Como acabar com as formigas dentro de casa

4

Por mais que você tome cuidado, limpe sempre sua casa,

e principalmente, sua cozinha, mais dia menos dia você vai dar de cara com aquela fila indiana, atravessando toda sua cozinha, que você não sabe onde começa, e muito menos aonde termina. Sim, estou falando das formigas, aquele serzinho que adora açúcar, carne ou coisas gordurosas e tem força pra carregar até o Pato Donald.

As formigas são uma das pragas urbanas mais comuns em todo o mundo, especialmente durante o verão ou o inverno, estações do ano em que, devido ao calor ou ao frio, procuram encontrar refúgio dentro das casas. Elas atacam principalmente a cozinha, onde procuram por alimentos, movimentando-se em sua maior parte no período da noite. No entanto, uma praga é facilmente identificada.

Apesar de serem quase inofensivas, as formigas não devem ser ignoradas já que carregam consigo fungos e bactérias que, ao entrarem em contato com os alimentos, podem contaminá-los e transmitir doenças.

formigas comendo barata

No entanto……..as formigas não são tão ruim como parece. Em muitos pontos a formiga é muito boa para nós e para o meio ambiente  e alguns destes pontos é que comem as larvas da pulga, aranhas, percevejos, moscas, traças e traças de roupa. A partir deste ponto de vista o objetivo ideal é controlar e impedir que elas cheguem a sua comida e não eliminá-las.

Fique alerta ao primeiro sinal de formigas na sua cozinha.

Estas primeiras formigas que aparecem sozinhas, são as formigas exploradoras que ficam procurando  sinais de comida e se encontram, voltam ao ninho para informar a todas suas companheras que sua cozinha esta repleta de sortimentos.

Portanto, mãos a obra e ao ataque contra estas invasoras. Aqui juntamos algumas maneiras  ecológicas de afastar ou eliminar as formigas de dentro da nossa casa

Assim que Faz

1 – Tampar os orifícios   

Se você quiser evitar que elas entram na sua casa, você deve vedar todas as áreas de entrada. Use silicone, massa de vidraceiro, cola ou gesso e tampe todos os orifícios.

Pode também usar métodos temporários que é a vaselina ou o grude ( massa de farinha de trigo e água ) mas isso só até você comprar o produto permanente porque vai deteriorar e abrir o orifício novamente.

bico de silicone tampando fisura na parede

2 – Spray de água e sabão.

Essa mistura além de matar as formiga que foram atingidas, vai eliminar o rastro que elas deixaram, evitando que mais formigas sigam a trilha.

Colocar  100 ml de sabão líquido em um frasco spray de 500 ml e encher de água.  Se quiser uma mistura mais potente, adicionar uma casca de laranja ou limão ou umas gotas de óleo essencial de hortelã.

Quando você ver as formigas é só pulverizar nelas e pronto!!

spray agua e sabão

3 – Colocar barreras defensivas

Você pode fazer uma barreira com alguns produtos naturais, que já existe na sua casa que vão manter  as formigas afastada por completo.  Estas barreiras não precisam ser muito grossas, uns 6 mm é suficiente, mas essa barreira não deve haver nenhuma entrada como um círculo.

Exemplos de produtos para fazer essa barreira:

pote ração de gato com proteção

barrera feita com marca de giz

Para fazer essa proteção você pode substituir o giz por :

  • Cravo da índia
  • Canela
  • Giz, Cal (caulim) em pó ou talco
  • Cúrcuma
  • pimenta em pó

4 – Usando cheiros

As formigas não gostam de alguns cheiros como a poejo, salva, hortelã ou menta. Eles podem ser usados fresco ou em forma de óleo para confundir  as formigas nas filas que elas fazem para chegar aos alimentos.

Estas fragrâncias também são ótimas para perfumar o ambiente da casa.

Dicas:

  1. folha de louro dentro do açucareiro

    folha de louro dentro do açucareiro para repelir as formigas

    Picar a folha de salva, poejo ou hortelã em pedacinhos ou plantar na entrada da área que você quer proteger. A menta faz o mesmo efeito.

  2. Colocar óleo de lavanda ou plantar lavanda na entrada do local.
  3. Coloque uma folha de louro para manter as formigas longe do alimento.

Ex: coloque uma folha de louro no pote de açúcar , no pote de farinha etc.

 

Veja AQUI como fazer iscas para formigas

Gostou? Compartilhe!

