Como usar o pó de café como fertilizante natural

0

O café é uma verdadeira maravilha. Preparado em uma xícara quente, ele pode te dar o estímulo necessário para você se sentir pronto para enfrentar qualquer coisa que o dia tenha te preparado. Mas você sabia que pode reutilizar o pó de café que você normalmente joga no lixo como fertilizante de jardim? Veja a seguir tudo que você precisa saber para começar a usar pó de café no seu jardim.

O que o café pode fazer pelo meu jardim?

Reutilizar o pó de café não é somente diminuir o lixo que ia para o aterro  mas também é usar algo que seria completamente inutilizável reviver com um novo propósito. Ao adicionar a borra ao jardim, você pode criar seu próprio fertilizante. As borras de café podem fazer com que os jardins prosperem, especialmente para as plantas que gostam naturalmente de  terra ácida, que precisam de nitrogênio e potássio. As hortas com poucos nutrientes podem se beneficiar da adição da borra de café ao solo, e há várias outras maneiras de usar essa borra ao redor do jardim para fazer suas plantas prosperarem. borra de café nas plantas

Como você pode usar a borra de café

Há várias maneiras fáceis de usar borra de café:  da compostagem, á adicionar a borra diretamente ao seu solo. Você pode usar a borra de vez em quando, ou adicioná-lo ás suas plantas  junto com a terra quando for mudar para vasos maiores na fase de crescimento.  Basta polvilhar a borra ou algum resto de café nas suas plantas, ou guardá-los para uma data futura.

Compostagem

Uma das maneiras mais fáceis de usar borra de café no jardim é adicionar á uma pilha de compostagem. Se você  é novo no mundo da compostagem, dê uma olhada AQUI . Essa é uma maneira fácil de adicionar nitrogênio à sua pilha. Você pode até compostar os filtros! Todas as plantas precisam de nitrogênio para se manterem saudáveis, e as borras de café podem ajudar a gerar plantas mais robustas e saudáveis Se você já possui uma pilha de compostagem, há algumas dicas que você deve saber sobre fazer a compostagem de café. Primeiro, borra de café é considerado um material de compostagem verde e por isso eles estão cheios de nitrogênio. Isso significa que você precisa equilibrá-los com um material de compostagem marrom (carbono). Veja AQUI o que é material verde e o que é material marrom para comportar. 

Fertilizante

Ao usar borra de café como fertilizante, muitas vezes você pode colocar a borra diretamente no solo. Mas suas plantas e solo não serão necessariamente beneficiados com o nitrogênio adicionado.  Somente a compostagem feita com a borra de café que vai adicionar o nitrogênio. A borra diretamente no solo vai ajudar suas plantas de várias outras maneiras. borra de café no soloPrincipais benefícios do uso da borra de café como fertilizantes

Adiciona material orgânico ao solo – Isso ajuda a melhorar a retenção de água e a drenagem, bem como a aeração do solo. Altera os níveis de pH – Algumas plantas adoram solo ácido e usam níveis mais altos de pH se desenvolver, no qual o uso de borra de café é perfeito para isso. Mantém os animais silvestres afastados – Afirma-se que a cafeína do café afeta negativamente pragas como lesmas, caracóis, formigas e coelhos, mantendo-os longe de suas plantas. Repele Gatos – Se você tem um gato da vizinhança que transformou suas flores ou verduras em uma caixa de areia, as borras de café podem ajudar a fazer que eles desistam e procurem por outro lugar. fertilizante através da compostagem : Ajuda as Plantas Deficientes em Nitrogênio – Se seu solo tem baixo conteúdo orgânico ou tem uma deficiência de nitrogênio, compostagem que foi elaborada com a borra de café pode melhorar os nutrientes absorvidos pelas raízes da sua planta. Cria um fertilizante de liberação lenta – Com nutrientes como nitrogênio, potássio, fósforo e outros micronutriente contidos na borra de café, suas plantas receberão um impulso e desenvolver muito mais saudáveis e fortes.

Que tipo de café funciona melhor para minhas plantas?

