são mais produtivas, folhas, palha … e este composto é obtido. Se você fizer isso em casa, é mais rápido de conseguir do que a cobertura citada acima.
  3. Adubos verdes: Esta é uma maneira de adubar as hortas de uma maneira muito positiva. Muitas pessoas não o usam por nao conhecer a técnica , mas os resultados que você pode obter com esse método são excelentes. Este método consiste em plantar algumas variedades de plantas forrageiras. Se pode misturar variedades diferentes para que cada uma aporte benefícios diferentes ao solo. Quando esta planta está próxima da floração é só lavrar o terreno com ela. Principalmente se semear  plantas leguminosas porque  vão ajudar a fixar o nitrogênio atmosférico no terreno, mas também pode misturar outro tipo de planta com efeitos nematicidas como mostarda. O adubo verde não só melhora os nutrientes do solo, como também sua textura e permeabilidade.

Com estas dicas simples, você pode ter um solo mais fértil e saudável para sua horta e plantas  ornamentais.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.