Como Fazer o Fertilizante de Emulsão de Peixe

1

Definitivamente esse é um tutorial para VALENTES!

Emulsão de peixe, ou “fertilizante de peixe”, é um fertilizante orgânico de plantas feito de peixe. É rico em minerais e torna as folhas das plantas verdes e brilhantes, além de fornecer boa nutrição para o crescimento de raízes e frutas. Você encontra em floriculturas ou lojas de materiais de jardim.

No entanto, caso Se você preferir economizar algum dinheiro, você pode fazer um bom fertilizante de peixe em casa com o método que vou mostrar abaixo.

Apesar de sentir um cheiro terrível no início, o cheiro vai diminuindo com o tempo e se torna um fertilizante caseiro maravilhoso que custa muito pouco. Basta pegar alguns peixes ou tripas de peixe, e / ou caranguejos, mariscos ou outros animais marinhos mortos, jogá-los em uma lata com água, adicionar um pouco de melaço, em seguida, mexa e cubra por alguns meses. Posso dizer que é um verdadeiro Ouro sólido!

peixes no barril

O que é Emulsão de Peixe?

Usar peixe para fertilizar não é um conceito novo. De fato, em alguns lugares  costumavam pegar e enterrar peixes para usar como fertilizante. Agricultores orgânicos em todo o mundo usam emulsão de peixe no lugar de fertilizantes químicos tóxicos. Emulsão de peixe é um fertilizante de jardim orgânico que é feito de peixe inteiro ou partes de peixe. Ele fornece uma relação NPK de 4-1-1 e é mais usado como alimentação foliar para fornecer um rápido aumento de nitrogênio.

Fazer seu próprio fertilizante de emulsão de peixe pode parecer uma tarefa assustadora; no entanto, aguentar o cheiro no inicio do processo vale a pena.

A emulsão de peixe caseiro é mais barata do que as emulsões comerciais, e você pode fazer um grande lote de uma só vez. Existem também nutrientes na emulsão caseira que não estão em produtos comercialmente disponíveis. Como as emulsões comerciais de peixe são feitas de partes de peixe, não de peixe inteiro, elas têm menos proteína, menos óleo e menos ossos do que as versões caseiras feitas com peixe inteiro, tornando os benefícios da emulsão de peixe caseira ainda mais surpreendentes.

Bactérias e fungos são necessários para a saúde do solo, compostagem  quente e controle de doenças. As versões caseiras contêm muitos microrganismos bacterianos, enquanto as emulsões comerciais contêm poucos microorganismos, se é que existem.

Veja AQUI outros Fertilizantes Naturais para estimular o crescimento das plantas 

Assim que faz Emulsão de Peixe Caseiro

Uma mistura fresca de uma emulsão fertilizante pode ser facilmente feita a partir de :

  • Uma parte de peixe fresco
  • três partes de serragem
  • uma garrafa de melaço não refinado.
  • Geralmente é necessário adicionar um pouco de água também.

Passo 1: Despeje uma camada de serragem de 3 cm de altura no fundo de um balde de 20 litros. Este é o componente da mistura que absorve nitrogênio extra expelido pelo peixe em decomposição. Você pode substituir a serragem por folhas secas ou aparas de gramas.

Passo 2: Despeje todos os restos de peixe no balde. Se este resto de peixe tiver água, coloque também.

passo 3: Coloque 2 colheres de sopa de melaço no balde. O melaço alimenta os micróbios que eventualmente decompõem as partes do peixe. O cheiro doce e açucarado do melaço NÃO remove o odor ofensivo do peixe podre, mas simplesmente o mascara.

emulsao fertilizante

passo 4: Misture bem os restos de peixe, serragem e melaço com um ancinho de mão ou uma espátula. A cor marrom avermelhada abaixo vem da serragem. Pode ser um pouco pesado para misturar todos juntos, porque grande parte dos restos de peixe ainda é semi-sólido.

passo 5: Depois de misturar bem, polvilhe uma camada fina de serragem no topo da mistura, como mostrado abaixo.

emulsao fertilizante

passo 6: Certifique-se de que a camada de serragem esteja espalhada por toda parte. Se a serragem absorve rapidamente a água da mistura e fica molhada, continue adicionando camadas adicionais até que a camada superior de serragem pareça seca.

A camada de serragem irá minimizar e conter grande parte do odor ofensivo do peixe podre dentro do balde.

passo 7 : Cubra o balde com um pedaço de tela. Assegure-se de que a peça cobrirá a aboca do balde e terá alguns centímetros a mais do que a borda. A tela evita que moscas entrem no balde. Se moscas adultas puderem entrar no balde, você terá problemas com vermes.  Amarre uma corda em volta da tela para prende-la bem ao balde.

emulsao fertilizante

passo 8: Evite abrir o balde a qualquer momento durante o dia pelas próximas duas semanas. Moscas quase imediatamente irão em direção ao balde aberto. Se você precisar abrir o balde, faça isso à noite.

passo 9: Nas próximas quatro semanas, abra o balde todos os dias para misturar e arejar o conteúdo. A aeração desencoraja o acúmulo de bactérias anaeróbias que contribuem em grande parte para o mau cheiro.

Passo 10: Continue adicionando 2 colheres de sopa de melaço conforme necessário para ajudar a controlar o odor e ajudar na decomposição dos restos de peixe. Note que os ossos de peixes, cabeças, barbatanas e cauda levarão mais tempo para se decompor.




emulsao fertilizante

Na primeira semana, o fedor será horrível. Tente fazer a mistura à noite quando não houver moscas. Se houver vento, vire as costas para o lugar de onde vem o vento, para não sentir o cheiro flutuante. Na segunda semana, o cheiro vai cheirar como o molho de peixe que é comum em algumas culinária.

Na terceira e quarta semana, boa parte do conteúdo se liquefaz por causa da decomposição. Por causa disso, fica mais fácil misturar o conteúdo. O odor será menos ofensivo, mas ainda assim ruim. A mistura também será um pouco mais escura devido ao melaço adicionado.

Depois de quatro semanas ou mais ou menos um mês,  estará pronto para extrair, coletar e usar a emulsão de peixe.

emulsao fertilizante

Todas as fotos via 
Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar

    Muito válido esse poste, tinha alguma coisa em mente sobre esse fertilizante e agora esclareceu bem…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.