Como lubrificar e manter as tábuas de madeira da cozinha

0

As Tábuas de madeira que usamos para cortar as carnes e verduras necessitam de uma certo manutenção de vez em quando e claro que todos os outros utensílios de madeira que você usa na cozinha como colheres de pau ou tigelas  também.

Aprenda a cuidar dos seus utensílios de madeira gastando apenas 5 minutos por mes!

Embora a faca de um bom chef seja frequentemente a primeira resposta quando se pergunta às pessoas que citem o utensílio de cozinha favorito, a verdade é que uma boa faca não é nada sem uma boa tábua para usá-la.

Claro, essas tábuas e os demais itens de madeira precisam de algum cuidado especial de vez em quando. É necessário lubrificá-las regularmente para que não se deformem, e também para evitar o surgimento de rachaduras na madeira.


Assim que faz

Primeiro: madeira ou plástico? Uma escolha pessoal

Eu uso tábuas de madeira para a maioria da minha preparação de cozinha, que é centrada em frutas e vegetais. Eu aprecio a madeira porque é a melhor escolha para manter uma faca e eu gosto muito da sua aparência. Na minha opinião, a maioria das tábuas de plástico são bem feias, e elas ficam ainda piores com o passar do tempo, à medida que vão manchando devido ao uso.

Eventualmente, as tábuas de plástico precisam ser descartadas, enquanto as tábuas de madeira podem ser utilizadas por um período bem longo, sem perder sua qualidade e sua beleza. Elas só ficam mais bonitas com o tempo, especialmente se bem cuidadas. Além disto eu sempre sirvo comida na minha tábua quando quero uma refeição com um visual mais caseiro e rústico.

Como disse essas ferramentas necessitam  de  alguma manutenção, mas não é nada muito complicado.  Eu uso uma mistura de óleo mineral e cera de abelha para manter as minhas tábuas ( veja  AQUI como se faz essa mistura ) e eu amo o cheiro de mel que sobe quando eu utilizo essa receita.

E quanto a segurança alimentar?

 Tem havido muitas perguntas sobre o assunto, se as tábuas de corte de plástico são mais seguras contra a contaminação do que a madeira. A maioria dos testes provam que a madeira pode realmente ser mais segura. Aqui está um estudo da Universidade da Califórniasobre a comparação de contaminação bacteriana em tábuas de corte de madeira e plástico.

colheres de pau

Foto: Via

Como manter e com que frequência

Tábuas de corte de madeira precisam ser mantidas limpas e a manutenção diária é geralmente uma boa lavagem com água quente e sabão após o uso. Não encharque suas tábuas ou qualquer outro utensílio de madeira na água, ou elas podem se deformar.

Algumas pessoas usam uma solução bem diluída de água sanitária ou peróxido de hidrogênio ( água oxigenada) para limpar suas tábuas depois de terem sido usadas para cortar carne crua como precaução contra a contaminação bacteriana.

Dependendo da freqüência com que você usa suas tábuas e outros utensílios de madeira, você também deve aplicar uma lubrificação para ajudar a manter a superfície e evitar que ressequem.Na minha casa, isso acontece uma vez por mês, mas eu conheço algumas pessoas que fazem isso uma ou duas vezes por ano, enquanto outras fazem isso toda semana. Depende da sua boa vontade!



Lubrificação com manteiga de madeira

O óleo que você usa para suas tábuas de madeira e utensílios deve ser de qualidade alimentar e não ser rançoso. O óleo mineral é uma opção barata e popular, e você pode facilmente encontrar garrafas na maioria das lojas de suprimentos de cozinha ou farmácias.

Pessoalmente, gosto de usar uma mistura caseira de cera de abelha e óleo mineral, como este (Veja  AQUI  como fazer essa manteiga ) Há também cremes e óleos de tábua de corte de marca disponíveis em lojas de suprimentos de cozinha.

Antes de começar, certifique-se de que suas placas estejam bem limpas. Eu gosto de dar uma esfregada na peça com limão e sal, antes de começar a lubrificação. As tábuas também devem estar secas antes do procedimento.

As tábuas devem ficar com o óleo o maior tempo possível. Passe sempre o óleo à noite antes de dormir e depois faça  uma limpeza rápida na manhã seguinte para retirar o excesso do produto.

pote de mistura de óleo para madeira

Foto: via

Como lubrificar e manter uma tábua de madeira e utensílios de madeira

 Você vai precisar 

  • Tábua de cortar, colheres  de pau e outros utensílios de madeira.
  • Pano limpo, macio ou toalha de papel.
  • Óleo mineral ou outro óleo de qualidade alimentar ou mistura favorita.

Instruções

Limpe a madeira:

Deixe o item que será lubrificado o mais limpo possível, e completamente seco. Eu gosto de usar meio limão e sal grosso para limpar a peça, depois é só lavar e deixar secar bem.

esfregando tábua de carne

Foto: via

Aplique o óleo:

Usando um pano limpo e macio ou toalha de papel, aplique o óleo em uma camada uniforme sobre a madeira.

Deixe-o impregnar :

Deixe os utensílios de molho no óleo, durante a noite, se possível, ou por pelo menos algumas horas.

Remova o excesso:

Usando um pano seco ou limpo ou toalha de papel, limpe o óleo restante para que a placa não fique úmida ou pegajosa.

Veja AQUI  as várias opções de óleos e ceras que você pode usar e não pode usar para hidratar seus utensílios de madeira

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.