Fertilizante de Nitrogênio orgânico

0

A maioria das plantas precisam de fertilizante para crescer e florescer, e o nitrogênio é um nutriente essencial. Os fertilizantes comerciais normalmente contêm uma mistura de nitrogênio, fósforo e potássio, sendo o nitrogênio responsável pelo crescimento da folhagem.

Isso torna o nitrogênio especialmente importante para plantas de folhagem e gramados. No entanto, em vez de pagar por fórmulas comerciais caras, você pode criar seu próprio fertilizante de nitrogênio com ingredientes naturais.

Fertilizante Exclusivo de Nitrogênio

Se o nitrogênio é o único nutriente que você precisa em um fertilizante, emulsão de peixe, farinha de sangue, uréia e farinha de sementes devem ser os ingredientes adequado que você deve usar.

Você só precisa aplicar um, pois todos são ricos em nitrogênio. A ureia decompõe-se rapidamente no solo, embora seja várias vezes mais forte do que as outras e requer diluição antes da aplicação. Para fazer uma emulsão de peixe veja AQUI o passo a passo completo.

Misturas Ricas em Nitrogênio

Se suas plantas preferem um fertilizante completo com uma porcentagem maior de nitrogênio, o esterco é uma opção fácil que fornece os 3 principais nutrientes – nitrogênio, fósforo e potássio – sendo o nitrogênio a maior dose. O esterco também melhora a estrutura do solo e adiciona micronutrientes. Se você não quiser usar esterco, misture 4 partes de farinha de sementes, 1/2 parte de cal, 1/2 parte de farinha de ossos e 1/2 parte de farinha de alga marinha para minerais. A farinha de sementes, como farelo de algodão seco, contribui com muito com o  nitrogênio.

Composto elaborado com borra de café também é muito rico em nitrogênio.

Como aplicar

O melhor momento  para aplicar o fertilizante é antes do plantio da primavera, e depois anualmente na primavera antes do período de crescimento. Embora você possa aplicar fertilizante no outono, o nitrogênio às vezes pode gerar novos crescimentos que permanecerão fracos demais para sobreviver ao inverno.

Ao aplicar, você deve evitar que o fertilizante toque a base da planta para evitar que a planta apodreça, mas cubra o solo acima de todo o sistema radicular. Isso quer dizer : faça uma grande circunferência. Por exemplo, o sistema de raízes de uma árvore pode se estender 50% além dos ramos externos.

Regar após a fertilização ajuda a liberar os nutrientes no solo para que eles atinjam as raízes.

fertilizante liquido caseiro


Considerações

Um fertilizante caseiro pode economizar dinheiro e os ingredientes orgânicos são uma adição natural a um jardim. Ainda assim, a aplicação do ingrediente seco no solo pode queimar as raízes. Para evitar isso, dilua o fertilizante com água ou verifique se o solo está úmido antes de aplicá-lo.

Se você está cultivando uma horta, você também deve aplicar fertilizante de nitrogênio a cada 4 a 6 semanas durante a estação de crescimento, na proporção de 45 gramas de nitrogênio para cada 3 metros  quadrados de vegetais plantados em uma fileira.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.