A melhor maneira de organizar sua geladeira

0

Manter a geladeira limpa e organizada não apenas faz você se sentir melhor, mas também pode ajudar a preservar a qualidade de sua comida e fazer com que ela dure mais. Em uma geladeira bagunçada, podemos facilmente esquecer quais produtos temos lá, e os alimentos podem ficar podres e desperdiçar. Além disso, tentar encontrar coisas em um refrigerador desordenado pode colocar sua paciência e sanidade à prova e fazer você sentir que sua geladeira é muito pequena.

Como as cozinhas profissionais organizam a geladeira

Ao organizar a geladeira, gostamos de usar cozinhas profissionais e de restaurantes como modelos, porque organizam suas geladeiras focados na segurança dos alimentos. Sua maneira de fazer isso é organizar com base na temperatura em que os alimentos precisam ser preparados.

Os alimentos que não precisam de cozimento para estar seguros para comer (como alimentos preparados ou sobras) são colocadas no topo, então todo o resto é organizado para baixo com base na temperatura em que precisa ser cozido.

Com os alimentos que precisam ser cozidos á mais alta temperatura, como frango por exemplo, deve estar na prateleira mais baixa.

Quando organizada dessa maneira, qualquer contaminação cruzada que ocorra não será um problema, pois os alimentos contaminados precisam ser cozidos a uma temperatura mais alta do que os alimentos acima dela e com isso evita  “escorrer algo sobre…

Como organizar sua própria geladeira

Então, como adotamos o modo de organização deles? Aqui está a estratégia que usa os mesmos princípios, personalizados para um refrigerador doméstico.

1. Prateleiras superiores:

Nas prateleiras superiores, como a área não é tão fria quanto a parte inferior da geladeira, guarde-a para os alimentos que não precisam de temperaturas mais frias. Os profissionais de restaurante dirão que o padrão da indústria é armazenar alimentos prontos para o consumo ou já cozidos (como sobras e tortas) na prateleira superior.

Armazená-los no alto também evita que esses itens sejam contaminados por carnes ou outros produtos escorridos, o que pode causar doenças transmitidas por alimentos.

Ex: bebidas, sobras, alimentos prontos para consumo.

2. Nas prateleiras do meio

Essa é a parte com a temperatura mais controlada da geladeira, então coloque os ovos aqui. Bebidas e alimentos pré-preparados também podem ficar na prateleira do meio, se você ficar sem espaço no topo.

Ex: ovos, frutas que não cabem nas gavetas, qualquer coisa que não encaixe na prateleira de cima.

mulher em frente geladeira cheia

3. Nas prateleiras inferiores

A parte de trás da prateleira inferior é o ponto mais frio da geladeira, então armazene produtos lácteos perecíveis aqui para mantê-los comestíveis por mais tempo. Nunca armazene alimentos com alto teor de água aqui, como certas frutas ou vegetais, porque a água dentro deles pode e irá congelar, arruinando-os efetivamente!

Ex: leite, queijo cottage, iogurte, creme de leite.

4. Porta:

Esses conteiners do lado de dentro das portas da geladeira são convenientes, mas não mantêm uma temperatura consistente; portanto, evite colocar alimentos perecíveis, como ovos ou leite.

Reserve esse espaço para condimentos, salsas, molhos para salada e outros itens com alto teor de conservantes e, portanto, é improvável que sejam afetados por temperaturas um pouco mais altas. Suco de laranja pasteurizado também pode viver na porta sem problemas. Garrafas de refrigerante e vinho também podem ficar lá.

Ex: molhos para salada, condimentos, picles, salsas, manteiga, margarina, suco de laranja pasteurizado, óleos de nozes.


5. Gavetas:

Sempre que possível, use as gavetas que muitos refrigeradores possuem para separar a carne do resto. Normalmente, os vegetais precisam de um ambiente mais úmido do que as frutas.

O outro geralmente é ideal para carnes cruas, frutos do mar e aves, não apenas porque está no fundo (e, portanto, é a parte mais fria da geladeira), mas também porque impede que os sucos da carne contaminem potencialmente outros alimentos.

Se não houver gaveta, sele as carnes em sacos ou coloque-as em sua própria caixa de plástico na prateleira inferior na parte de trás. Nunca coloque carnes por cima, pois você corre o risco de que possa pingar.

Muitos frigoríficos também têm uma daquelas gavetas compridas e magras, destinadas a queijos, delicatessen e similares porque são um pouco mais frias que o resto do aparelho.

Ex: uma gaveta para carnes e outra para veduras. Nunca misture ou combine.

10 Super Dicas do assimquefaz

1. Rotule as prateleiras e os recipientes da porta.

Isso ajudará você e sua família (que não passaram esse tempo organizando a sua comida) a manter tudo junto. Você pode descrever os rotulos de uma maneira geral ou ser mais específico. Use etiquetas de pintura negra, papel adesivo comum ou etiquetas compradas específicas para esse tipo de organização …você decide o que usar.

recipeientes grandes na geladeira

2. Colocar recipientes grandes nas prateleiras

Basta comprar grandes recipientes de plástico, rotulá-los (carnes, peixes, frutos do mar etc.) e desfrutar de uma geladeira organizada e limpa.

3. Usar clipes para alimentos ensacados

Agora você pode matar dois coelhos com uma cajadada: os clipes manterão suas sacolas de alimentos fechadas, além de aproveitar melhor um espaço que estava completamente morto da geladeira.

 

4. Usar uma bandeja de ovos para as garrafas de molhos

As prateleiras da porta da geladeira estão cheias de todos os tipo de garrafinhas de molho? Pois aí tem uma ótima, e simples solução.

bandeja de ovos sob as garrafas de molho

5. Armazenar restos de vegetais e cheiro verde em jarros de vidro

Suas saladas ficarão frescas por muito mais tempo. Além disso, esse truque fará com que sua geladeira pareça limpa e organizada.

 

6. Fazer recipientes magnéticos

Você é um ser inventivo? Se sua resposta for “sim”, essa ideia é apenas para você!

 

7. Limpar uma geladeira sem produtos sintéticos nocivos

Use esta solução de limpeza de limão e alecrim para fazer com que a geladeira pareça e cheire como nova. spray natural

8. Criar um lugar especial para os alimentos que devem ser consumidos primeiro

Diga “não” ao desperdício de alimentos! Uma caixa magica como esta, vai a colocar você em dia com os alimentos da sua geladeira.

9. Criar uma ‘zona de lanches’

Tenha ao alcance, fácil de encontrar, alguns lanches saudáveis, assim não precisar ficar procurando na geladeira.

10. Usar caixas multiuso no freezer

Seu freezer não ficará mais desarrumado com a ajuda desse truque.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.