Como fazer semente de abóbora tostadas deliciosas

0

Para fazer as deliciosas sementes de abóbora tostadas, você não precisa de uma receita propriamente dita, mas vai precisar um pouco de técnica porque  elas são pequenas e finas e se não ficar atentos pode queimar totalmente.

semente de abóbora

Siga estes 7 passos  abaixo e você vai conseguir umas sementes, crocantes , temperadas e salgadinhas.

Assim que faz

Pode ser semente de qualquer tipo de abóbora, todas são saborosas, algumas mais carnudas que as outras  mas todas são comestíveis e deliciosamente nutritiva.

1 – Retirar as sementes:

Cortar a abobora pela metade. Retirar todo o interior fibroso de dentro e colocar em um recipiente a parte. Separar a semente da polpa que vem grudada. É fácil, não precisa fazer nenhum esforço.

2 –  Lavar as sementes de abóbora:

Colocar essa semente numa peneira e lavar bem até ficar bem limpinha. Em seguida colocar para secar  sobre uma folha de papel toalha para poder absorver toda a umidade e ficar  bem seca. Se quer agilizar o processo  utilize um secador de cabelo que o ar quente vai seca-las em um plif plaf.

lavar e secar sementes de abóbora

3 –  Temperar e tostar semente de abóbora

Depois de bem seco,  temperar as sementes da maneira que quiser. ( opcional) abaixo deixo algumas opções para temperar. Colocar no forno, na frigideira, grelhar ou ate mesmo no micro-ondas.

temperar e tostar semente de abóbora

4 – Retirar  do forno e esfriar as sementes de abóbora

Retirar do forno, do micro-ondas ou da frigideira, deixar esfriar na assadeira mesmo. Saborear imediatamente ou armazenar em recipiente completamente hermético por alguns dias.

semente de abóbora

Como e onde tostar as sementes de abóbora

No forno: ligar o forno e pré-aqueça por 10 minutos a 135ºC . Colocar as sementes espalhadas na assadeira, já temperadas ou se preferir não tempere com nada.

Deixar nesta temperatura de 135ºC  de 10 a 20 minutos dependendo da potencia do forno ou até dourar.

FIQUE DE OLHO E  MEXER A CADA 5 MINUTOS.

Alguns fornos são super potentes e em 10 minutos já temos nosso petisco, mas outro fornos podem demorar até 30 minutos.

Gratinar: configurar o forno para somente gratinar( só a parte de cima).

  • Pré-aquecer  150ºC
  • colocar a assadeira com as sementes.
  • deixar por 10 minutos…. Neste ponto você pode: ou retirar as sementes definitivamente e deixar esfriar  ou dar uma mexida nelas para que virem e deixar mais 10 minutos …….opção sua. ( a segunda opção vai deixar umas sementes mais crocantes e mais salgadas.)

Frigideira: Jogar as sementes untadas dentro de uma frigideira e ir mexendo até elas ficarem douradas. Tomar cuidado para não grudar na panela.

Micro-ondas: Colocar as sementes dentro do micro-ondas por 1 minuto. Retirar, mexer e colocar de volta por mais 1 minuto. Ir repetindo isso até achar que elas já estão crocantes o suficiente.

Ideias criativas para temperar as sementes de abóboras

 NATURAL:

⇒ Untar com manteiga derretida, 1 colher de chá de sal marinho ou outro sal.

 SABOR ALHO :

⇒ Untar com manteiga derretida, 1/2 colher de chá de alho e sal e 2 colheres de chá de molho inglês .

 DOCE:

⇒ Untar com a manteiga e assar no forno por 10 minutos.  Retirar, deixar esfriar e salpicar com açúcar mascavo ou melado. (Mas não exagere, só o suficiente para revestir levemente as sementes.) Voltar ao forno e assar por mais 10 a 15 minutos.

 LIMÃO:

⇒ Untar com manteiga derretida, 1 colher de chá de pó de limão ou raspas de limão seca.

 PICANTE:

⇒ Untar com manteiga derretida, 1 colher de chá de pimenta cayena, 1/2 colher de chá de tomilho, 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta negra

 SABOR ESPECIAL:

⇒ Untar com manteiga derretida, 1 colher de chá de canela, 1/2 colher de chá de gengibre em pó, 1/2 colher de chá de sal  ( se gosta de picante, colocar 1 colher de chá de alguma pimenta.)

Use sua criatividade e faça seu tempero especial do jeito que você gosta!!!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.