Tratamento Natural para se livrar da Queratose Pilar (pele de galinha)

0

Queratose pilar é um problema de pele bem comum que aparece como pequenas bolinhas na pele, geralmente na parte superior dos braços e pernas, face e nádegas.

Normalmente, não causam dores e nem  desconforto, a menos que estão inchadas e  inflamados, neste caso sim pode causar desconforto.

Cada bolinha desta está sobre um folículo piloso que foi entupido por células mortas da pele, muitas vezes com um fio de cabelo preso dentro.  Se você arranhar uma bolinha dessa vai ver um cabelo bem fininho em espiral, mas evite arranhar estas bolinhas, pois ela pode inflamar e introduzir bactérias e vírus que podem causar infecções e inflamações.


Porque aparece a Queratose pilar

A razão exata deste distúrbio de pele não é conhecida, mas a secura da pele parece ser um fator contribuinte. Queratose pilar geralmente se torna pior durante os meses mais secos. Alterações hormonais também podem contribuir, porque é mais comum durante a adolescência e gravidez, e as mulheres com sobrepeso parecem ser mais propensas a esta condição.

Queratose pilar é geralmente considerado um problema estético, em vez de um distúrbio cutâneo grave que requer intervenção médica. Mas a aspereza da pele e sua aparência de pele de galinha podem ser bem incômodo.

Se preocupar com a Queratose não ajuda, mas pode ter certeza que não vai desaparece se você ignorá-la  também.

Queratose pilar geralmente desaparece com o tempo, mas existem várias soluções caseiras que você pode usar para reduzir esse problema, se não curá-lo.

1 – Esfoliar

Esfoliar a pele regulamente é a maneira mais simples de reduzir essas pequenas erupções .

Remove as células mortas na superfície da pele inclusive as que ficam acumuladas sobre os folículos, abrindo-os e liberando o cabelo que ficou preso dentro.

Você pode notar uma melhora visível em algumas semanas, mas a esfoliação deve ser feita regularmente para manter a sensação de suavidade da pele.

a – Sal de mesa e azeite

  •  2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa com sal ou açúcar

Misture o azeite e sal  e passe sobre a pele com uma leve fricção.  Massageie por alguns minutos antes de retirar com a água.

É uma operação dois-em-um onde o sal faz a esfoliação enquanto o azeite hidrata a pele. Você pode substituir o sal pelo açúcar

b –   Esfoliar com aveia

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 2-3 colheres de sopa de água / leite

A aveia  é um esfoliante suave para a pele  e ajuda a reduzir as erupções. Basta misturar com água ou leite e aplicar nas áreas afetadas. Esfregue com um movimento circular por alguns minutos e depois lave.

Isso pode gerar um pouco de bagunça no seu banheiro mas vai deixar sua pele bem macia e sedosa.

2 – Iogurte

O iogurte é muito bom para tratar a pele seca e melhorar a aparência da sua pele. Coloque um pouco de iogurte diretamente sobre a área afetada 15 minutos antes de tomar um banho. Isso ajudará a reduzir o ressecamento e a se livrar temporariamente das errupções. Retire o iogurte com água fria ou morna.

3 – esponja konjak

Toda vez que você tomar banho, use uma esponja kojak ou uma esponja natural do mar para esfregar as áreas afetadas da Queratose Pilar.

Um pano suave e macio também serve, mas se sua pele for muito sensível, uma esponja konjac pode ser a melhor opção.  É muito suave na pele.

Não tente esfregar todas as bolinhas de uma só vez. Pode irritar a pele e inflamar os folículos.

Se você já usa algum esfoliante, pode ser necessário ao longo de vários dias,  usar aqueles com uma textura mais áspera para uniformizar as erupções.

Aplique um hidratante após o banho para manter a pele hidratada.

4 – Vinagre de maçã

O vinagre de maçã faz maravilhas na Queratose Pilar. Suas propriedades adstringentes ajudam a limpar os poros e limpam a pele.

Misture uma parte de vinagre de maçã com uma parte de água e aplique diretamente na área afetada. Deixe a mistura descansar por alguns minutos antes de enxaguar com água fria.

Experimente esta mistura em uma pequena parte da pele antes de aplicá-lo em uma área maior do seu corpo, pois algumas pessoas podem ser muito sensíveis ao vinagre.



5 – Leite

O ácido láctico encontrado no leite também pode ser útil no tratamento da Queratose pilar, amaciando e hidratando a pele seca.

Tome um banho de banheira adicionando  2 a 3 xícaras de leite.

Descanse dentro da banheira por pelo menos 20 minutos. Para tratar as erupções de forma mais eficaz, aplique uma pequena quantidade de leite diretamente sobre as bolinhas.

6 – Óleo de côco

O óleo de coco é um excelente hidratante natural. Ele limpa e ajuda a melhorar a pele seca com segurança.

Aplique o óleo de coco diretamente em sua pele após o banho. Você pode repetir várias vezes ao dia, conforme necessário.

7 –  Creme de leite

Como o iogurte, o creme de leite também contém ácido lático. Um esfoliante feito de creme de leite e açúcar pode ajudar a remover a pele seca sem agravar sua condição.

Junte :

  • suco de 1/2 limão
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Aplique bem suavemente sobre a área afetada e deixe descansar por uns 20 minutos. Depois retire com agua morna.

creme de leite 1

8 –  vitamina A

Vitamina A e seu derivado retinol provaram ser excelentes  para a pele, especialmente no tratamento da acne. Eles podem ajudar a curar a Queratose pilar também, regulando a produção de queratina e  impedindo que os folículos pilosos sejam obstruídos por células mortas.

A vitamina A também é eficiente em acalmar quando essas “bolinhas” estão  inflamadas.

9 – Modificar sua dieta

Visto que a queratose pilar piora pelo ressecamento da pele, manter a pele hidratada desde dentro com abundância de vegetais e frutas frescas pode ser benéfico.

Beber muita água, comer muitos peixes oleosos, nozes e outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 também podem ajudar.

Queratose pilar tem um fator genético, por isso pode não ser possível  eliminar esse mal. Mas seguir uma rotina  de esfoliar gentilmente  e manter a pele hidratada o tempo todo pode definitivamente manter essas bolinhas antiestéticas sob controle


Veja o vídeo deste artigo

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.