Como Separar o lixo em casa

0

Separando o Lixo de Casa

O sistema de reciclagem no Brasil tem muito que melhorar. Está faltando caminhões de coletar lixo reciclável, incentivo a população, centros de reciclagem e incentivo às empresas.

Mas, isso não é motivo para os brasileiros não cuidarem do meio ambiente em que vivem como ruas, esgotos, água, ar e outros. E o primeiro passo a ser dado para um mundo sustentável é a conscientização de que cuidar do meio ambiente é importante para a saúde dos homens.

O que pode ser Feito?

As pessoas podem começar separando o lixo de casa, mesmo que não passem caminhões que coletem os lixos recicláveis na rua em que vivem. Sempre há um depósito em um bairro próximo.

Para começar separe um local onde serão colocadas as caixas ou sacolas com os produtos recicláveis. As lixeiras devem ser separadas em lixos recicláveis, tóxicos e orgânicos.

Cada tipo de lixo tem um recipiente de cor diferente. Se você quer saber qual cor corresponde a cada tipo de lixo dê uma olhada AQUI .

  • Recicláveis: vidro, papel, plástico e metal.
  • Tóxicos: pilha, bateria, eletrônico e remédios.
  • Orgânico: resto de alimentos

LATAS diferentes de lixo

Separando produtos Recicláveis

Muitos produtos recicláveis como garrafa pet, latas e outros podem ser reutilizados com um pouco de criatividade e arte. Caso o descarte seja mesmo necessário, lave os produtos quando possível e dobre-os ou corte-os para diminuir o volume, e leve até um centro de reciclagem próximo de sua casa.

Veja AQUI, 12 ideias super criativas que você pode fazer com pneus velhos.

Condomínios, prédios e vilas podem fazer o pedido de caçambas para a seletiva de lixo na prefeitura ou em empresas que pagam por quilo. Alguns condomínios conseguem diminuir os gastos mensais com a coleta seletiva e pagar o décimo terceiro de funcionários.

Separando Lixo Tóxico

Com a tecnologia renovando a cada dia, é comum residências ficarem cheias de celulares inutilizados espalhados. Separe todos os eletrônicos assim como pilhas.  Deposite em comércios como mercados que possuem a caixa coletora.

Remédios podem ser descartados em farmácias, algumas possuem uma máquina coletora, é só passar o código de barra e descartar no local indicado.

Separando Produtos Orgânicos

Restos de comida podem ser usados como adubo de planta. O lixo orgânico deve ser embalado em um único saco de lixo e bem amarrado. Coloque o saco de lixo na rua somente nos dias e horário em que o caminhão de lixo for passar para evitar que os sacos sejam rasgados por animais.

Você também pode  usar esse lixo orgânico e fazer sua própria compostagem para usar nas suas plantas. Você vai ficar surpreso de como suas plantas vão agradecer esse maravilhoso adubo natural.

jogando resto de vegetais no lixo

Móveis e Eletrodomésticos

É comum que as pessoas não saibam onde descartar seus móveis e em alguns casos acabam abandonando nas calçadas.

Por isso, antes de descartar um móvel verifique se o mesmo pode ser utilizado por outra família. Existem ONGs que coletam os móveis dando para famílias carentes e o exercito brasileiro vende para arrecadar fundos aos carentes.

No caso dos móveis e os eletrodomésticos não terem mais utilidade os mesmos devem ser reciclados. A prefeitura deve ser comunicada e tem a obrigação de retirar os móveis levando-os para seu devido lugar. Também existem algumas empresas de reciclagem que retiram os móveis.

Onde Encontrar Empresas de Reciclagem?

Para encontrar um posto próximo de sua residência é só acessar Ecycle e informar o cep, e-mail e o material a ser reciclado. A solicitação do e-mail é necessária para que os postos de reciclagem entrem em contato no caso de precisarem retirar o material.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.