Fertilizantes naturais que estimula o crescimento das plantas

0

Nos últimos anos, vimos uma mudança na forma como o mundo avança sobre seus feitos. As pessoas passaram por várias revelações, que em geral causaram impacto em suas percepções e perspectivas. Desde então, nós crescemos mais conscientes das taxas de toxicidade de produtos químicos e uma tendência orgânica tem invadido as multidões de pessoas fazendo escolhas em ter um “estilo de vida orgânico”.

Supermercados e mercados  agora têm seções separadas rotuladas como “produtos orgânicos”. E a agricultura orgânica significa que os agricultores usam a nutrientes e adubos mais tradicionais. Somente assim  o seu produto pode ser denominado orgânico.

Na agricultura, os adubos orgânicos ou naturais ganharam um lugar especial e hoje existem vários tipos de adubos que atendem às necessidades da agricultura orgânica.

1- Cascas de banana

Bananas estão disponíveis nos mercados durante todo o ano e são o fruto favorito de muitos por aí. Raramente uma casa não tem cascas de bananas. E se mais pessoas levassem em consideração o fato de que elas podem ser recicladas de forma sustentável, nossa Terra teria muito menos tóxica.

Caso você não tenha uma caixa de compostagem, cascas de banana após compostagem, quando retornadas ao solo, ajudam a fornecer nutrientes como potássio, nitrogênio e cálcio para a planta.

Ou então você pode deixá-las “compostar” naturalmente, enterrando-as no solo antes de plantar. Elas ajudam na formação de frutos e  especialmente para verduras  onde estimula o crescimento e propagação da planta.

casca de banana na terra

2 –  Borra de café

Não descarte a borra de café depois que fez seu delicioso ritual matinal. Em vez disso, mate dois coelhos com uma só cajadada e recicle-os como fertilizante biológico ( adubo orgânico)

Eles são uma excelente adição à sua pilha de compostagem, especialmente benéfica para plantas que gostam de solo ácido, como tomates e rosas.

Ou você pode diluir a borra de café e regar suas plantas com essa solução.

Acredita-se que eles adicionam nitrogênio e outros minerais e vitaminas ao solo, o que, por sua vez, reduz o risco de infestação de insetos. Além disso, Borra de café  tem fama de ser responsável por produzir melões e cenouras grandes e suculentas.

borra de café

3 – Grama e Erva daninha

Procurando por um ótimo fertilizante orgânico? Bem, não procure mais do que justo abaixo de seus pés. Cortes de grama, uma vez diluídos e deixados de molho por alguns dias antes de coar o líquido, provam ser uma rica fonte de nitrogênio, oxigênio e fósforo para o solo.

Uma vez pulverizado sobre o solo, até mesmo minúsculas gramas podem fazer maravilhas  no seu empenho com  jardinagem orgânica.

Ervas daninhas também podem ser adicionadas, pois também se desfazem facilmente e beneficiam na riqueza de seu solo. Na verdade, o capim / erva daninha é um dos melhores fertilizantes.

grama e erva daninha

4 – Esterco

O esterco é provavelmente um dos meios mais antigos para fertilizar a terra. Ele fornece todos os nutrientes necessários, como potássio, nitrogênio e fósforo, que são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e propagação das plantas.

No entanto, o melhor para ser usado é o esterco de gado. Esterco de animais domésticos contém patógenos, o que pode causar mais danos do que benefícios.

Esterco seco e envelhecido durante algum tempo serão os mais úteis para enriquecer o solo. No entanto é necessário fazer o uso adequado e orientado de esterco para que realmente seja o  melhor fertilizante orgânico.

esterco

5 –  Farinha de Osso

A farinha de osso é um fertilizante orgânico bastante útil, ainda que não familiar.

É essencialmente o que o nome indica, ossos que são moídos até a forma de pó. Mas deve ser ossos que não foram cozinhados antes porque só assim a planta pode obter mais benefícios dela.

As plantas precisam disso para um desenvolvimento mais forte das raízes e crescimento de flores. É um suplemento ideal para bulbos e rosas que necessitam de fósforo para impulsionar este desenvolvimento.

Sua relação N-P-K é geralmente em torno de 4-12-0, o que pode alterar em farinha de osso cozido no vapor.

Como está indicado na proporção, é basicamente um grande uso de fósforo para o solo, mas não fornece nada de potássio e não necessariamente nitrogênio suficiente para as plantas,  mesmo que também forneça cálcio.

farinha de osso



6 – Casca de ovos

Composto principalmente de Carbonato de Cálcio, que é o que  a cal agrícola é composta. As Cascas de ovos quebradas de seu café da manhã provarão ser uma ótima fonte de cálcio, potássio, e algo de fósforo que, quando combinados, fornecem todos os nutrientes de um fertilizante.

Você não precisará desperdiçar seu dinheiro comprando cal porque as cascas de ovos simplesmente resolvem qualquer deficiência de cálcio que possa existir na planta. As cascas de ovos ou chá de casca de ovo são igualmente eficazes, dando às suas plantas um impulso essencial.

cascas de ovos na terra

7- Fertilizante de Emulsão de peixe

Apesar de ser uma alternativa fedorenta, o peixe e seus subprodutos tornarão seu solo rico e fértil.

Com uma proporção N-P-K saudável de 5-2-2, Isso contribui para um dos fertilizantes naturais mais poderosos que existe. O que significa que sua planta está recebendo os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento  e sem danificar seriamente sua conta bancária. Que tal experimentar isso para um corte de orçamento?

Veja AQUI como fazer essa emulsão fertilizante de peixe

peixe no balde

Assim, todos esses fertilizantes são ótimos substitutos para os fertilizantes sintéticos e químicos nos mercados. Pense sabiamente, escolha sabiamente e viva com sabedoria.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.