Como reproduzir hortênsia fácil – 99% de sucesso

0

As hortênsias são plantas caducas com flores que podem variar em tamanho, desde pequenos arbustos até variedades maiores de árvores.

Se você quer reproduzir e multiplicar suas próprias plantas de hortênsias, você pode fazer através de estacas. Todas as variedades de hortênsias são fáceis de multiplicar.

A melhor época para a propagação de estacas de hortênsia é a partir da primavera, quando começa a sair as folhas até principio de outono, quando as folhas ainda estão exuberantes e verdes.

Aqui deixo uma maneira super fácil de multiplicar suas plantas de hortênsia favoritas completamente grátis: Fazendo estacas de hortênsia!

Como  Propagar estacas de Hortências em 2 etapas fáceis

Para dar às suas estacas de hortênsia mais possibilidades de enraizar, comece com plantas saudáveis livres de pragas, como pulgões ou qualquer outra doença. As hastes florescentes ou não florescentes podem ser facilmente propagadas, mas o melhor mesmo é  sempre usar hastes sem botões florais primeiro.

Dica: não deixe as hastes de hortênsia secarem durante todo o processo. Trabalhe rápido em uma área sombreada.

PASSO 1: PREPARAR AS ESTACAS DE HORTÊNSIA

Escolha  hastes verdes e macias ( não lenhoso) de 7 a 12 cm que se enraizará mais rápido e facilmente do que os caules lenhosos. Corte logo abaixo de um nó de folha  e essa estaca  deve ter pelo menos 3 nós de folhas.

estaca de hortênsia com 3 nos

Retire as folhas deixando apenas as duas folhas superiores (ou quatro folhas, se as duas folhas superiores são bem menores que a média) da haste, usando uma tesoura afiada e limpa. Tenha muito cuidado para não machucar ou danificar a haste principal.

Caso você esteja multiplicando variedades de hortênsias que tenha folhas largas, superior a 8cm de diâmetro, corte a folhas pela metade. Isso vai reduzir o stress da estaca, vai diminuir a evaporação de água e vai fazer as raízes crescerem mais rapidamente.Para hortênsias de folhas menores, não há problema em manter as folhas inteiras.

cortando folha grande de hortênsia pela metade

PASSO 2: ENRAIZAR AS ESTACAS DE HORTÊNSIA  

Descobri que usar o pó de hormônio enraizador acelera bastante a propagação de raízes. Se você não tem esse hormônio enraizador, vai demorar um pouco mais. As hortênsias são tão fáceis de criar raízes, especialmente se você seguir os passos adiante.

Assim que faz

  1. Prepare um vaso com substrato e areia fina na mesma proporção e umedeça. Deixe na espera.
  2. Coloque o pó de enraizamento num saco com fecho.
  3. Mergulhe as estacas na água e sacuda o excesso de água
  4. coloque as hastes dentro do saco.
  5.  Agite o saco até que as hastes estejam “empanadas” com o hormônio enraizador.

estaca de hortênsia dentro de saco

6.  Não desperdice o resto de pó enraizador.  Simplesmente deixe o saco aberto por algumas horas para sair a umidade e depois feche o saco para futuras estacas.

7.  Com um lápis, faça furos na mistura de substrato e enfie as estacas nestes furos. Suavemente, empurre a terra fixando bem cada estaca. Dê um espaço de 1,5cm a 3cm entre as estacas,  no mínimo.

estacas hortênsia empapada com pó enraizador

Existem varias opções de bons pós enraizadores no mercado mas você pode fazer o seu em casa.  Veja AQUI e AQUI.

DICAS

Uma ótima opção é usar substrato para sementes ou substrato para plantas de vaso  Não use solo de jardim ou mistura de terra com muito esterco ou que tenha fertilizante, pois muitos nutrientes podem fazer com que a estaca apodreça antes de se enraizarem. Uma mistura sem terra de 50% de musgo de turfa (mergulhe na água por 30 minutos antes do uso) e 50% de perlita também faz uma ótima mistura para propagação.

fotos: via 
Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.