Veja a maneira correta de afiar suas facas

0

facas afiadas

Até mesmo as melhores facas perdem o fio ao longo do tempo. A boa noticia é que  é muito fácil afiar a faca se você tiver a ferramenta certa e souber usá-la.

Facas afiadas podem reduzir seu tempo de preparação pela metade e, acredite ou não, elas são realmente muito mais seguras do que facas que não estão afiadas porque estas podem escorregar e te cortar.

Veja como é fácil usar, uma chaira, pedras de afiar ou um afiador de facas.

Antes de continuar a ler, leve em conta que estamos falando de facas, canivetes e cutelos de aço carbono. Essas orientações não são para espadas, naginatas ou machados.  Facas de cerâmica são mais difíceis de afiar e se deve usar pedras diamantadas ( melhor) ou lixas d’água. Facas japonesas devem ser afiadas apenas de um lado, visto que seu bisel é de 70%- 30% e não 50%-%50% como nas facas americanas e européias.

Assim que faz

# pedra de afiar de água

1 – Encharcar a pedra

Antes de utilizar a pedra de afiar, deve-se deixá-la totalmente submersa em água de 5 a 10 minutos. Retire da água e posicione em cima de um pano úmido ou uma base adequada com o lado áspero para cima.

obs: Evite as pedras á  óleo – elas são difíceis de usar corretamente, mesmo para os profissionais da cozinha.

pedra de afiar de molho

2 – Segure a faca

Se você estiver afiando uma faca de chef, segure-a semi-paralela contra a pedra em um ângulo de 20 graus com uma mão na alça e a outra na parte superior da lâmina.

O ângulo de 20 graus deve ser aproximadamente a largura de um dedo  ou ainda menor para facas que exigem uma borda mais fina.

3 – Deslize sobre a pedra 

Começando com a base da faca, chamada calcanhar, deslize a lâmina lateralmente ao longo da pedra enquanto puxa a lâmina em sua direção, de modo que o ponto de contato deslize do calcanhar até a ponta. Aplique pressão moderada, especialmente ao trabalhar neste lado grosso da pedra.

Mantenha as pontas dos dedos na borda superior da lâmina para manter o ângulo.

técnica afiar faca

4 – Siga esta regra 

Repita este movimento: 10 vezes de cada lado, depois 5, depois 3, depois toque único alternando entre direita e esquerda 6 vezes.

Facas com bordas mais finas podem demorar um pouco mais para afiar; eles normalmente são feitos de aço carbono  que é mais duro do que o aço  que a maioria das facas de chef do ocidente é feita.




5 –  Polir a lâmina

Vire a pedra de água para o lado  fino para polir as bordas. Repita os movimento com um toque ligeiramente mais suave.

6 – Lave a lâmina e use 

Lave a lamina com cuidado e está pronta para ser usada.

# Usar um afiador de facas

Existem vários modelos de afiadores de faca,  desde um manual e mais barato até afiadores elétricos bem caros e todo customizado.

A maneira mais fácil e rápida de afiar uma faca é sem dúvidas nenhuma usar um afiador de facas, mas a maioria deles tem má fama de destruir a faca ao longo do tempo portanto antes de usar um, faça uma pesquisa e leia opiniões para saber se a ferramenta é ou não é de boa qualidade.

afiador de faca

Como funciona um afiador de faca manual

Afiador de faca possui duas ranhuras :  uma fina e uma grossa . A Ranhura fina tem a função de amolar a faca. Isto é,  não afia a faca propriamente dito, mas sim realinha a lâmina.  Isso quer dizer que essa ranhura fina não vai retirar partículas do aço da lâmina.

O lado grosso sim que vai afiar a sua faca e com isso, retirar partículas de metal para deixar a lâmina bem afiada.

O que é legal sobre este sistema é que ele te poupa de estar tentando descobrir o ângulo correto para  afiar a faca. O seu mecanismo tem dois bastões cruzados com o ângulo correto que já vem determinado da fábrica.

Para usar esse afiador manual é muito simples, é só pegar uma faca de cozinha ou qualquer outra faca e colocar na ranhura  e puxar.

Como usar

Usar esse afiador é muito simples.

Basta pegar uma faca, insertar a base na ranhura fina e puxar  na sua direção passando toda a lâmina pela Ranhura.  Não precisa fazer nenhum tipo de pressão, simplesmente passar a faca.  repita esse processo por três a quatro vezes.

Essa ranhura fina, o que faz é somente realinhar a lâmina da faca que ficou um pouco desalinhada com o uso e cortes.  Você pode realinhar sua faca a cada hora ou duas horas de uso ou até mesmo mais vezes porque esse processo não vai retirar nada do aço da lâmina. Isto é …não vai desgastar a faca.

afiador de faca

Mas, de tempos em tempos você terá que afiar realmente sua faca e é quando você vai usar o lado grosso, e neste lado sim que vai  tirar o aço da lâmina. Quando se tira o aço da lâmina, redefinimos o gume.

Para  tirar o aço da lâmina, usar a ranhura grossa, temos que aplicar uma leve pressão para baixo. É o mesmo movimento que fizemos antes mas pressionando um pouco para baixo.

Coloque a base da faca e puxe na sua direção, fazendo que toda a lâmina passe pela ranhura. Você vai escutar desde o começa até o final o som de “moendo a lâmina”.   Repita esse movimento de 3 a 6 vezes para redefinir o gume . Após esse processo passe a lâmina pela ranhura fina umas 2 vezes somente para finalizar o processo.

A lâmina da faca vai ficar como nova.

# Como amolar a faca  com uma chaira

A chaira é a ferramenta mais popular para amolar uma faca mas não afia a lâmina. Ela é usar somente para realinhas a lâmina que saiu do prumo com o uso e cortes. é uma ferramenta que se pode usar a cada hora de uso para fazer cortes limpos, mais fáceis e mais rápido.

Veja AQUI COMO USAR UMA CHAIRA 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.