Quais são os alimentos mais ricos em ácido fólico

0

Aqui te trago uma lista dos 10 ingredientes ou alimentos que podem fornecer mais quantidades de ácido fólico.

Você pode chamá-lo de vitamina B9, folato ou ácido fólico, o você deve saber é que é o principal responsável pela formação adequada das células e pelo crescimento dos tecidos.

Todas as mulheres que planejam uma gravidez ou estão grávidas devem conhecer esta vitamina para tentar evitar seu déficit durante a gravidez. Uma boa dieta geralmente é suficiente para atender às necessidades, mas o recurso a um suplemento pode ser o mais prático, tendo em vista as consequências negativo que pode carregar caso falte.

Uma deficiencia desta vitamina na gravidez pode ser perigoso para o desenvolvimento adequado do feto e até impedir que o parto chegue ao final.


Esta vitamina solúvel em água do grupo B está muito presente em muitos alimentos e é a que oferece a base para o nosso corpo funcionar dia após dia e sem problemas. Além disso, apesar de ser solúvel em água, a vitamina B9 ou o ácido fólico é armazenado no fígado, portanto, não é necessário ficar repondo  diariamente.

O fato de estar presente em grandes quantidades é essencial para toda a nossa rede celular, por isso nunca é demais saber quais são os alimentos que contêm mais ácido fólico e também é bom saber o que se perde no cozimento dos alimentos e quando eles estão á temperatura ambiente.

Se você não sabe quais comprar para aproveitar os benefícios desse nutriente, aqui está uma lista dos 10 alimentos mais ricos em ácido fólico. Uma lista que ajuda você a ter algumas idéias de pratos para incluir em sua dieta para torná-la mais equilibrada e saudável.

vitamina b9 gravidez

Os 10 alimentos mais ricos em ácido fólico

Fígado de vaca

As vísceras dos animais em geral são uma boa fonte de ácido fólico. Em particular, nossos amigos bovinos podem fazer muito pela nossa saúde. O fígado da vaca atinge 590 microgramas de ácido fólico por cada 100 gramas no total. É um alimento ideal para quando você tem uma grande necessidade desse nutriente e é muito bom quando prepara acebolados.

Fígado de galinha

380 microgramas por 100 gramas. Essa é a concentração de ácido fólico que contém o fígado do frango e o que o torna um dos alimentos mais adequados para quem precisa de grandes quantidades desse nutriente. Um refogado com legumes, cebola ou outras alternativas, como patê, é ideal para saborear e se beneficiar de suas virtudes.

Vegetais de folhas verdes

Existem muitos vegetais de folhas verdes, mas vamos escolher alguns nomes que se destacam acima do resto. O repolho cru, sem ir além, possui 166 microgramas de ácido fólico por 100 gramas. Se usarmos espinafre ou até mesmo as folhas do nabo, o número sobe para 194 microgramas. Uma boa salada pode lhe dar todo o folato que você precisa por dia.

Levedura de cerveja

O fermento de cerveja é a rainha do ácido fólico. Em cem gramas, encontramos 1000 microgramas da referida vitamina B9, uma concentração que não é vista em nenhum outro tipo de alimento. Sua quantidade excede consideravelmente a ingestão diária mínima, portanto, adicionar uma colher de sopa ao iogurte é uma boa opção para enriquecer, além de ser mais rico, será mais saudável.

Frutos secos

Frutos secos como amêndoas, avelãs, nozes ou amendoins são um lanche fácil e saudável, rico em ácido fólico e bom para regular o colesterol e prevenir doenças circulatórias, o amendoim é um dos frutos secos mais consumidos e mais fáceis de encontrar . Excelente para o lanche. Algo bastante bom, já que sua concentração de ácido fólico é de 145 microgramas por 100 gramas. Uma quantia bastante interessante para algo tão pequeno.

Soja

As leguminosas, em geral, são uma boa fonte de ácido fólico, dentro delas a soja é um alimento cheio de benefícios, contém todos os aminoácidos de origem vegetal e também é uma boa fonte de B9. Nesse caso, falamos de algo com um total de 240 microgramas por 100 gramas de alimento. Um bom ensopado, uma salada de tofu ou qualquer outro prato que contenha essa leguminosa tão apreciada na culinária asiática lhe dará a injeção que você precisa deste folato.

Grão de bico

É  um dos alimentos que contém mais ácido fólico no seu interior. Cem gramas de grão de bico equivale a 172 microgramas dessa vitamina, portanto também são bastante recomendados se você deseja uma boa injeção desse componente. Desfrute de uma boa caçarola ou até de uma salada de grao de bico de acompanhamento.



Feijões

Feijões de qualquer tipo podem atingir 390 microgramas / 100 gramas em termos de concentração de ácido fólico. E a melhor parte é que você pode comê-los de muitas maneiras diferentes. Você vai preparar alguns burritos ou prefere um bom ensopado reforçado? Qualquer que seja a sua escolha, você terá uma boa quantidade desse ácido fólico.

Germe de trigo

Uma massa de pizza, um bolo ou até um pão de cereais pode conter esse ingrediente ou alimento que contém tanto ácido fólico no seu interior. Não dizemos isso por acaso, o gérmen de trigo tem 520 microgramas de ácido fólico por 100 gramas, uma das  mais altas desta lista e uma que a aponta como uma das melhores.

Sementes de girassol

Ninguém diz não a esse petisco, especialmente quando você tem tudo o que eles podem pensar. As sementes de girassol têm uma concentração de 238 microgramas de ácido fólico por 100 gramas. Se você comer um pacote inteiro, terá o mínimo diário recomendado deste ácido fólico. E você ainda estará com fome!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.