Como e quando fazer Estacas de Rosas

0

É mais fácil do que você pensa  propagar e cultivar rosas a partir de estacas. Tal como acontece com toda a propagação de plantas, é tudo questão de tempo e técnica, e o tempo é geralmente mais importante do que a técnica.

Fazer as estacas é muito, muito fácil.

1 – Escolha um ramo

Escolha um ramo, de qualquer parte da rosa, e faça um corte no final do ramo. Faça o corte cerca de 12cm de comprimento. Se o ramo tiver um botão floral na ponta, retire a flor.

galhos de rosas

2 –  Desbaste da ponta do ramo

Algumas pessoas desbastam na ponta final da estaca, que nada mais é do que pegar uma faca e raspar a casca ou o tecido externo em apenas um dos lados do corte. A retirada da casca  só precisa ser cerca de 1cm do comprimento, e fazer isso  é realmente uma opção e não essencial. Esse  desbaste  da planta é para facilitar e acelerar o crescimento das raízes.

3 – Líquido enraizador

Após fazer esse desbaste no caule da estaca ( ou não) submerja essa ponta da estaca em um líquido hormónio enraizador.  Você pode comprar esse líquido em floriculturas ou fazer o seu em casa. Veja AQUI como se faz esse enraizador líquido.

Deixe suas estacas umas 3 horas de molho neste líquido enraizador .

Sempre faça muito mais estacas do que você realmente precisa. Mais estacas aumentam suas chances de obter estacas com sucesso.

4 –  Plantar no vaso

Depois deste tempo de molho no liquido enraizador você já pode colocar no vaso definitivo ou diretamente no chão do jardim. Regue bem mas não deixe encharcada.

Depois disso eu sugiro cobrir as mudas com saco plástico, ou  uma garrafa de água plástica ou um frasco de vidro. Os frascos de vidro funcionam muito bem! Coloque suas mudas num lugar  sombreado para que nã0 dê o sol direto nelas.

vaso com muda sobre um pote de plastico

Estacas de rosas regadas, mas não encharcadas

Esta parte é crítica. Lembre-se que sua estaca  não tem raízes! Por isso, é preciso que você cuide delas até que se enraíze. Seu trabalho é muito fácil: Apenas certifique-se de que o local onde estão plantadas, esteja úmido, mas não encharcado o tempo todo. O substrato  deve estar  suficientemente solto para drenar bem, então,  você pode apenas umedecer e não se preocupar com o excesso de água. O ideal é regar com menos frequência.

Uma ideia interessante é usar areia misturada com o substrato para facilitar a drenagem.  Um ambiente que não drene bem fará com que a parte inferior da estaca apodreça e a estaca com certeza não vai dar raízes.

Como manter a estaca  de rosa saudável e feliz?

Somente em manter em um local aquecido mas não quente e em um ambiente bastante úmido, mas não encharcado.

Mantenha fora da luz solar direta durante todo o processo de enraizamento estiver ocorrendo. Na maioria dos casos, as mudas que estão tentando criar novas raízes são mais felizes na sombra, talvez apenas um pouquinho de sol para mantê-las alimentadas via fotossíntese, mas não muito sol.

Se você estiver fazendo mudas no outono, a madeira é mais dura e, portanto, o sol não é tão culpado quanto nos meses de verão, quando a haste da estaca é macia, flexível e muito mais vulnerável.

Usar a areia como um meio de enraizamento para as estacas de Rosas

Usar areia grossa para enraizar estacas não é loucura e funciona muito bem. A areia fica úmida o suficiente, mas não fica tão úmido que vai apodrecer as estacas. Caso você nao tenha areia pode usar substrato comum para vasos.

Esse substrato de vaso deve ser leve e fofo, não pesada e pegajosa. Adicionando Perlitas à mistura é uma boa ideia. Quantidades? Eu não sei, apenas misture uns punhados  até que pareça que deu uma boa aerada na terra.

estaca areia

Dica

Lembre-se:  Estacas de hastes jovens e verde são muito mais fáceis e rápido de enraizar e você deve fazê-las no inicio ou durante o verão.

Não na primavera. Nada cresce bem na primavera porque as plantas crescem tão rápido que a  nova plantinha será  muito frágil.

Se você quer fazer mudar no outono / inverno, as hastes estão lenhosas, a madeira é dura e portanto é mais difícil de enraizar ….mas não impossível.  Veja AQUI a técnica que você pode usar para multiplicar estacas de rosas no outono.

Abaixo estão cinco ou seis estacas de rosas num pequeno vaso com substrato. Como você pode ver são vasinho bem pequenos. Tudo o que você realmente precisa é de apenas alguns centímetros quadrados para deixar suas estacas produzir raizes e nada mais.

mudas de rosas

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.