10 maneiras brilhantes que você pode ajudar a salvar as abelhas

1

Neste artigo, deixo 10 maneiras brilhantes que você pode ajudar a salvar as abelhas

As abelhas são responsáveis pela polinização de muitas de nossas principais frutas e hortaliças. Na verdade, sem a ajuda delas, mais de um terço do suprimento de nossa safra poderia estar em risco de desaparecer. Sem as abelhas, poderíamos ter que dizer adeus as amêndoas, maçãs, damascos, mirtilos, morangos, tomates e abobrinha, para citar apenas alguns.

O alarmante é que com a extinção das abelhas  a queda no leque de alimentos, pode se dizer que seria muito difícil  sustentar a população global.

A ordem agora, e mais urgente, é salvar essa maravilha para um bem comum.

10 coisas que você pode fazer para salvar as abelhas

1. Apoie os agricultores orgânicos locais

Dado que os inseticidas são citados como sendo a principal causa do declínio das abelhas, a mudança para a agricultura orgânica é o primeiro passo lógico. Os agricultores biológicos trabalham com a natureza e as estações do ano para cultivar as suas culturas, sem o uso de pesticidas nocivos, apoiando tanto a biodiversidade como a abelha fazendo uso do controle biológico. 

Faça uma visita ao mercado local da sua cidade, conheça as pessoas que cultivam alimentos organicamente e admire a grande variedade de frutas frescas, verduras e ervas locais e sazonais. Supermercados com comida pré-embalada nunca mais será a mesma, e a compra orgânica beneficia as abelhas, os agricultores locais, o meio ambiente e principalmente a sua saúde!

colheita de cenouras orgânicas

2. Pratique jardinagem orgânica em casa

Produtos químicos que matam as abelhas não são encontrados apenas em práticas industriais, mas também em muitos inseticidas domésticos. Certifique-se de usar apenas sementes orgânicas certificadas, herbicidas e repelentes de insetos naturais ou, melhor ainda, faça o seu próprio.

Os jardineiros mais ativos podem considerar fornecendo todas as condições adequadas para adotar um ecossistema diversificado e equilibrado em seu jardim, incentivando uma variedade de pássaros, borboletas, polinizadores e outros animais selvagens, a fim de manter as pragas sob controle, da maneira que a natureza pretende.

Dê uma olhada nos nossos Artigos de Jardinagem para mais dicas e idéias sobre jardinagem orgânica.



3. Plantas e flores que atraem abelha

Atraia essas criaturas de grande valor para o seu jardim, enchendo-o com plantas vibrantes e amigáveis às abelhas. Você não só será favorecido com uma variedade de cores quando sair pela sua porta, mas também apreciará belos aromas, flores sazonais frescas para sua cozinha e  mesa e ervas orgânicas colhidas diretamente da sua horta.

Se você está tem um espaço pequeno, tente plantar  na sua varanda, em vasos de janela ou em cestos – as abelhas vão agradecer por isso!

Veja AQUI plantas com flores para atrair abelhas ao seu jardim.

4. Compre mel local

Compre mel orgânico local em oposição a marcas de supermercados produzidas em massa. Seus apicultores locais são muito mais propensos a se preocupar com a saúde e o bem-estar de suas abelhas do que as grandes empresas de produção, que se concentram apenas em seus lucros.

Você com certeza vai  pode encontrar um fornecedor local de mel e pode ter certeza que vai se deliciar muito mais que os de supermercado.

5. Torne-se um apicultor

Este definitivamente não é para todos! É preciso um certo tipo de pessoa para vestir da cabeça aos pés roupas de proteção e passar o dia em torno de insetos que inevitavelmente lhes darão uma picada ou duas. Mas se você estiver interessado em aprender em primeira mão como essas criaturas cativantes contribuem para o nosso mundo e estão preocupadas com a conservação, isso só depende de você.

apicultor

6. Adote uma colmeia

Se você não está preparado para o desafio de cuidar  das abelhas, mas está interessado em salvar essas incríveis criaturas, você pode sempre “adotar uma colmeia”. Contacte o seu apicultor local ou associação nacional para ver se eles oferecem este programa. Por uma taxa anual, você estará apoiando o trabalho dos apicultores, e receberá mel e produtos à base de mel de sua colmeia adotada, junto com pacotes de informações e outras guloseimas. Você pode até ter a oportunidade de visitar suas abelhas!

