Cactos Rabo de Macaco – Tudo o que você precisa saber

0

Cactos Rabo de macaco – Tudo o que você precisa saber

Se você gosta de plantas suculentas ou plantas de cactos em geral, então este artigo definitivamente fará você viajar em sua fantasia. Suculentas são uma classe de plantas caracteristicamente conhecidas por terem folhas e galhos espessos cheios de água e muito conhecido  por sua resistência por sobreviver às duras condições climáticas.

A maioria das pessoas prefere ter plantas dentro de casa que necessitam de poucos cuidados para sobreviver. Especialmente se você tem uma agenda ocupada e muito pouco tempo disponível.

Conhecido pelo seu nome científico:  Hildewintera Colademononis,  o Rabo de Macaco pertence à família dos cactus. Sua origem vem do interior Boliviano em Santa Cruz. Seu habitat natural é mais comumente encontrado pendurados ou entre as rochas íngremes penduradas acima de uma selva abaixo.

Características do cacto da cauda de macaco

Esta planta provavelmente deve seu nome ás suas hastes, que tomam a forma e aparência da cauda de um macaco. Algumas pessoas podem argumentar que existem espécies de ratos que se parecem, portanto também conhecidas como o Cacto da Cauda de Rato. As hastes são amarelas esverdeadas e sobre elas salientes as espinhas brancas macias como o cabelo que cobrem todo o caule. À vista, pode parecer que eles são seguros para tocar, mas cuidado!! Não se enganem.

Uma única planta pode ter de três a cinco hastes, que se ramificam na parte inferior. A planta cresce ereta por alguns metros e, em seguida, as hastes se tornam penduradas e caem. Elas produzem flores vistosas e vermelhas que são particularmente muito decorativas. Eles florescem por alguns dias e depois se transformam em frutas com uma vida útil curta.

flor cacto rabo de macaco

Além de seu habitat natural, o Cacto de Cauda de Macaco também parece adequado como uma planta caseira. Plantando-os em vasos pendurados, eles ficam muito bonito devido a queda de suas hastas.

As melhores condições de crescimento para cactos Cauda de Macaco

As sementes do cactos Cauda de Macaco são pretas e muito fáceis de germinar se tem as condições certas oferecidas, claro.

O solo tem que ser leve, bem aerado e drenar rapidamente. O que significa que solos arenosos e argilosos são ideais para o crescimento. As misturas de terra para bonsai  é uma das melhores misturas de solo no mercado. Ele não precisa ser misturado com nenhum outro solo, ajuda a combater a podridão da raiz, perfeitamente equilibrado pH e é livre de patógenos (ou seja, não vai matar suas plantas).


A irrigação desta planta deve ser feita exclusivamente durante as estações de verão e primavera e somente quando o solo estiver seco. Quanto mais quente o ar, mais frequente a irrigação. Caso contrário, o excesso de rega pode causar caules e raízes podres. Durante a estação fria no inverno, a irrigaçao para, pois esse exceso de umidade vai matar a planta.

Cacto de Rabo de macaco é uma das poucas espécies de cactos que pode sobreviver a temperaturas mais baixas do que o ponto de congelamento. Ele permanece numa fase adormecido. Torna-se ativo e cresce mais rápido para produzir flores na primavera e no verão. Ele funciona bem em ambientes com sombra ou luz solar direta.

Te interessa saber sobre o cactos Rabo de Burro …. uma planta muito linda e interessante.

estaca de cacto rabo de macaco

Técnicas de Propagação Perfeitas para o Cacto da Cauda de Macaco

No habitat natural, a natureza tem uma maneira de cuidar de si mesma, mas se você decidir ter essa planta como parte do seu jardim, então algumas regras devem ser seguidas. Caso contrário, as plantas não vão se sair bem.

Como se mencionó anteriormente, las semillas de un Cactus de Cola de Mono Suave son muy fáciles de germinar, pero los esquejes también se pueden utilizar en la reproducción. Los esquejes son más productivos durante las estaciones de primavera y verano donde el crecimiento es más vigoroso.

Como foi falado anteriormente, as sementes do cactos Rabo de Macaco são muito fáceis de germinar mas as estacas também podem ser usadas na multiplicação da planta. As estacas são mais produtivas durante as estações da primavera e verão, onde o crescimento é mais vigoroso.

Durante o período de atividade e crescimento, no verão, use um  fertilizante de baixo nitrogênio deve ser aplicado adequadamente incorporado ao solo ao redor da planta. A melhor aplicação é diluir o fertilizante com água e administrá-lo como líquido. Apenas uma aplicação é suficiente para um ano de fornecimento.

Como controlar pragas no cacto Cauda de Macaco

Este tipo de cacto é particularmente propenso à infestação de pragas. Ácaros, pulgão e cochonilha são as pragas mais comuns. A maioria delas são bastantes chatas mas é fácil de controlar.

Para a cochonilha, pulverize sua planta com uma mangueira de água pressurizada para lavá-los. Uma simples ducha sobre o cacto infestado vai fazer estes insetos desaparecerem. Outra maneira simples de remover insetos é esfregar com álcool, isopropílico, com um cotonete de algodão macio.  Após passar o álcool, remova este com água antes de devolver a planta ao seu lugar.



Os ácaros são de longe as pragas mais irritantes quando se trata de cactos. Isso ocorre porque não é possível notar a presença deles até que danifiquem a planta. O controle deles não é tão fácil quanto as cochonilhas e requer um olhar atento. Portanto, dedica-se a monitorar a planta com cuidado e, se você notar manchas marrons, sua planta está infectada por esses insetos. Irrigação adequada e cuidados constantes para evitar excesso de umidade afastará essas pragas.

Os pulgões, por outro lado, exigem medidas práticas de controle. Essas pragas geralmente são mantidas na superfície das folhas e se escondem sob uma concha impermeável. Ou seja, eliminá-los não será tão eficaz quanto você pensa. Por isso, é aconselhável esfregar com álcool nas folhas afetadas e remover . Você também tem que prestar muita atenção em ver a infestação antes que seja tarde demais. No caso dos Cactos rabo-de-macaco, o uso de uma escova de dentes macia submersa em álcool será de grande efeito. Porque se você usar um cotonete de algodão, a maioria vai ficar preso nos espinhos

Transplantando o cacto de cauda de macaco

O transplante de Cactos Rabo de Macaco é aconselhado a fazer isso uma vez por ano. Isso porque cresce vigorosamente e em um ritmo rápido. O ideal é fazê-lo depois que a estação de crescimento e floração foi concluída. Se a planta estiver totalmente amadurecida, certifique-se de usar um vaso maior com uma nova mistura de solo. A nova mistura de solo deve conter fertilizantes e deve ser bem aerada, pois os novos cortes precisam de muitos nutrientes para florescer.

A manutenção e o cuidado da Cauda de Macaco é muito fácil, você só precisa de um pouco de dedicação. Esta planta de aparência única dará ao seu entorno uma vista muito bonita para contemplar.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.