Floração e Frutificação da planta de Abacaxi

0

Embora a planta de abacaxi seja atraente por si só, a maioria dos produtores querem que suas plantas floresçam e frutifiquem.

O abacaxi possui um ciclo produtivo que varia de três a quatro anos, com dois períodos de colheita: um após 22 a 24 meses, e outro, proveniente dos rebentos, de 12 a 14 meses, totalizando um ciclo que varia de 36 a 38 meses.

Quando sua planta tem 12 a 14 meses de idade e alcança 60 centímetros de altura, um broto de inflorescência começará a se formar no centro das folhas. Você não será capaz de ver a fruta em desenvolvimento até cerca de dois meses depois, quando ela o surpreender com um cone vermelho brilhante emergindo de seu centro.

broto surgindo na planta de abacaxi

Foto: Via

Depois de vinte meses aparecem as flores.

Flores azuis brilhantes abrem fileiras por fileiras, começando na parte inferior, por cerca de duas semanas . Cada flor dura apenas um dia, mas há muitas para desfrutar.

flores da planta de abacaxi

floração da planta de abacaxi – Foto: via

Quando as pétalas da última flor secam, a fruta começa a se desenvolver.

Depois de três a seis meses deste período, sua fruta começará a amadurecer. Quando a fruta estiver dourada até a metade, seu abacaxi estará pronto. Surpreendentemente, será do tamanho de uma lata de abacaxi ou um pouco maior.

Se sua planta de abacaxi tiver pelo menos 60 centímetros de altura e não tiver florescido até os vinte e quatro meses de idade, você pode “forçá-la” com algumas técnicas diferentes que induzem a planta a colocar sua energia no florescimento em vez de estar fazendo novas folhas.

Frutificação Forçada da planta de abacaxi

É melhor forçar a planta a florescer durante os meses de inverno, quando os dias são mais frios e curtos, pois é quando um abacaxi está acostumado a desenvolver as frutas.

A primeira técnica é deixar a planta sem regas, vez ou outra. Isso interfere com os hormônios da planta, causando a produção de outro hormônio, o etileno, que induz a floração.

Um segundo método de induzir o florescimento é colocar a planta em um saco com duas maçãs maduras e machucadas por duas semanas. Mova a planta para um local com sombra durante esse período e, em seguida, mova-a de volta para o local ensolarado. As maçãs maduras produzem gás etileno que induzirá a floração no abacaxi.

Um terceiro método é colocar um pequeno pedaço de carboneto de cálcio do tamanho de sua pequena unha no centro da planta e despejar um quarto de xícara de água sobre ele. Isso liberará gás acetileno que forçará sua planta a florescer.

Para melhorar suas chances de sucesso, é melhor tratar sua planta à noite, depois que o sol se põe e as temperaturas são mais frias. (O carboneto de cálcio pode ser obtido em  loja de jardinagem, farmácia .)

Dois a três meses depois, a planta deve formar uma espiga de flores no centro.

Colhendo seu abacaxi

Quando sua fruta tem cerca de seis meses de idade, cerca de quatro meses após a floração, as mudanças começam a ocorrer. A cor da casca muda de verde para ouro rico. A mudança de cor da casca ocorre primeiro no fundo da fruta e se move para cima.

Durante essa mudança, a fruta fica mais doce e a cor da carne muda de branco para amarelo. A fruta pesará de dois a quatro quilos. Quando a fruta estiver dourada até a metade, ela pode ser colhida e comida, mas se você esperar até que esteja completamente madura, valerá a pena esperar! Uma vez que a fruta se desenvolve, deve durar na planta por vários meses.

Para máxima doçura e sabor, é melhor colher a fruta quando ela estiver completamente madura. Uma vez que a fruta é colhida, não irá melhorar em qualidade (depende da variedade cultivada), um abacaxi maduro pode ser amarelo-laranja, laranja-vermelho, amarelo, vermelho, verde ou roxo.

Para colher frutas, use uma faca afiada ou uma tesoura de poda e corte uns 5cm abaixo da fruta.

fruta abacaxi no pé

Propagação

Plantas de abacaxi, como todas as bromélias, vão enfraquecendo lentamente após a floração. Antes que isso aconteça, a planta produzirá um ou mais tipos de ramos . Esses ramos é um broto. Uma nova plantinha que está nascendo.

Brotos crescem mais rapidamente enquanto são fixados na planta mãe, então é melhor deixá-los crescer por vários meses depois que a fruta é removida. Depois que esses ramos tiverem cerca de 30 centímetros de comprimento, você poderá cortá-los perto do caule e plantar em outro vaso da mesma maneira que fez com a  coroa.

Se você quiser que sua planta original produza outra fruta, deixe um ou no máximo dois brotos na planta para produzir uma segunda fruta. O excesso de brotos pode ser cortado e envasado. Continue a alimentar e regar sua planta como você fez quando foi plantada pela primeira vez.

Se a planta permanecer saudável, pode até ser possível produzir uma terceira cultura. Você também pode cultivar outra planta a partir da coroa da fruta colhida, deixando-a com várias plantas novas e livres.

veja aqui como plantar um planta de abacaxi num vaso . O passo a passo completo!

veja aqui  todos os cuidados que deve ter com sua planta de Abacaxi.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.