4 Comentários

  1. Avatar

    Gente eu sou fabiano Luiz e gosto muito de formigas não sou a favor dos que a extermina pois existem formas saudáveis de se evitar estas visitas que pra muitos são indesejadas parabéns pra os idealizadores deste sai te. ..

  2. Avatar

    Que legal Thiago. Nunca havia pensado sobre o ponto de vista da maldade. Você inspirou uma pessoa aqui. Obrigada pelos esclarecimentos. Abraço

  3. Avatar

    Obrigado Thiago pelos seus comentários em mirmecogia. Agora sei que existe veneno em gel e vou colocá-lo em todos os lugares que eu encontrar, mesmo fora de casa. Vou tentar acabar com todos os ninhos, formigas de luz e formigas rainhas. Vou tentar acabar com este inseto, fazendo-os apenas objeto de estudo paleontológico. Um abraço

  4. Avatar

    Parabéns ao site que exemplifica muito bem tudo relacionado as formigas e seus costumes.

    Eu estudo mirmecologia e posso dizer que tecnicamente todas as informações aqui estão corretas.
    Como criador antigo de formigários, posso ainda contribuir com alguns pequenos detalhes mas de grande valia.
    Muita gente nao sabe mas esses “bichinhos de luz” nada mais sao do que futuras rainhas aladas, que na época da revoada em busca de novos lugares para fundar novas colonias.
    Existem formigas próprias nas colonias, que crescerão para serem aladas.. (tipo cupim).. e quando chega a época de reprodução (Revoada), elas voam e se acasalam no ar..
    Assim que forem fecundadas, elas terão pouco tempo para achar um lugar quente e umido para começar a nova colônia.. Dai muitas procuram lampadas como fonte de calor..
    Acontece que se um “bichinho de luz” desses ja fecundados, cairem dentro da sua casa, de certo eles irao procurar um cantinho para colocarem os ovos..
    Voce sabe que o “bichinho de luz” está fecundado quando ele “perde” as asas..
    Dessa forma, se voce quiser iniciar uma colonia, basta pegar um bichinho de luz e guardar em algum lugar umido e quente… em algumas semanas os primeiros ovos estarao nascendo..
    É muito interessante acompanhar uma colonia em casa, pois consegue ver o inicio de toda uma hierarquia e seu funcionamento.. COnsegue identificar as operarias das guerreiras.. E uma colonia sadia pode conter centenas delas..
    Bom, ao contrario tambem do que muita gente pensa, as formigas nao comem as folhas e insetos , açucar etc que acham pelo caminho… elas apenas transportam tudo ate o ninho, onde somente a rainha podera processar tudo isso com a criação de fungos… Esses fungos é que sao os alimentos das formigas.
    Dito isso, e pra finalizar, o controle e exterminio desses bichinhos que particularmente admiro muito, depende exclusivamente da rainha.. se a rainha morre, nao consegue mais processar os fungos e toda a colonia morre depois..
    É exatamente ai que agem os venenos encontrados no mercado.(o que eu acho uma maldade)
    Com apenas uma gota em gel colocada numa trilha de formiga por exemplo, voce pode acabar com toda uma colonia de meses…!
    Eu sei que sao consideradas uma praga pra algumas pessoas, mas esses animais sao perfeitos pro ecossistema.. limpam as sujeiras e cavam o solo com galerias abrindo drenos para o desenvolvimento das raizes das plantas..
    Agora pensar que pingando uma gota desse produto, algumas irao beber e levar pra rainha que morrerá no mesmo dia, é uma maldade muito grande que deveriamos combater.
    Por isso gostei muito desse site que ajuda a esclarecer o porque as formigas vem pra sua casa e como voce deve evitar…
    Se achar um bichim de luz na sua casa ja meio sem asas, jogue-o pela janela e deixe-o procurar outro lugar melhor.. Nao matem!
    E nunca se esqueçam de que a formiga é um bicho inteligente e nunca irá cortar alimentos perto de seu proprio ninho.. Elas andam bastante longe nas estacoes quentes, guardando os mais proximos so para o inverno (caso preciso).. Assim sendo, se tiver um formigueiro no quintal, o vizinho é que deve se preocupar.. A nao ser que voces tenham plantas que elas adorem.. Dai nao tem jeito mesmo..rssr
    Obrigado a todos pelo espaço e pensem nisso.. Se voce ver uma trilha de formiga em sua casa.. siga ate onde estao indo para limpar.. e nao de onde estao vindo pra eliminar..
    Abraços e mais uma vez parabens

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.