Remédios naturais para vertigens e tonturas com plantas medicinais

0

Remédios naturais para as vertigens e tonturas com plantas medicinais

Os remédios naturais também podem aliviar os sintomas de vertigem e náusea e melhorar o equilíbrio do ouvido interno. As ervas medicinais que contêm ingredientes homeopáticos podem ser tomadas ao primeiro sinal dos sintomas e são seguras para uso por pessoas de todas as idades.

Hoje vou falar sobre um tratamento que consistirá no uso de plantas medicinais para vertigens e tonturas. Mas para entender porque funcionam, explico brevemente porque ocorre a tontura.

Diferença entre vertigem | tonturas | Tonturas cervical

A tontura é um termo usado para descrever qualquer situação estranha relacionada ao equilíbrio corporal, podendo significar sensação de cabeça vazia ou cheia, flutuação, perda do equilíbrio, insegurança ao caminhar, medo de altura, de espaços muito amplos ou mesmo medo de aglomeração de pessoas.

A Vertigem é a sensação de que tudo ao seu redor está girando. As vezes de forma muito intensa e incontrolável.

A tontura cervical é causada por uma alteração do fluxo sanguíneo para o ouvido e área do cérebro, que são os órgãos do equilíbrio, e essa alteração do fluxo sanguíneo é produzida por um bloqueio na região suboccipital, ou seja, a região do pescoço.

O suprimento sanguíneo chega por toda a região cervical, se concentra na região do pescoço e fornece irrigação para a área do cerebelo, dentro do crânio, e na área do ouvido interno. Quando existe um obstáculo na irrigação dessas artérias, por exemplo, um bloqueio na primeira vértebra cervical, ela fica presa para um lado, é feita uma constrição dessa artéria vertebral que dificulta a irrigação.

dor cervical

O importante é que esse aumento da tensão nos músculos do pescoço e esse bloqueio da vértebra cervical, é normalmente produzido por um reflexo da vesícula biliar. Quando a vesícula biliar é alterada, causa, entre outras coisas, que os músculos do pescoço ficam tensos. Isso geralmente se deve a alguns alimentos que irritam, como chocolate ou café, embora existam outros fatores como as emoções, a tensão, o aborrecimentos ou as preocupações. Todos esses fatores da alimentação e o fator emocional alteram a vesícula biliar, e causam o enrijecimento do pescoço que acaba causando tontura e vertigem.

Existem plantas medicinais que melhoram o funcionamento da vesícula biliar, vão fazer que esse  estresse, aquela amargura, aquela tensão, não passe tão facilmente para a região da nuca.

 Ervas medicinais para Vertigem e Tontura

Cardo leiteiro, tília, flor de laranjeira, espinheiro, valeriana, cavalinha, urtiga verde.

Tratamento básico para a Vertigem de origem cervical

Misturamos essas plantas todas em partes iguais em termos de peso, exceto para o Cardo, que usaremos apenas a metade.

O recomendado é tomar  três infusões ao dia: café da manhã, almoço e jantar ( antes ou depois ), conforme sua preferência.  Sempre que for tomar a infusão, adicionar 1o gotas de extrato de Fumaria.

Esse seria o tratamento natural básico para a Vertigem de origem cervical, causada como já falamos nos casos de ansiedade ou tensão.

Plantas e extratos para diferentes tipos de tontura

1 – Se essas tonturas forem acompanhadas também de palpitações ou coração disparado, vamos adicionar a essa mistura de ervas, junto com o extrato de Fumaria, extrato de Espino Blanco, sempre 10 gotas.

Se você já teve alguma preocupação grave, pode ser há alguns meses, a tontura aparece quando você estiver mais relaxado.

2 – Nesse caso aconselho comprar Ignatia 30HC  ( medicamento homeopático) farmácia e você vai tomar 3 grânulos por dia ( de manhã, à tarde e à noite). Recomenda-se tomar meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar, colocar embaixo da língua para dissolver.


3 – Se notar uma ansiedade, pressão no peito ou  na garganta, adicionar também  10 gotas de Extrato de Maracujá  junto com os anteriores ou seja, adicionado à infusão.

4 – Se também notar um peso nos ombros como se carregasse uma mochila carregada o dia todo, é fundamental que acrescente à infusão Extrato de Urtiga Verde, 10 gotas em cada infusão.

Na verdade esse tratamento com plantas medicinais, além de analisar se você está passando por alguma tensão emocional, é importante fazer algum exercício físico para diminuir o estresse e também cuidar da alimentação.

Alimentos que colaboram com a tontura | Vertigem 

Procure eliminar, se possível, chocolate, café, laranja, tangerina, linguiça, laticínios, tudo isso ajudará a eliminar de forma surpreendente os problemas de tontura.

Terapia Manual também resolve 

Embora seja verdade que às vezes é necessário um tratamento de terapia manual, ou seja, um fisioterapeuta desbloqueia suas vértebras, principalmente a quarta vértebra dorsal, e relaxar a região do pescoço, região que permanece rígida devido ao estresse ou tensão.

A massagem terapêutica pode aliviar os sintomas de vertigem. Embora uma massagem geral seja muito benéfica, algumas pessoas sentem mais alívio quando a concentração da massagem é na cabeça.

Como e quando tomar as infusões

Tomar 3 Infusões por dia

  • Cardo Leiteiro
  • Tilia
  • Flores de laranjeira
  • Espinheiro branco
  • Valeriana
  • Rabo de cavalo
  • Urtiga verde.

Misture todas essas ervas em partes iguais. Para o Cardo Leiteiro, use apenas metade da medida que você usou com as ervas restantes.

DOSAGEM

Para fazer 1 xícara, use uma colher de sopa desta mistura de ervas para cada infusão. Três vezes ao dia antes de cada refeição ou após as refeições.

Para um litro de água, a dose é de 35 gramas de todas as ervas secas  juntas.

CHA DE ERVAS




EXTRATO DE FUMARIA:
10 gotas por dia. Adicione-os à infusão.
Se você tiver palpitações:

EXTRATO DE ESPINHO BRANCO:
10 gotas por dia. Adicione-os à infusão.

IGNATIA 30HC:
3 grânulos 3 vezes ao dia, coloque debaixo da língua e tome um pouco antes de cada refeição, café da manhã, almoço e jantar.

EXTRATO DE MARACUJÁ:
10 gotas por dia. Adicione-os à infusão junto com os outros extratos.
Tensão do ombro

EXTRATO DE URTIGA VERDE:
10 gotas por dia. Adicione-os à infusão junto com os outros extratos.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.