Como Tirar e Recolocar Azulejos Sem Quebrar

2

Muitas vezes é necessário remover os azulejos sem quebrá-los. Por exemplo:

  • Os azulejos estão quebrados e deve substituir.
  • Você deseja fazer um designer diferente na parede colocando outro modelo de azulejo do existente.
  • Você precisa ter acesso a algum cano escondido detrás de uma parede de azulejos.

Remover as peças  de azulejo sem quebrá-las é apenas parte do trabalho. Se você planeja reutilizá-los, você também terá que limpar a parte de trás do azulejo. Isso significa remover a argamassa velha.

 

Quando tiver que retirar o azulejo do banheiro ou da cozinha teremos que fazer no maior cuidado possível tentando retira-lo inteiro sem quebrar porque muitas vezes não temos guardado em estoque o azulejo usado ou até mesmo já saiu de circulação e venda nas lojas. Portanto prepare-se para uma tarefa  que pode ser Fácil mas que vai precisar de muita paciência.

Com a técnica abaixo pode ter 70% de sucesso (para 100 azulejos removidos, vai quebrar uns 30… ou não). A chave é progredir lentamente e abster-se totalmente de usar a força bruta.

Você vai precisar

  • Espátula
  • formão
  • Bacia com água
  • cimento
  • pano úmido

Assim Que Faz

Azulejos estufados na parede e necessitam ser removidos

Os azulejos desta parede estão estufados.

Passo 1

O primeiro passo é ir “arranhando” o rejunte com a ajuda de uma espátula, estilete ou ponta de uma faca. Esse trabalho exige paciência e cautela tomando o cuidado para que os azulejos, ao soltar, não escorra pela parede e  quebre.

Lembre-se, que neste caso em específico, eles estão presos somente pela massa do rejunte e no centro eles estão soltos porque estão estufados.

passar o estilete ou um objeto pontiagudo no rejunte.

Passo 2

Após retirar todos os azulejos, colocar em uma bacia com agua e deixar um tempo de repouso para que amoleça o resto de argamassa colada no ladrilho. Úmido assim poderá ser retirado mais facilmente.

Passo 3

Usando um Martelo e um formão, retire todo o excesso de cimento velho e seco da parede. Note que fica uma crosta bem grossa e isso tem que ser retirado porque vamos colocar uma massa nova, para ter uma aderência perfeita.

Passo 4

Depois que retirar toda essa argamassa velha é o momento de de fazer uma nova massa de cimento.

Passo 5

Com o azulejo limpo dos restos de cimento velho, podemos colocar a massa  de cimento nova.

passo 6

Prepare a parede para receber o azulejo. Com um pano úmido retire todo o pó e sujeira que estar acumulada. Com a parede umedecida  evita que a parede “chupe” a água da massa de cimento e essa fique ressecada.

parede umedecida com um pano e aplicando o azulejo novo

Passo 7

Encaixar o azulejo coincidindo com o de baixo. É sempre bom deixar um pequeno espaço entre eles para não acontecer o que aconteceu….com o calor eles ficaram  estufados na parede porque não havia espaço para expandir e quase soltaram e caíram da parede.

colocando os azulejos deixando um pequeno espaço para o rejunte

Passo 8

Bater suavemente sobre a peça, até alcançar uma profundidade ideal e a superfície fique completamente nivelada com a peça ao lado e abaixo.

Passo 9

Limpar todo o resto com um pano úmido e pronto. Como podem ver, não tive sorte com algumas peças e elas quebraram e como não tinha mais para vender, tive que colocar tons diferentes na parede. Mas não acho que ficou mal…até gostei!

parede pronta com azulejos diferentes

 

 

Share.

2 Comentários

  1. Avatar
    Eduardo Araújo on

    Olá!

    Obrigado pela dica.

    Uma pergunta: a técnica para assentar azulejos antigos é diferente da técnica para assentar azulejos modernos? Vi que você usou massa de cimento, mas não sei o quão antigo seu azulejo é.

    Vou instalar azulejos dos anos 50. Você tem alguma recomendação específica?

    Obrigado!

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.