Como fazer estacas de Begônia

4

Existem vários tipos diferentes de Begônia, todas com flores atraentes e coloridas.

O gênero Begonia é formado por cerca de 1500 espécies, das quais 150 e seus quase 10000 híbridos e variedades são usados na jardinagem. Eles têm formas e flores muito diversas, mas todos têm em comum que podemos reproduzi-los e multiplica-los por meio de estacas de suas folhas.

Elas enraizam facilmente e é uma técnica que qualquer pessoa  pode usar seguindo os passos corretos.

A melhor época para fazer isso é no verão e você não vai gastar nada de tempo para ter varias novas plantinhas na sua casa.

Você vai Precisar

  • Faca ou tesoura
  • estacas
  • tábua de corte
  • terra para plantar
  • saco plástico

Assim que Faz

Técnica 1

Use uma faca limpa e afiada para remover uma folha forte e saudável da planta mãe. Trabalhe com cuidado para não danificar o resto da planta.

Coloque a folha virada para baixo em uma tábua e faça cortes curtos nas veias principais da parte de baixo da folha com a ponta da faca.

cortar folha de begônia e cortes na folha

Coloque a folha do lado que você fez os cortes virado  para a superfície da terra úmida e fresca  em um vaso grande. Use pedrinhas ou galhos para manter a folha inteira em contato com o composto.

Cubra o vaso inteiro dentro de um saco plástico opaco para garantir alta umidade ao redor da folha. Coloque-o em uma janela bem iluminada, longe da luz solar direta.

Verifique regularmente para garantir que a terra não fique seca ou apodreça a folha. Após 10 a 14 dias retire o saco plástico.

folha de begônia na terra

Você vai notar pequenas plantas novas começando a se formar onde a folha foi cortada. Estes podem ser transferidos para vasos individuais assim que que ficarem  grandes o suficiente.

Técnica 2

Reuna vários tipos diferentes de folhas de Begônia que você quer reproduzir.

Preparar  uma bandejas com substrato misturado com areia e coberto com uma camada de perlita. Essa camada nos ajudará a manter as folhas na posição correta.

folhas de begônia e bandeja com perlita

Com uma faca ou cortador afiado, cortamos a folha ao redor do pedúnculo. De cada uma das veias verdes da folha pode surgir uma planta, vamos cortar as folhas deixando em cada peça um par ou três de veias para garantir e facilitar o enraizamento.

cortando folha de begônia

Com uma régua ou faca, fazemos ranhuras no substrato para facilitar a tarefa de enfiar, plantar as folhas que cortamos.

fazendo ranhuras no substrato com perlitas

Colocamos cada folha ou a parte dela que cortamos em uma Ranura. Regar cuidadosamente e manter a umidade durante todo o processo.

pedaços de folhas de begônias fincadas no substrato

Algumas semanas depois, de cada pedaço de folha plantado uma nova planta de begônia será formada. Quando a planta estiver bem formada e saudável, será hora de transplantá-la para um vaso individual.

novas plantinhas de begônia nascendo

fotos técnica 2 : via 
Gostou? Compartilhe!

4 Comentários

  1. Avatar
    Isabel Baptista em

    É uma experiência da qual gostaria de ter êxito, uma vez que sou por aficcionada por plantas, particularmente por begonias e fetos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.