COMO CONSERVAR O CIMENTO

0

O  cimento  pode ser facilmente arruinado se não for armazenado corretamente.

O que deve fazer para conservar o cimento

1. Mantenha o cimento protegido da umidade.

O cimento é altamente sensível à umidade e começa a endurecer e formar grumos quando entra em contato com a água ou umidade. Ao armazenar sacos de cimento no local, é importante que eles sejam mantidos protegidos contra a chuva, inundações, vazamentos, etc, bem como a umidade (umidade presente no ar).

Os sacos de cimento devem ser armazenados em uma estrutura seca e fechada, protegidos das chuvas e da umidade, e os sacos de cimento empilhados devem ser mantidos cobertos com uma lona impermeável.

2. Não coloque sacos de cimento diretamente em pisos de concreto ou madeira

Para proteger os sacos da umidade que sai do chão, é ideal  armazenar os sacos em uma superfície elevada com um plástico impermeável embaixo.

cimento empilhados de forma alternada sobre uma base elevada

3. Mantenha os sacos de cimento protegidos durante o transporte.

Para evitar que as bolsas sejam perfuradas ou danificadas, certifique-se de  retirar quaisquer objetos pontiagudos  do veículo antes de carregar os sacos

Ao carregar os sacos de cimento, certifique-se de que eles estão empilhados em posições alternadas, cobertos com uma lona ou plástico à prova de água e amarrados de forma segura para evitar movimentos durante o transporte.

4. Armazene sacos de cimento separadamente

Não guarde os sacos de cimento com fertilizantes ou outros produtos, uma vez que qualquer contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do produto.

5. Faça rotação com os  sacos de cimento.

A força do cimento deteriora-se com o tempo, portanto,  faça uma rotação com o estoque para garantir a usabilidade. Verifique a data do fabricante e use o estoque mais antigo primeiro.

6. Manusear os sacos de cimento cuidadosamente

Ao manusear os sacos de cimento:

  • Certifique-se de que os sacos de cimento não caíram. Isso pode enfraquecer e danificar a embalagem.
  • Dê uma girada no saco de cimento antes de levanta-lo.  Isso ajuda a soltar o cimento e reduz as chances do saco se partir.
  • Ao transportar sacos de cimento individuais, não os carregue segurando nas extremidades. Certifique-se de que o saco fique apoiando na parte inferior. Isso evita que  o saco ceda no meio e rasgue e também reduz o peso nos ombros e nas costas.
  • Certifique-se de que os sacos de cimento não estejam armazenados de pé ou de lado, mas colocados de forma plana com a parte larga para baixo.
carregando o cimento de forma errada e correta

Foto: Via

7. Proporciona ventilação adequada quando armazenados em pallets em armazéns

Ao armazenar sacos de cimento em armazéns, assegure-se de que seja fornecida ventilação adequada para evitar o acúmulo de ar úmido.

Para conservar, por um longo período, o cimento em  pó de um saco aberto, retire-o da embalagem e coloque-o em um balde de plástico muito bem fechado com uma tampa que evite a entrada do ar.

8. Armazene cuidadosamente o resíduo de cimento

O cimento  que sobra e ficou em sacos  rasgados ou abertos deve realmente ser usado primeiro, mas idealmente eles devem ser re-ensacados em sacos de plástico ou sacos de lixo pesados muito bem seladas de forma segura com corda ou fita adesiva.

 Com  conservar os sacos de cimento abertos

Ideia 1

Para conservar, por um longo período, o cimento em  pó de um saco aberto, retire-o da embalagem e coloque-o em um balde de plástico muito bem fechado com uma tampa que evite a entrada do ar.

guardando resto de cimento dentro de balde lacrado

No topo do balde, colocar o saco de plástico preto ( saco de lixo), dobrado, preso com um cordão  bem apertado e por cima  do plástico colocar  a tampa do balde.

Desta maneira o cimento vai ficar muito bem protegido da umidade do ar e pode ser conservado por muito tempo.

Ideia 2

Outra maneira de conservar o cimento que sobrou de um saco é re-ensacar novamente em saquinhos pequenos de plástico .

Colocar em sacos pequenos é o ideal para ter e desembalar somente o necessário para usar em pequenas obras. Outra vantagem também é que por ser muito pesado, fica muito mais fácil transportar em pequenas quantidades.

guardando saco de cimento em saco plástico pequeno

Para armazenar esses pequenos sacos, que ainda não estão completamente protegidos da umidade do ar, é coloca-los, todos juntos  dentro de outro saco grande mais resistente, vedar bem  e lembrar de nunca deixar diretamente sobre o chão.  O melhor seria colocar encima de pallet forrado com plástico.

Conclusão:

O cimento sempre vai endurecer sob o clima e ambiente úmido, mesmo se o saco estiver sob um telhado.

Portanto proteja o seu bolso. Evite pagar duas vezes pelo cimento se você pode fazer uma boa embalagem  e preservar seu material  por muito mais tempo !!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.