7. Montar um bebedouro para as abelhas

Agora que você  se livrou  de inseticidas desagradáveis no seu jardim e está atraindo ativamente polinizadores por meio de flores e arbustos, é uma boa ideia montar um local de descanso para abelhas cansadas. Depois de todo o trabalho que fazem, uma abelha pode se desgastar facilmente e não é raro ver uma abelha solitária deitada no chão, aparentemente morta, enquanto tenta reunir energia para encontrar comida e água fresca.

Dê-lhes uma ajuda, montando este Bebedouro para as  Abelha DIY fácil ou, para um impulso adicional, misture um pouco de xarope de água com açúcar. Nunca dê a abelhas adoçantes artificiais ou mel, que podem conter vestígios de vírus que podem ser transmitidos.

abelhas bebendo água

8. Saiba mais sobre essas criaturas cativantes

Embora ninguém  gostaria de ouvir que a população de abelhas do mundo está ameaçada, muitos podem rejeitar a idéia de atrair abelhas para o jardim. No entanto, é importante entender que, ao contrário de vespas e marimbondos, as abelhas não são agressivas e não picam, a menos que se sintam ameaçadas.

Aprendendo a agir em torno de uma abelha, você evitará ser picado e não precisará temê-la. As abelhas realmente morrem depois de picarem você (embora outros tipos de abelhas não o façam), o que deve provar que elas não atacarão a menos que seja absolutamente necessário!

As abelhas são atraídas por roupas de cores vivas, portanto, use cores claras no jardim e evite produtos de beleza muito perfumados ou perfumes . Elas são freqüentemente encontrados na grama, então observe onde você pisa e usa sapatos ao cuidar do jardim ou brincar.

Se uma abelha ficar perto de você, não tente espantar – apenas fique parado e ele logo vai “zumbir”! Se você ainda não estiver confortável com a idéia de abelhas em seu jardim ou bairro e encontrar uma colméia indesejada,  entre em contato com o apicultor local, que a removerá com segurança, sem fazer danos ao seus habitantes.

9. Lute em nome De Abelhas

A menos que haja uma grande mudança legislativa ou protestos público, a agricultura industrial continuará a usar esses pesticidas que matam abelhas e fazem práticas agrícolas destrutivas. Fale para influenciar os governos e empresas que podem fazer essas mudanças acontecerem.

Precisamos pedir mais estudos sobre a saúde e o bem-estar das abelhas para que possamos entender melhor o impacto devastador que essas práticas estão tendo em nossos polinizadores, nosso meio ambiente e nossa própria saúde.

Encoraje o seu governo ou conselho local a preencher espaços públicos com plantas apícolas e peça para conservar o que resta do habitat natural da abelha em florestas, pradarias e sebes.

 “Precisamos do seu apoio na luta por uma agricultura que não destrua as florestas e nossa rica biodiversidade, nem envenene a população! Faça parte do movimento #SalveAsAbelhas. Some sua voz! Juntos poderemos ajudar a proteger as abelhas, o meio ambiente e a saúde das pessoas.” ????

ASSINE A PETIÇÃO DO GREENPEACE 

10. Conte a um amigo

Por último, mas não menos importante, ajude a aumentar a conscientização sobre a situação das abelhas para que possamos conscientizar e trabalhar juntos para salvar as abelhas que trabalham duro no mundo e nossos futuros suprimentos de alimentos!

Partilhar este artigo é uma excelente forma de começar, por isso publique um link no seu Facebook, envie um tweet para os seus seguidores, afixe-o na sua conta do Pinterest ou envie-o por correio eletrónico para quem o ajudar a divulgar esta importante mensagem.

Quem sabe? Talvez nós realmente podemos fazer a diferença!

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Pingback: Dia Mundial Das Abelhas - Allwood Óculos De Madeira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.