O café é perfeito para plantas internas e externas. Dependendo do nível de acidez que cada tipo de planta precisa, você pode ver suas plantas mais saudáveis muito rapidamente. O tipo de café que você usa não faz muita diferença. O que realmente importa é se o pó de café  é seco ou recém usado e se o café é cafeinado ou não. Visto que o pó de café novo é acido até que seja elaborado, a borra de café é a ideal para a maioria das plantas. Pó de café passado por água ou usado tem um pH neutro de 6,5,  no qual não vai mudar o nível de acidez do solo e nem causar dano ao seu jardim. Por outro lado, algumas plantas adoram solo ácido, especialmente plantas de interior com flores. Essas plantas podem ser regadas de vez em quando usando a bebida café  (sem o açúcar, leite ou creme…claro! )  em vez de água. No jardim, elas também vão adorar ser fertilizadas pela borra de café. Plantas que gostam de café :

  • Azáleas
  • Violetas africanas
  • Aloe Veras
  • Amarílis
  • Begônias
  • Bromeliáceas
  • Ciclâmen
  • Samambaias
  • Gardênias
  • Gladíolos
  • Jacintos
  • Hortênsias
  • Impatiens
  • Lírios do vale
  • Orquídeas Phalaenopsis
  • Rosas

pó de café nas plantas

Qual a quantidade  de café a ser adicionado

O que constitui muito café pode depender da própria variedade de planta e do tipo de café que você usa. Plantas com menor tolerância a ácidos podem se beneficiar de café descafeinado, ou aplicando ao solo apenas de vez em quando para evitar complicações. Se você não tem certeza do nível de acidez que sua planta gosta, procure por folhas amareladas. O excesso de acidez no solo faz com que plantas fiquem doentes ou mortas, e o amarelecimento das folhas geralmente é o primeiro sinal de que há muito acidez no solo. Ao tentar usar a irrigação do café, abandone o processo e replante em outros locais  suas plantas se notar algum sinal de alerta. Além disso, lembre-se de não usar café em todas as regas. É importante fazer testes  com o pó de café no seu jardim. A melhor maneira de saber se eles vão ajudar suas plantas da maneira que você espera é testar métodos diferentes e acompanhar os resultados no seu dia a dia  de jardinagem.

Passos básicos para usar o café no jardim

Se você tem uma planta que adora solos ácidos, pode espalhar o pó de café diretamente no solo. Não há necessidade de passar por água e nem usá-los primeiro. Dito isto, se você planeja usar a borra  café, há alguns passos mais fáceis para o processo.

Passos para usar borra de café como fertilizantes

  • Se você tiver plantas que não gostam muito de solos ácidos, lave  a borra de café com água fria.
  • Polvilhe uma pequena quantidade de borras de café na camada superior do solo ou nos 5 cm superiores do solo. Se você tem uma horta, espalhe uma camada de 2 cm de borra de café úmido no solo.
  • Para acelerar a decomposição da borra de café, use  junto um fertilizante de nitrogênio que você mesmo pode preparar ou comprar . Veja AQUI como preparar um fertilizante de nitrogênio para as plantas.

Fazer um chá

Você também pode fazer um “chá de café moído” usando uma proporção de duas xícaras de café moído com quinze litros de água. Deixe a mistura ficar repousando  durante a noite,  coar e colocar o liquido num borrifador e você terá seu próprio fertilizante líquido. Pulverize isso diretamente nas folhas e hastes das plantas para um impulso adicional.

Plantar Mudas

Se você está plantando novas mudas, é só  polvilhar as borras de café no solo ao plantar. Basta misturar a borra de café com o solo fresco e colocar no vaso.  Se você estiver usando borras de café em um canteiro de flores, adicione um punhado de borra sobre o solo,  mas nao exagere. Nunca ultrapasse 1 cm de espessura com espessura e use um garfo ou ancinho pequeno para espalhar o café uniformemente sobre todo  o canteiro de flores.

Compostagem

Você também pode adicionar o pó de café à sua pilha de compostagem. Basta equilibrar a adição com uma proporção de 4 para 1 de material seco, como folhas secas ou recortes de jornal. Para um impulso adicional, tente misturar a borra de café com cascas de ovo para fazer seu próprio fertilizante rico. Veja AQUI como fazer essa mistura de fertilizante em pó.

Que tipo de jardim desenvolve melhor com café

Se você está cultivando tomates, pode evitar adicionar pó de café na terra. Solo levemente ácido funciona muito melhor porque os tomates geralmente não se dão bem com altos níveis de acidez. Isso não significa que você não deva adicionar um pouco ( pouquinho mesmo)  de pó de café em hortas com tomates. Eles podem realmente ajudar a abafar as ervas daninhas e manter as pragas afastadas.

As culturas de raiz responderão bem a um solo ácido, especialmente se você adicionar as borras de café ao solo enquanto estiver plantando as sementes. Os seguintes tipos de frutas e vegetais respondem bem à acidez do café adicionado:

  • Amoras
  • Morangos
  • Rabanetes
  • Cenouras
  • Gengibre
  • Cebolas
  • Nabos
  • Parsnips
  • Beterraba
  • Inhame
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.