Como amolar a faca com a chaira

0

A Chaira é uma barra de aço com uma superfície finamente sulcada. É o instrumento mais popular para amolar uma faca.

Essa haste de aço vendida com a maioria dos conjuntos de facas, não afia propriamente dito uma faca, mas sim   amola. Endireita o fio de uma lâmina ligeiramente entorpecida.

Aí você pergunta…. mas qual a diferença entre amolar e afiar?

AMOLAR é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis dentinhos e desalinhos que ele possui. Neste caso, a parte cortante da faca que está com algumas áreas tortas ou viradas, geralmente por serem usadas com pressão sobre uma superfície dura, são alinhadas novamente para o uso, com o auxílio de uma chaira. Uma chaira é como uma espada redonda que é usada para “consertar” os dentes e o metal cortante para o formato e local correto para que o fio esteja reto.

Portanto, amolar sua faca vai manter a lâmina afiada por mais tempo, especialmente porque o amolar não remove parte da lâmina de metal como afiar  faz.

Deslizar a lâmina ao longo desta haste, realinha a borda. Durante todo esse movimento, certifique-se de manter um ângulo de 15 graus entre a lâmina e o aço.

Veja AQUI Como afiar a faca com uma pedra de afiar de água 

Assim que faz

Passo 1

Para tirar o máximo proveito e usar com segurança a chaira, segure-a verticalmente com a ponta firmemente “fincada” na mesa. Coloque a base da lâmina contra a base da chaira e aponte a ponta da faca levemente para cima. Segure a lâmina a um ângulo de 15 graus de distância do aço.afiar faca chaira


Passo 2 

Mantendo uma pressão leve e um ângulo de 15 graus entre a lâmina e o aço, deslize a lâmina ao longo do comprimento do aço em um movimento completo, puxando a faca em direção ao seu corpo de modo que o meio da lâmina fique em contato com o meio do aço.

afiar faca chaira



 

Passo 3

Termine o movimento passando a ponta da lâmina sobre a extremidade final da chaira. Repita este movimento no outro lado da lâmina.

Repita esse movimento umas  quatro ou cinco vezes de cada lado da lâmina (um total de oito a dez passadas alternadas) devem realinhar o fio da faca.

afiar faca chaira

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.