Como cultivar tulipas em vasos e direto no solo

0

Como cultivar tulipas em vasos ou direto no solo

Plante tulipas no outono para uma primavera cheia de lindas e atraentes flores coloridas.

A história das tulipas é mais estranha que a ficção. É difícil acreditar que essas plantas resistentes ao tempo frio e suas distintas flores vivas já estiveram no centro de grandes fortunas ganhadas e perdidas; desencadeou frenesi em massa na Turquia e nos Países Baixos; influenciou a moda e a arquitetura e até mesmo, no auge de sua popularidade, foram considerados mais valiosos do que a propriedade.


Felizmente hoje em dia, com mais de 3000 variedades registradas, as tulipas são amplamente acessíveis. Elas são amadas por suas flores delicadas, cores vibrantes e hastes fortes que as tornam perfeitas para arranjos florais.

Mesmo jardineiros urbanos e iniciantes podem experimentar a plantar tulipas com tranquilidade, pois você pode fazer lindos vasos e eles vão iluminar qualquer canto do seu jardim. Tulipas são tão infalíveis que você pode até fazê-las crescer sem terra em um vaso com água. Sim, de verdade!

Veja como cultivar tulipas, tanto em canteiros de jardim quanto em vasos.

tulipas diferentes cores

O melhor clima para a plantação de tulipas.

Embora se acredite comumente que as tulipas se originaram nos Países Baixos, elas são na verdade nativas da Ásia Central e da Turquia. Os bulbos foram desenvolvidos para suportar invernos frios.

A maioria das tulipas exigirá sol total para florescer e só pode tolerar condições parciais de sombra.

No entanto, durante seu período inativo, após a morte das flores, elas exigirão uma temperatura fria mais longa e condições geladas.

Uma vez que a maioria das partes do Brasil não atingem temperaturas baixas o suficiente para começar a florescer, pode ser necessário criar um falso ‘inverno’ colocando os bulbos na geladeira.

A melhor hora para plantar tulipas

O Dia das Mães é uma data popular para o plantio de tulipas, mas a qualquer momento do final de abril ao início de maio dará aos bulbos a melhor chance de floração. Isso porque a temperatura da terra será mais fria.

Antes da estação de plantio, guarde os bulbos em um lugar fresco, escuro e seco (ou na gaveta de legumes da sua geladeira).

Bulbos de tulipa geralmente requerem um longo período de frio para prosperar. Certifique-se de ler as instruções na embalagem para garantir que seus bulbos estejam armazenados corretamente.

Comprando Bulbos de Tulipas

Tulipas estão disponíveis em várias cores e variedades diferentes, são altamente colecionáveis e, sem surpresas, existem milhares de pessoas que o fazem.

Para evitar perder as tulipas que você gostaria de cultivar, é uma boa idéia começar a comprar seus bulbos o mais rápido possível.

Como plantar tulipas em seu jardim

Na maioria das vezes, o plantio de tulipas segue o mesmo procedimento que outros bulbos de floração da primavera.

Selecione um lugar ensolarado no jardim para plantar suas tulipas. Certifique-se de que o chão drene bem. A melhor época para plantar é quando o solo esfriou, que é por volta do final de abril a início de maio.

Enquanto alguns fornecedores de bulbos vendem pré-refrigerado, outros podem precisar se refrigerar por um período de 4 a 8 semanas antes do plantio.

bulbos de tulipa sobre solo

Foto: via

Certifique-se de que o bulbo esta apontando para cima. Os bulbos de tulipa terão uma base plana, por isso certifique-se de que está descansa na terra, enquanto a ponta do bulbo aponta para o céu.

Plante o bulbo a 10cm de profundidade.

Regue ocasionalmente e para a primavera, esperar ver uma impressionante exibição de flores divinamente formosas.

tulipa no jardim

Como cultivar tulipas em um vaso.

Tulipas podem ser cultivadas em vasos e fazer um  arranjo impressionante e colorido quando plantadas juntas.

Escolha um vaso largo e raso com boa drenagem. Adicione uma mistura de adubo para vasos de boa qualidade e encha-o de meio a dois terços.

Coloque um grupo de bulbos no vaso, deixando apenas um pequeno espaço entre cada um. Plantando vários bulbos  juntos, as hastes das flores vão se apoiar umas às outras e criar um grupo apertado de flores bonitas.

Os bulbos de tulipa têm uma base plana, por isso certifique-se de que a base está virada para o fundo do vaso enquanto a extremidade pontiaguda do bulbo aponta para o céu.

tulipas em vaso

Foto: via

Uma vez que os bulbos tenham sido colocados no vaso, cubra-as com uma camada de terra de 2 cm. e molhe.

No Brasil, as tulipas florescem durante os meses de primavera, e as brotos vão florescer entre setembro e novembro. Em média, as tulipas florescerão durante um período de cerca de seis semanas ou mais antes de morrerem.

Uma vez que as flores desapareceram, deixe a planta morrer naturalmente. É durante esse tempo que o bulbo é reabastecido para a próxima estação de floração.

Os bulbos de tulipa que você planta em um vaso também devem permanecer úmidos durante os meses de inverno. No inverno frio, com geadas ocasionais, o vaso pode secar completamente.

Veja AQUI como cultivar tulipas na água e forçar a floração.

tulipas em vaso

O que fazer com as tulipas depois que elas  floresceram?

Você saberá que suas tulipas terminaram de florescer quando as flores começarem a ficar marrons.

Saber o que fazer com os bulbos de tulipas depois de terminar em floração dependerá se são uma planta anual ou perene. Muitas novas variedades de tulipas só florescerão por um ano. Se este for o caso, uma vez que as flores estão mortas, você pode desenterrar a planta e colocá-la no recipiente de compost.

Se você tem uma planta perene, o que você fazer a seguir vai depender do seu clima.

Comece podando as flores marrons (esse processo também é conhecido como “impasse”), deixando a folhagem como está. As folhas da planta são essenciais para enviar energia de volta para o bulbo para ajudá-lo a florescer no ano seguinte.


Em regiões onde ocorre geada, bulbos de tulipa podem ser deixados na terra para se regenerar. Apenas certifique-se que a terra do jardim não seque. Você pode plantar por cima dos bulbos com plantas de flores de verão.

Em áreas mais quentes, é melhor remover o bulbo da terra do jardim. Só remova o bulbo da terra quando todas as folhas ficaram marrons e a planta morreu. Você pode armazenar o bulbo na seção de vegetais da sua geladeira. É uma boa idéia envolvê-lo em um jornal ou saco de papel marrom e mantê-lo separado de outras frutas e legumes, sempre que seja possível.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.