9 insetos benéficos para o seu jardim e como atraí-los

0

A maioria das pessoas que cuidam de jardim odeiam os insetos e fazem de tudo para se ver livre deles traves de   pesticidas e outros produtos sintéticos para eliminar sua presença invasiva de uma vez por todas. Certamente você não gostaria de atrair essas criaturas para o seu precioso jardim, certo? Na verdade existem outros tipos de  insetos que são benéficos e podem ser exatamente o que você mais precisa para derrotar os insetos nocivos para sempre.

Por que você deve atrair insetos benéficos

Em vez de simplesmente pegar o inseticida ou pesticida  ao primeiro sinal de um pulgão nas suas plantas, o ideal é atrair ou até mesmo trazer para sua horta ou jardim alguns insetos que podem te ajudar a combater esses outros inseto que destroem suas plantas.  Isso se chama  CONTROLE BIOLOGICO DE PRAGAS

Esse controle é sem dúvida nenhuma a melhor e mais saudável forma de você ver seu jardim e plantas sem as pragas que destroem tudo. veja as vantagens:

  • Você não precisa usar pesticidas químicos
  • Essa abordagem é totalmente orgânica
  • Você vai economizar dinheiro em controle de pragas
  • Você ajudará a equilibrar o ecossistema
  • Melhora seu solo
  • Muitos insetos são resistentes a pesticidas. No entanto, eles não resistem a ser comidos por um predador
  • Você será capaz de atrair mais polinizadores
  • Requer pouco ou nenhum esforço!

Lembre-se,  que ao colocar  no seu jardim os insetos benéficos você não deve usar nenhum pesticida químico porque se não,  você irá matá-los junto com os insetos que você está tentando erradicar. É uma boa idéia evitar produtos químicos para a saúde e bem-estar de sua família e animais de estimação também.

Aqui deixo 12 insetos que defenderão seu jardim e dicas de como atraí-los

1. joaninhas

joaninha inseto benéfico

As joaninhas não só são inofensivas, coloridas e adoráveis, como também defensoras ferrenhas do jardim. Na verdade, joaninhas são provavelmente o inseto mais conhecido que todo mundo quer em seu quintal. Isto é devido a sua capacidade  de afastar as criaturas desagradáveis que destroem suas plantas. Foi demonstrado que uma única joaninha consegue comer mais de cinquenta pulgões por dia, o que representa cerca de cinco mil em sua vida.

Eles também têm gostam de ácaros, vermes de terra e cigarrinhas. Como um bônus adicional, você não precisa se preocupar com larvas de joaninhas comendo suas plantas ou as pequenas  joaninhas sendo comidas por predadores, pois eles secretam um odor que os outros insetos não gostam.

Como atraí-los: Plante endro, funcho e coentro  em seu jardim para atrair joaninhas laranjadas, vermelhas e amarelas. No entanto, a maneira mais fácil de atrair joaninhas (e um pouco de trapaça) é comprá-las. Você pode comprar  no mercado livre  ou procurar por empresas especializadas na sua cidade.

 2. Mosca Tachinidae

mosca tachamidae

As moscas dos taquinidae são conhecidas por seus estranhos hábitos de incubar os ovos.

Uma mosca de taquinidae  inserirá suas larvas em um inseto destrutivo, tais como o besouro japonês, a mariposa ( borboleta noturna), lagarta do repolho ou mosca serra , para citar apenas alguns. Este hospedeiro vivo servirá como uma incubadora para as larvas.  E quando estas eclodirem, vão comer o inseto de dentro para fora, matando-o a medida que crescem.

Embora pareça algo de um filme de terror, esse processo fascinante é a natureza trabalhando no seu melhor. É uma boa idéia atrair essas moscas para perto e incentivá-las a ficar no seu jardim por um tempo. Além disso, as moscas taquinídae ajudam a polinizar o seu jardim, tornando-as extremamente admirável.

Como atraí-los: Plante Endro, salsinha, trevo e outras ervas verdes. Quem não ama uma horta?



