Multiplicar as Rosas por estacas

0

Existem duas maneiras, duas épocas do ano diferentes para multiplicar suas rosas através de estacas.   A primeira é  no final da primavera e continua durante o verão, e a outra é no outono,  quando a roseira se torna lenhosa e endurece e você tem que fazer as coisas de forma um pouco diferente, você tem que aplicar a estratégias de estacas com ramos lenhosos.

Vamos  direcionar da maneira mais fácil possível e separar a propagação das rosas  em suas duas técnicas diferentes.

  1. técnica do frasco de vidro 
  2. técnica da estaca enrolada

TÉCNICA DO FRASCO DE VIDRO

A técnica do Frasco de vidro está descrito neste Artigo em Detalhe. Mas essa técnica é basicamente, no outono, tão simples como enfiar algumas estacas de rosas no chão e cobrir com um fraco de vidro.

Você pode fazer essa técnica no outono com sucesso, mas tenha em mente que não importa o que você faça, nesta época do ano o resultado vai demorar mais porque a madeira é dura e as mudas estão dormentes.

TÉCNICA DA ESTACA ENROLADA

Reúna algumas estacas das rosas que você gostaria de propagar.

Remova as folhas e ramos laterais. Tudo o que você realmente quer é o caule. Você pode deixar os espinhos.

estaca de rosa com folhas e galhos

Se você olhar com atenção na foto abaixo, onde se faz a poda, ha uma pequena protuberância verde à direita da tesoura que é um nó de folha, ou uma união de botões. É aí que surgem novas folhas e eventualmente novos ramos. Ao fazer um corte na estaca  você deve cortar logo abaixo, mas nunca no meio desta união de botões.

O pedaço de caule abaixo da união do botão morrerá e apodrecerá se você deixá-lo e você realmente não quer que isso aconteça no subsolo quando as suas estacas estão tentando enraizar. As novas raízes surgirão em torno dessa união de botões.

bulbo de folha na estaca de rosas

estaca de rosa

As estacas de rosas são um pouco exigentes  e “chatinhas” para enraizar e por isso o melhor é desbastar na ponta de baixo da estaca, removendo a casca e expondo a camada inferior do caule.  Esse desbaste vai favorecer o enraizamento da nova planta.

Hormónios Enraizadores em pó, liquido ou gel, não fará muita diferença numa estaca de rosas, mas você pode adicionar se quiser e qual quiser. O enraizador líquido pode ser a melhor opção porque você tem que misturá-los com água e  simplesmente ajusta a dar uma força extra para estacas de haste lenhosas (duras) ou hastes macias.

O que você deve fazer é mergulhar as estacas nesta mistura de água + enraizador por 1 hora. Em seguida, Mergulhe várias folhas de jornal em um balde de água, deixando o completamente empapado. Torça o jornal para retirar o excesso de água.

desbaste de estaca e colando no liquido enraizador

Embrulhe as estacas de rosas no jornal molhado. Uma e outra vez em um papel mais úmido que o primeiro. Enrolar as estacas umas 3 vezes já é o suficiente. Coloque as estacas enroladas em jornal dentro de um saco plástico. Isso ajuda a reter a umidade das estacas e favorecer o enraizamento.

embrulhando estacas de rosas em jornal e plastico

E é isso ! Dobre o saco plástico, prenda-a com uma corda, elástico ou braçadeira e coloque em um lugar fresco e espere. Normalmente você deve ver as raízes em cerca de 6 semanas. Uma vez que as mudas mostrem algumas raízes ou mesmo apenas o aparecimento de calos, elas podem ser colocadas em vasos ou plantadas em um jardim. Mas não tenha pressa, as  estacas enroladas devem ficar bem por várias semanas.

Todas as fotos : via 
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.