Veja como fazer folhas de papel artesanal com papel reciclado

0

Todos sabem que a reciclagem é uma das melhores maneiras para minimizar os danos à natureza e fazer a nossa parte para a construção de um mundo melhor. Porém, a maioria dos materiais é reciclado apenas em lugares próprios para isso, afinal, a reciclagem não é um processo tão simples assim.

Mas o papel foge dessa regra. Inventado pelos chineses há milhares de anos, o papel é um dos materiais mais utilizados em nosso cotidiano. Mesmo assim, é um material de fácil reciclagem, cujo o processo pode ser feito até mesmo em casa, de forma artesanal. Quer saber como? Junte toda sua papelada e confira o procedimento passo a passo.

Assim que Faz papel reciclado

1) Rasgue as folhas de papel em pequenos pedaços. Junte por volta de uma xícara de papel e coloque em um litro de água.

2) Bata essa mistura no liquidificador, até formar uma massa pastosa. Se a mistura ficar muito líquida, coloque mais papel e bata novamente.

papel picado com agua no liquidificador

3) Despeje a mistura em uma bacia. Mergulhe uma peneira na bacia e retire-a, de modo que se forme uma “camada”  fina em cima da peneira.

4) Deixe a peneira com a mistura secando ao sol. Antes que ela seque totalmente, retire a mistura da peneira, e a coloque sobre uma superfície de madeira.

peneira retirando polpa de papel

5) Com um rolo de macarrão ou um objeto parecido, estique a massa, de modo que ela fique bastante fina. Novamente, deixe a mistura secar ao sol. Quando estiver totalmente seca, será possível desgrudar a “mistura” da tábua e, dessa forma, a folha de papel estará formada.

folhas de papel feito a Mao

Assim de fácil!

O papel reciclado pode ser usado em embalagens de presentes, cartões personalizados ou para qualquer outra coisa que vier em sua imaginação. Além disso ele pode ser reciclado várias vezes, contribuindo cada vez mais com o meio-ambiente. Para se ter uma ideia, cinquenta quilos de papel equivalem a uma árvore que deixa de ser cortada.

Assim, muitas árvores tiveram sua vida prolongada aqui no Brasil. Afinal, o país hoje recicla mais de 50% do papel. Outro dado importante a respeito da reciclagem industrial é que há também uma economia de água. Para se produzir uma folha de papel sulfite A4, são necessários 10 litros de água. No processo de reciclagem, a quantidade de água utilizada é bem menor.

Outra dicas de reciclar papel usado

Outra dica importante é reutilizar o mesmo papel para diferentes fins. Por exemplo, trabalhos  escolares e documentos antigos, que hoje não têm mais valor, podem ser usados para anotações de recados e rascunho. Basta utilizar o verso da folha ou qualquer espaço que ela ainda tiver.

Quanto a reciclagem artesanal (a que foi ensinada passo a passo aqui) é ótima também para mostrar o processo de reciclagem às crianças, que muitas vezes ouvem sobre o tema em todo lugar, mas não sabem exatamente como isso funciona, até porque nunca entraram em contato com a prática da reciclagem.

Portanto, a partir de hoje você já pode deixar de jogar os papeis no lixo e reciclar com as próprias mãos. É um gesto pequeno, simples, mas que se contar com a colaboração de todos, dará resultados extraordinários para o meio-ambiente.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.