3. Mosca Aphid Midges- Aphidoletes aphidimyza

inseto benéfico

Parece que a lista de insetos benéficos que amam fazer tira-gosto dos pulgões é infinito. Esses insetos destroem as pragas de jardim mais comum e podem ajudar a combater uma invasão de pulgões.

Como atraí-los: Tal como acontece com muitos dos outros insetos nesta lista, o plantio de endro é a chave para atrair essas criaturas úteis.  Também pode ser encontrar para comprar online.

4. Vespas Braconídae

inseto benéfico

Outro inseto do tipo parasita. Mas neste caso, é realmente de boa qualidade.

As vespas de Braconidae “grudam” as suas larvas ao verme do tomate,  no qual é um praga grave para os produtores de tomate por todos os lados. As larvas começam a crescer e se alimentam deste verme do tomate até amadurecem. As larvas desta espécie mata seus hospedeiros, embora alguns causem a esterilidade e menos atividade dos hospedeiros.

As vespas de braconídae se propagam extremamente rápido também. Uma única fêmea colocará entre cinquenta a quatrocentos ovos ao mesmo tempo, o que significa que esses insetos logo serão sua maior defesa contra os temidos assassinos de tomates. Embora sejam realmente vespas, esses insetos voadores são amigáveis e só irão picar se forem provocados.

Como atraí-los: Cultive plantas com néctar de flores pequenas, endro, salsinha e cenoura selvagem.

5. Louva-a-deus

louva a deus

Embora muitas vezes eles possam parecer intimidantes rondando pelo quintal, o louva-a-deus é na verdade uma criatura maravilhosa e são ferozes caçadores de lagartas, gafanhotos, besouros, grilos e muito mais.

Como atraí-los: Eles amam grama alta, mas também são atraídos por arbustos, endro e cravo-de-defunto. É possível comprar ovos deles mas tenha preferência por criações locais. Louva Deus são sensíveis e podem morrer com climas diferentes do local de origem.

6. Besourinho da Terra ( escaravelho)

inseto benéfico para o jardim

Besouros da terra gostam de saborear lesmas, caracóis, lagartas e outros insetos que passam o tempo rastejando no chão. Eles são incrivelmente vorazes também. Uma larva de besouro terrestre vai comer até cinquenta lagartas com facilidade.

Como atraí-los: comece uma pilha de compostagem (se você ainda não tiver um, veja AQUI ) e plante muitas plantas perenes. Os besouros da terra colocam suas larvas no chão no final da estação quente e, à medida que eclodem, limpam o solo de insetos ruins antes de emergirem na primavera. Eles também ajudam na deterioração do composto e contribuem com material orgânico muito necessário para a sua pilha de compostagem.

7. Percevejo Nabidae

inseto benéfico

Mesmo que você não esteja sofrendo com uma infestação específica, os percevejos Nabidae são com certeza um ótimo complemento para o seu jardim. Eles são insetos maravilhosos para comer criaturas nocivas, como ácaros, pulgões, vermes de repolho e lagartas.

Como atraí-los: Plantar hortelã e erva-doce para tornar o seu jardim uma  verdadeira residência para os percevejos Nabidae.

8 .  Abelhas

abelha

Embora esta seja óbvia, as abelhas são essenciais para a polinização de qualquer jardim. Se você cultivar qualquer tipo de fruta, verdura ou flores polinizadoras, vai querer que seu quintal seja o melhor lar para suas abelhas.

Como atraí-las: As abelhas virão onde quer que haja néctar. Plantas Perenes, anuais coloridas e muitas frutas e legumes.  Veja AQUI as  melhores plantas  para um jardim que atrai ás abelhas, e AQUI estão algumas outras maneiras de salvar as abelhas.

9. Lacewings Verdes

inseto benéfico para o jardim

Os Lacewings  verdes não são apenas um belo inseto para admirar no seu quintal, eles também são extremamente práticos e comem uma várias pragas desagradáveis em seus estágios de larvas, incluindo pulgões, moscas brancas, cigarrinhas e cochonilhas. Para ter uma ideia, os lancewings podem consumir até 600 pulgões por dia, quando estão no estágio larval.

Como atraí-los: Plantar coentro, angélica ou endro.

Você também pode comprar ovos de lacewings verdes online ou em alguns viveiros.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.