Cuidados Gerais da Planta de Abacaxi plantada em vaso

0

Agora que você tem sua coroa de abacaxi plantada num vaso, é hora de saber os Cuidados Gerais que você deve tomar com sua  Planta de Abacaxi plantada em vaso.

Veja aqui o passo a passo para plantar o abacaxi em vaso.

Luz e temperatura

Um abacaxi é uma planta tropical portanto geadas ou temperaturas congelantes vão matá-lo. Se você vive em um clima temperado, você deve dividir o tempo do seu abacaxi  entre sua casa e a varanda ou jardim.

Os abacaxis gostam de obter pelo menos 6 horas de luz por dia. Durante o verão, coloque sua planta em uma varanda ensolarada ou enterre o vaso em seu jardim.

Não retire a planta da casa até que todo o perigo de geada seja passado. Quando você retirar a planta da sua casa,  a principio, mantenha-a em um local semi-sombreado por vários dias para evitar queimaduras solares.

fruta de abacaxi plantada em vaso

Durante os meses frios, mantenha sua planta na casa. Traga-o no início do outono. Coloque-o perto de uma janela ou porta de vidro para o máximo de luz solar. À noite, afaste-o da janela para evitar o congelamento.

O abacaxi prefere uma temperatura de 23 – 32 graus C.  Então se a sala estiver quente o suficiente para você ficar confortável, o abacaxi estará na temperatura certa.


Você também pode cultivar sua planta dentro de casa, por exemplo, em um porão, usando tubos de luz fluorescente “Plant-Gro”. Essa luz também pode ser útil se você não obtém luz do sol suficiente na sala onde você está mantendo sua planta.Você deve manter a luz acesa entre 12 e 14 horas por dia.

Quando a planta ficar maior o suficiente para dar uma fruta, você deve reduzir a duração desta luz  para 10 a 11 horas até que a inflorescência apareça no centro da planta.

Rega e adubação

A planta de abacaxi não gosta muito de água, exigindo apenas cerca de 50 centímetros de chuva natural por ano.  Isso significa que você só precisa regar o vaso uma vez por semana diretamente na terra. Se a planta estiver do lado de fora, pulverize as folhas além de molhar o solo para que os “copos” no fundo da planta sejam enchidos.

Também é importante que a terra nunca seque completamente. Então, novamente, nunca deve deixar um  solo encharcado. Durante a época de crescimento, irá precisar de mais água do que nos meses de inverno.

Fertilizar com cuidado e apenas cerca de uma vez a cada mês durante a estação de crescimento. Se usar um alimento vegetal sólido, espalhe-o na superfície do solo e regue em seguida com água para que infiltre na terra. Você mesmo pode fazer em casa um excelente fertilizante .


Veja aqui o passo a passo ( vídeo ) de como fazer esse fertilizante.  Ou caso não queira fazer, pode comprar esse fertilizante em floriculturas e siga as instruções do fabricante.

Um fertilizante líquido (spray foliar) também pode ser usado. Despeje a solução na base das folhas e na superfície do solo. Tome especial cuidado para não derramar a solução no centro da planta, pois as folhas jovens podem ser feridas.

abacaxi plantado em vaso

Pragas e doenças

Como plantas de casa, seu abacaxi estará sujeito a um mínimo de pragas e doenças se receber o devido cuidado.

As pragas mais propensas a atacar a sua planta são insetos, cochinilhas e ácaros. Todos podem ser removidos lavando as folhas com água e sabão, enxaguando com água limpa. Ou pulverize com um inseticida. Certifique-se de seguir as instruções no rótulo ao usar inseticidas.

A única doença que você provavelmente encontraria seria a podridão  causada por fungos. Na podridão, as folhas centrais ficam pretas e são facilmente retiradas da planta.

folhas de abacaxi podres

Quando a podridão ocorre, a planta pode às vezes ser salva colocando um fungicida bem no centro da planta. Se isso interromper a infecção, uma haste nova tiro começará a crescer na lateral.

Esta nova haste se tornará sua planta que eventualmente florescerá e formará uma fruta. Ou você pode remover esta haste e começar uma nova planta em outro vaso.

Veja aqui como lidar com a floração e frutificação da sua planta de abacaxi plantada em vaso 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.