Cozinhar em Panela de Barro pode ser 10 vezes Melhor que qualquer outra

0

Você sabia que o único recipiente para cozinhar que protege todos os micronutrientes da sua comida, mesmo depois de ser cozido por longas horas, é o humilde pote de barro?

 Uma experiencia realizada em um laboratório do governo na Índia, revelou que a lentilha cozida em uma panela de barro sobreviveu a uma viagem de trem de 36 horas sem ar condicionado em um dia quente sem estragar e com 100% dos micronutrientes intactos.

Você sabe que muitos de nós temos este tipo de peças de cozinha de barro somente para enfeitar a casa e muitos não gostam de cozinhar nestas panelas  de barro porque a comida cozinha mais devagar que o normal. 

E Isso é verdade...

Mas também é verdade que a comida que foi cozida  lentamente é de longe, muito mais saudável e saborosa. 

panela de barro com moqueca

Veja abaixo os benefícios de cozinhar em panelas de barro sem esmaltar. 

Benefícios da panela de barro 

1.Panelas de barro  são alcalinas por natureza

A argila é de natureza alcalina e interage com a acidez dos alimentos, neutralizando e equilibrando o pH e tornando os alimentos mais saudáveis e muito mais saborosos. 

Acredita-se que esse tipo de panela de barro, fornece os minerais necessários, incluindo cálcio, magnésio, ferro, fósforo e enxofre, que beneficiam nossa saúde.

2. Alimentos cozidos em panelas de barro é o melhor para você!

As propriedades  de um aquecimento suave e lento de uma panela de barro  desempenham um papel importante na preservação dos nutrientes que possui qualquer alimento. 

Uma experiência elaborada em um laboratório na Índia descobriu que as lentilhas cozidas em uma panela de barro que não esteja esmaltada, conservam 100% de seus micronutrientes, enquanto os alimentos que eram cozidos em uma panela de ferro ou aço inoxidável retinham apenas 30%.

2 panelas de barro com tampa

3.  Panelas de barro são seguras e completamente  Não Tóxicas. 

A razão mais convincente para começar a cozinhar em panelas  de barro não esmaltadas, vem de uma única coisa que ele não faz – que é liberar metais pesados e prejudiciais em sua comida.

Claro, você pode estár pensando – mas e o chumbo em panelas de barro?

Se a panela não é esmaltada, é quase impossível ter chumbo nela,  por isso é muito importante escolher panelas que tenha um selo de certificação de qualidade. 

4. Menor uso de óleos e gorduras 

Devido à sua resistência ao calor e cozimento lento, a comida retém todos os seus óleos e umidade; portanto, você não precisaria de óleo extra ou gordura para fornecer umidade à sua comida.

moqueca numa panela de barro

5. Melhor para o Planeta

Além de ser bom para você e sua comida, panelas de barro não esmaltadas são amigas do meio ambiente e por isso muito melhor para nosso planeta.

O barro vem diretamente da terra e se decompõem completamente quando você descarta voltando a ser o que era antes … simplesmente barro.  Ao contrário de panelas de teflon e panelas de aço que ocupam espaços em  lixões ou aterros  

6. Panelas de barro mantêm longe as bactérias 

Os cozinheiros do sul da Índia juram que as  panelas de barro não esmaltadas  são o segredo de seu delicioso curry de peixe.

 Eles alegam que o peixe  cozido ao curry feitos em panelas de barro pode ficar intocado à temperatura ambiente, às vezes por até dois dias……será possível que panelas de barro ajuda a preservar os alimentos?

 O primeiro vestígio desta afirmação vem através do trabalho do cientista e medico alemão do século 19 Julius Stump.  Ele usava a argila como desinfetante de ferimentos e a cura para infecções bacterianas como a cólera, e popularizou a ideia de que a argila é inóspita ao crescimento de certos tipos de bactérias.

Vendo essas várias qualidades e benefícios da panela de barro sem esmaltar, acho que vale muito a pena trocar toda a bateria da nossa casa… E você??  tem panelas de barro na sua casa??


Veja o vídeo deste artigo abaixo


   

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.