Perigos da planta Narciso – É muito Toxica!!

0

Narcisos, eles são realmente tóxicos?

Os narcisos contêm princípios tóxicos que podem afetar o sistema circulatório (especialmente o coração), o sistema digestivo (fígado, estômago, intestino ou rins), bem como o sistema nervoso.

Estes são os principais componentes tóxicos do narciso

  • Alcalóides: narcissina, galantamina, pluvina, metil-pseudoliclorina, masonim, homolocorina (toda a planta, especialmente os bulbos).
  • GliOxalatos: oxalato de cálcio (planta inteira, especialmente bulbos)cosídeos escillaina (toda a planta, principalmente os bulbos).
  • Oxalatos: oxalato de cálcio (planta inteira, especialmente bulbos).
  • Óleo essencial
Narciso branco

Narciso branco

Narcisos e seu uso medicinal

O óleo essencial de alguns narcisos tem propriedades antitússicas e narcóticas. Foi usado no século 19 como um medicamento para tratar a tosse convulsa.

Remédios eméticos ( indução do vômito)  eitos do bulbo ou das flores para substituir o xarope de ipecacuana, que é um xarope feito com a raiz da planta brasileira Psychotria ipecacuanha.

Devido à alta toxicidade dessas plantas, não é aconselhável usá-las para fazer remédios caseiros.

Principais sintomas de envenenamento

Os princípios venenosos desta planta são muito fortes, principalmente devido ao alto teor de narcissina e scillain nos bulbos.

Sua capacidade de envenenar é tão alta que o extrato dos bulbos, se entrar em contato com o sangue por um ferimento, pode paralisar o coração.

Narciso do prado

Narciso do prado

 Principais sintomas de envenenamento 

Ingestão da planta:

  • Problemas digestivos: são produzidos pela ingestão das folhas, flores ou bulbos da planta. Entre os efeitos negativos do consumo dessa planta estão: dores estomacais e intestinais, vômitos, náuseas, diarréia, incapacidade de engolir, danos ao fígado, estômago e intrestinas (úlceras gastrointestinais).
  • Problemas circulatórios: diminuição da freqüência cardíaca, hipertensão. Em casos graves, parada cardiorrespiratória.
  • Problemas no sistema nervoso: tremores, convulsões, falta de jeito mental e física, dor generalizada e, em casos graves, paralisia do sistema nervoso central.

Quando temos contato com a planta:

O simples contato com a planta é capaz de produzir dermatites de contato, que costumam afetar quem manuseia essa planta sem usar luvas.

Efeito tóxico da planta narciso em animais

Animais que comem as folhas ou flores dessa planta causam dor abdominal, vômito e é tóxica para a maioria dos animais, exceto para pássaros.

Afeta vacas, cães e cavalos. Uma colher e meia de sopa desta planta é suficiente para matar um cachorro ou mesmo um cavalo.

O extrato de bulbo de narciso tem sido amplamente utilizado no Norte da África como um produto para envenenar pessoas ou animais.

Narciso junquilho

Narciso junquilho

Diferentes espécies de narciso

Um exemplo de narcisos que têm essas propriedades mencionadas acima são os seguintes:

  • Narciso branco (Narcissus papyraceus)
  • O junquilho (Narcissus dubius
  • O narciso dos prados (Narcissus pseudonarcissus)
  • O Narciso dos poetas (Narcissus poéticus)
  • Narciso da montanha (Narcissus requienil Roemer Narcissus assoanus)
Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.