Como reproduzir gerânios por estacas

0

Os gerânios são fáceis de reproduzir por estacas e é isso que queremos mostrar a seguir neste detalhado, mas simples passo a passo que preparamos para você. Vamos  ver como se tirar as estacas das plantas de gerânios e prepará-las para o seu enraizamento.  Com isso, na próxima primavera, podemos desfrutar de mais espécimes  e cores em nosso jardim.

Você vai Precisar

  • uma planta de  gerânio adulta
  • pequenos vasos de plástico
  • substrato de mudas
  • areia
  • faca ou tesoura
  • Hormónio Enraizador (opcional)

Assim que Faz

Selecionar os caules mais saudáveis, mais sólidos e mais grossos e os cortamos acima da segunda axila, contando  de cima para baixo. Ou seja, logo acima de onde as folhas brotam.  Elimine  aqueles que estão afetados pela borboleta do gerânio.

Remova as folhas e os botões da metade inferior do corte, deixando apenas 4 ou 5 folhas na parte superior. Finalmente, cortamos a extremidade inferior do caule logo abaixo de um nó. É aí que há uma maior concentração de hormônios enraizadores naturais da planta.

Deixar as estacas assim:

estacas de gerânios

Para melhorar a taxa de sucesso, submerja a base de cada estaca em uma pequena quantidade de hormônio de enraizamento para estimular o crescimento das raízes.

estacas no hormónio enraizador

Encha os vasos com uma mistura de substrato para sementeira com areia essa mistura é para melhorar a drenagem do mesmo.

Em cada vaso, pode colocar  2-3 estacas ao redor da borda.

Regar bem e colocar os vasinhos com as mudas em um local bem iluminado dentro da casa. É melhor não cobrir as estacas com plástico para não favorecer o aparecimento de fungos.

estacas de gerando nos vasinhos

Depois de algumas semanas a ferida terá cicatrizado e começaremos a ver as primeiras raízes. Após  6-8 semanas, o corte já deve ter um sistema radicular bem estabelecido.

raiz saindo na estaca

No início da primavera, podemos transplantar cada estaca, que já é  uma planta inteira, em um vaso individual com substrato normal.

Agora é só mantê-los com um bom grau de umidade e, assim que possível ( terminar o frio)  podemos plantar o gerânio onde quisermos.

vaso com plantas de gerânio

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.