Cuidado!!  Nunca tenha estas plantas dentro de casa Pode ser perigoso!

0

Se você adora plantas, é mais do que provável que já tenha algumas dentro de casa. Mas existem algumas espécies de plantas que você nunca deveria ter dentro de sua casa . O contato de alguns de seus componentes com o corpo humano pode gerar desde irritações e reações alérgicas até problemas mais importantes. No entanto, você pode tê-las em seu jardim ou em um lugar onde não sejam tocados por crianças e animais de estimação.

7 plantas que você nunca deve ter dentro de casa

1 – Comigo ninguém pode .

É uma planta ornamental  muito popular pois não precisa de muita luz. O problema dessa planta é que ela tem uma seiva que queima e incha  a língua que pode bloquear a entrada de ar no seu corpo.

Pode ser até fatal se grandes quantidades forem ingeridas em humanos e animais. Aliás, seu nome “comigo-ninguém-pode” vem, exatamente, dessa sua característica um tanto perigosa.

2 –  Narcisos

Os narcisos contêm substancia tóxicas que podem afetar o sistema circulatório (especialmente o coração), o sistema digestivo (fígado, estômago, intestino ou rins) ou o sistema nervoso.

3 –  Crisântemo ou margarida

O crisântemo é uma das plantas mais eficazes na eliminação de substancias voláteis (como benzeno, formaldeído, percloroetileno, estireno, tolueno e xiren) que poluem o ar e podem afetar a saúde das pessoas. No entanto, também oferece um lado negativo: está na lista de plantas tóxicas porque produz muito polên. Que entre seus componentes existem elementos que podem causar alergia e dermatite ao contato. Os sintomas mais comuns são  irritação, vermelhidão, bolhas e coceira na pele.

4 – Hortênsia

As  hortênsia, planta nativa do Japão, China, Coréia e outras regiões asiáticas, oferecem uma grande beleza ornamental, mas também tem um alto teor de hidrangerina que, quando ingerido, produz um efeito semelhante ao do cianeto: paralisa a respiração celular.

Consequentemente, os sintomas para a pessoa que a consome acidentalmente podem variar de dor de estômago, diarreia, vômitos, taquicardia, sufoco e até mesmo parada respiratória embora o gosto desagradável desta planta faça que ingerir essa planta possa ser improvável.

5 – Imbé

É uma das plantas ornamentais muito  comum encontradas em ambientes internos e externos. No entanto, é tóxico para humanos e animais de estimação, causando queimadura, inflamação, vômito e diarréia.

6 –   Jibóia ou hera-do-diabo

É um parente próximo do imbé e é muito fácil de manter. Infelizmente, se ingerido, produz os mesmos sintomas. Melhor evitar chegar muito perto

7 –  Bico de papagaio

Flor de natal, poinsétia  ou rabo de arara é tóxica em todas as partes desta planta ornamental. A seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, inchaço nos lábios, boca, língua, dor, queimação e coceira.

O contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão.  A ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.

Estas plantas ornamentais, embora sejam muito bonitas e decorativas, é preferível não as ter em casa, especialmente se houver crianças e animais de estimação. É melhor procurar plantas inofensivas como o bambu ou algumas das dez plantas a seguir.

10 plantas que deve ter dentro de sua casa

Além de darem vida ao lar, existem plantas que trazem outros benefícios, seja como ingredientes para a cozinha ou como remédios naturais para diversos males.

A ideia aqui seria substituir certas plantas ornamentais por plantas que, além de belas, possuem valiosas propriedades medicinais ou culinárias ou ambas.

1 – Lavanda

Essa planta aromática tem muitos benefícios, embora os mais comuns estejam relacionados ao sistema nervoso. Seu aroma ajuda a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e insônia e suas propriedades atenuam dores de cabeça e musculares.

2 – Arruda

Seu uso em excesso pode ser prejudicial, mas em pequenas doses em forma de chá, funciona como uma espécie de sedativo, ideal para combater o estresse, ansiedade e insônia. Da mesma forma, ajuda em algumas dores de estômago e cólicas e é muito bom no tratamento de enxaquecas.

3 – Absinto

Esta planta é usada principalmente para problemas gastrointestinais como flatulências, má digestão, mau funcionamento do fígado e mau hálito. Também ajuda a aliviar dores reumáticas, artrite, tensões e dores causadas pela menstruação.

4 – Arnica

Graças a suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias a arnica é usada para dores musculares, inchaços, hematomas, estrias e acne, em forma de extrato, pomada ou infusão. No entanto, você deve ter cuidado ao aplicá-lo porque  pode causar reação e irritação em peles delicada

5 – Manjericão

Planta aromática e fácil de conservar, muito utilizada na cozinha. Suas folhas fazem parte de pizzas, massas, saladas, sopas e peixes. Em questões de saúde, o manjericão é usado contra náuseas, vômitos, cólicas e parasitas intestinais. Suas propriedades servem para acalmar os nervos, melhorar o sistema imunológico e combater a acne.

6 – Hortelã verde

É uma das plantas mais utilizadas. Pode ser tomado no chá para eliminar a inflamação do estômago, indigestão, tonturas e náuseas. Seja em essências ou através de suas folhas, a erva cura dores de cabeça, é útil contra queimaduras, picadas de insetos e irritações na pele. Também é utilizado no preparo de bebidas e é um excelente condimento. Experimente colocar um pouco em um caldo de galinha e você verá como melhora significativamente o sabor.

7 – Alecrim

Devido aos seus componentes, a essência desta planta reduz o estresse e a ansiedade. Acalma a enxaqueca, melhora a circulação sanguínea e estimula o crescimento do cabelo. Na cozinha, é utilizado para temperar diversos pratos e como chá, auxilia como analgésico, facilita a digestão das gorduras e ajuda a limpar a vesícula biliar.

8 – Menta

Seu cheiro característico e fresco, ajuda a combater o mau hálito e a limpar o trato respiratório. Se for consumido como chá, é útil para quem sofre de inflamação ou irritação do estômago, cólicas ou gases. Em óleo é usado para reduzir dores reumáticas e também é útil para cozinhar. Pois bem, dé um toque de frescura a saladas, pratos principais, sobremesas e até bebidas.

9 – Camomila

É consumida principalmente em infusão para curar dores de estômago e indigestão, pois seus compostos auxiliam na regeneração da mucosa gástrica, por outro lado, reduzem o desconforto da menstruação e servem para aliviar infecções oculares, hidratar nariz e garganta e como se não bastasse, suas propriedades relaxantes nos ajudam quando estamos tristes ou tensos.

10- Aloe vera

Também chamada como babosa, tem fácil manutenção e múltiplos benefícios. Suas propriedades antinflamatórias ajudam a acalmar dores musculares e reduzir o inchaço causado por golpes e picadas de insetos.

O suco controla gastrites ou colite e o gel, serve para descongestionar as vias respiratórias.  Por exemplo, se tiver tosse, pode aplicar  no peito e nas costas,  coloque uma toalha sobre essas áreas e durma. No dia seguinte estará como novo.

aloe vera plantaAgora , você já sabe, que existem algumas plantas ornamentais que podem ser perigosas e que podem ser substituídas perfeitamente por algumas plantas medicinais e comestíveis e lindas  . Faça a troca e você vai sentir muito mais prazer em ter  e cuidar das plantas por toda a casa.


Video deste artigo

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.