Caixa de compostagem feita com lixeira velha – Fácil e barato

0

Se você quer começar a fazer compostagem mas não quer investir muito dinheiro, ou nada de dinheiro, esse DIY  é para você.

Lixeiras de plástico custam barato, tem de todos os tamanhos desejados e será completamente grátis se você tiver uma  lixeira velha de que não precise mais.

Não só é barato mas leva menos de 30 minutos para montar. Esta composteira é muito fácil de fazer e pode ter certeza que é uma das mais eficientes para pessoas que tem poucas plantas e árvores para alimentar.

Uma lata de lixo seria a caixa de compostagem DIY de baixo custo perfeita! Tem uma tampa, você pode fazer furos, e as crianças podem se divertir facilmente no quintal.

Essa ideia e  passo a passo de como fazer essa composteira com uma lixeira velha é do Toni Anderson  do site  the happy house wife 

Veja aqui 13 ideias  de diferentes tipos de composteiras de diferentes tamanhos.

Você vai precisar

  • 1 lata de lixo com tampa
  • 1 furadeira com broca
  • 2 cordas elásticas
  • crianças que gostam de se divertir  no quintal (opcional)
lixeira e furadeira

foto : via

Assim que faz

Toni  recomenda usar uma lata de lixo menor (120 litros) para que seja fácil de rolar pelo quintal, uma vez que é preenchido com composto.

Usando a furadeira com a broca, faça furos na lata de lixo.

Toni perfurou 4 ou 5 furos em cada “lado” e no fundo do recipiente. (cilindros não têm lados, mas espero que você entenda o que quero dizer)

o ideal é fazer de  10 a 15 buracos de cada lado. Quanto mais ar entrar dentro do recipiente melhor para dar mais atração ao composto.

Nesta etapa de fazer os furos, uma outra pessoa segurando a lixeira firmemente é de grande ajuda.

Você deve fazer uns buracos grandes o suficiente para deixar o ar entrar, mas pequeno o suficiente para manter o composto dentro da  lixeira quando você tiver que rolar para misturar o composto e não ficar vazando pelo jardim a fora.

segurando e furando lixeira com furadeira

Na foto abaixo mostra poucos furos e estão pequenos. Você deve fazer o dobro de buracos  e que sejam maiores quando tiver terminado. Quanto mais buracos, melhor.

buracos na lixeira

foto : via

Em seguida, faça vários furos na tampa.

furadeira fura tampa de lixeira

foto: via

Depois de terminar de fazer os furos, preencha o compartimento de compostagem cerca de 1/3 cheio com restos de grama e folhas. Em seguida, pulverize-os com um pouco de água para que fiquem úmidos.

Você pode adicionar os restos de cozinha, mas cuidado que não é todos os restos de cozinha que você pode colocar na pilha de compostagem. Aqui está uma lista de coisas que você pode adicionar a sua composteira.

comportando resto de cozinha e folhas secas

foto: via

Mantenha a tampa  sempre muito bem fechada e bem segura na lixeira.  Aqui foram usadas cordas elásticas.

lixeira tampada com elastico

A cada poucos dias,  você deve rolar a lixeira pelo quintal para misturar todo o conteúdo e fazer que o ar circule no interior. Coloque sua  lixeira em um local com sol mas que tenha sombra também. Sol direto faz secar muito rápido o composto e você terá que molhar mais vezes.

rolando lixeira

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.