Como Fazer uma Tábua de Cortar – DIY

0

Tábua de cortar é um excelente projeto porque é muito fácil e rápido de fazer. É uma ótima maneira de usar restos de madeira.

Existem 2 tipos de tábuas de cortar.  As de uma peça só de madeira dura e outras que devemos juntar vários pedaços de madeira, colar e aplainar todas as peças juntas e isso leva bastante tempo.

A solução simples é : encontre um belo pedaço de madeira sólida que você pode transformar em uma tábua de corte.

Usando um pedaço sólido de nogueira, carvalho ou a madeira de sua escolha, será mais barato, menos demorado e mais fácil de fazer. Fazer uma tábua simples pode ser feita em uma tarde com o mínimo de acabamento necessário.

Hoje, mostrarei a você como construir uma tábua de cortar simples que espero que se sinta confiante o suficiente para tentar fazer a sua primeira.

Você vai precisar

  • Madeira dura da sua escolha ( aqui vai ser usado a nogueira oriental )
  • serra elétrica ou serrote
  • Lixadeira elétrica ou lixa de mão
  • óleo de linhaça ( ou outro )

Assim que faz

Passo 1 – Seleccione a madera dura

pedaço de madeira

Foto: via

Você deve escolher uma madeira com a “fibra” fechada e poros menores, o que permite menos absorção e bactérias que penetre dentro da madeira.

As madeiras macias devem ser evitadas. A não ser que você queira uma Tábua de corte por um período de vida bastante curto ou quase descartável.

Neste tutorial foi escolhido a  nogueira porque é uma madeira dura e se encaixa na categoria de madeiras aceitáveis para uma tábua de corte.

Carvalho, cereja e teca são outras opções populares. Vá ao depósito de madeira local e procurei uma peça com muita variação tanto na cor quanto no grão.

Passo 2 –  Escolha o modelo

3 tipos diferentes de tábua de cortar

Foto: via

Existem vários modelos diferentes que você pode fazer sua tábua de corte e escolher um deles é uma opção e preferência pessoal.

Passo 3 –  Cortar no tamanho desejado

pedaço de madeira cortado

Foto: via

O melhor é escolher o tamanho da tábua de corte de acordo com a largura da tábua virgem e assim não precisa de reduzi-la ao tamanho e com isso polpa tempo.  Neste exemplo a tábua virgem tinha um lado natural  que achei interessante e preservei para dar um toque de beleza artesanal .

Passo 4 –  Desenhe o modelo desejado

madeira com desenho

Foto: via

É muito mais fácil visualizar e fazer seus cortes se você desenhar diretamente na madeira.

Não se preocupe com as marcas de lápis na madeira porque, com certeza, você vai lixar bastante depois.

Esse modelo, possui uma pequena alça na tábua de corte, de modo que  o único que se necessita é desenhar essa alça e cortar.

Você deve marcar o centro e depois pode desenhar a alça “a olho” . O objetivo é ter uma tábua de corte única, que realmente pareça que foi feita a mão e não uma toda reta igual as comprada em lojas, então se a alça não ficar perfeitamente simétrica isso não será nenhum problema.

Passo 5 –  Cortar o design

Foto: via

Use a serra de mesa para cortar a largura da alça no tamanho apropriado.

Em seguida use a serra tico-tico para moldar a alça.

Finalmente, limpe o corte da alça com um torno, ou caso você não tenha acesso a uma serra como essa, pode usar um serrote tipo japonês.

Passo 6 – Lixar, lixar e lixar

Neste ponto, sua tábua de corte está totalmente moldada e está pronta para ser lixada.

Comece com uma lixa de grão 100 para retirar todos os pontos mais ásperos e depois passe para uma de  grão 120. O melhor é usar uma lixadeira para um acabamento um pouco mais suave.

O objetivo deste projeto é para ser simples e rápido portanto o que queremos é deixar a tábua com um toque de que realmente é uma obra artesanal e nada de “perfeitamente simétrica” .

Para  Finalizar, lixar manualmente com uma lixa de 400 grãos.

Passo 7 – Limpar a tábua

tabla de cortar com pano molhado

Foto: via

Agora é hora de retirar todo o pó da serra da tábua com um pano molhado.  Além desta retirada do pó, passar o pano molhado vai fazer levantar as fibras da madeira e você  terá que lixar novamente.

Limpe a tábua inteira com um pano úmido, deixe secar e depois lixe novamente manualmente com uma lixa de granulação 400 manual (ou qualquer grão acima de 220 irá funcionar).

Em seguida, use um pano seco ou compressor de ar para limpar completamente toda a serragem. Isso  vai deixar  sua tábua de cortar  bem suave completamente pronto para finalizar.



Passo 8 –  Aplique o acabamento na tábua de corte

tabla com óleo sobre

Foto: via

Em peças de madeira, usadas para manipular alimentos, devemos evitar produtos sintéticos como o verniz, pituras com poliuratanos, seladoras, nitroceluloses, goma-laca e etc. Estes produtos somente darão aspecto bonito, mas do ponto de vista de manipulação de alimentos, não é uma boa prática, pois podem contaminar os alimentos.

Usar óleos de cozinha comuns também não é recomendado. Além da maioria deles não polimerizar (não formar uma camada homogênea) são óleos que oxidam (ficam rançosos) muito rápido o que pode deixar gosto nos ingredientes manipulados sobre a tábua uma excessão é o óleo de oliva ( azeite extra virgem)

Se a impermebialização é para uma TÁBUA DE CORTAR, o melhor sempre é usar alguma coisa natural (e não tôxica ) é os mais indicado são:

  • óleo mineral – É o mais usado mas deve escolher o que é apto para alimentos.
  • cera de abelha  
  • cera de carnaúba
  • Óleo de Ricino ( mamona)
  • óleo de linhaça
  • óleo de coco extra virgem 
  • óleo de Nozes

Aqui vamos usar o  óleo de nozes para finalizar a TÁBUA DE CORTE.

Veja AQUI, os melhores óleos que você pode usar e os que você deve evitar.

Aplique uma porção generosa do óleo  com um pano macio. Recomenda-se deixar o óleo encharcar e secar por aproximadamente 24 horas à temperatura ambiente. Aplique 4-5 camadas do óleo em toda a Tábua.

tábua de corte com oleo de nozes

Foto: via

Tábua pronta para ser usada

Veja AQUI  como hidratar  e manter por muitos anos sua tábua de corte de uma maneira adequada

Veja AQUI  como fazer uma “MANTEIGA PARA MADEIRA” . A melhor hidratação que você pode aplicar na sua tábua de corte  

tábua de cortar impregnada de óleo

Foto : via

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.