Como desatar um nó

1

Os nós são, geralmente, ótimos.  Eles seguram o sapato nos pés, seguram as roupas e até grandes objetos como os barcos. Mas quando um nó dá errado, desatá-lo pode ser uma tarefa cansativa e frustrante – especialmente em cadarços ou cordas finas.

Quanto mais fina a corda, mais difícil pode ser desatar um nó  se for puxado com força. No entanto quase todos os nós podem ser desatados, eventualmente, com paciência e engenho.

 

1 – O método torcer e empurrar

1 – Torça uma ponta solta da corda o maximo que puder. Deixe bem apertado para que a corda se torne densa e menos flexível.

2 – Empurre com firmeza a extremidade torcida diretamente no nó. A idéia é que a corda torcida será dupla e dura o suficiente para superar o atrito do nó e criar alguma folga. O video abaixo explica claramente como que faz esse método.

3 – Use a folga que apareceu  para puxar o nó. Uma vez que você abriu essa folga no nó, você deve ser capaz de separá-lo normalmente.

desatar nó twist

2 –  Método da alavanca

1 -Encontre uma superfície clara e nivelada. Coloque o nó na superfície.

2 -Bata no nó com um objeto firme, mas leve. Uma objeto afilado é ideal. Continue girando o nó e dando outro golpes até que ele solte um pouco.

3 – Uma vez que há uma lacuna minúscula, insira a ponta de uma pinça ou uma tesoura de unha no pequeno buraco. Afrouxe o nó aberto gradualmente. Agora é só desfazer.

desatar nó

3 – O método do saca-rolhas

1 – Pegue um saca-rolhas comum. Você também pode usar qualquer outro objeto de metal fino, como uma agulha para nós menores. Apenas tome cuidado para não perfurar e danificar sua corda.

2 – Insira a ponta do saca-rolhas entre as cordas do nó. Basicamente, qualquer ponto no nó serve.

3 – Mexa e torça o saca-rolhas no nó. Com certeza isso vai criar alguma folga.

4 -Puxe o saca-rolhas para soltar o nó e desate-o normalmente.

desatar nó

Dicas

  • Certifique-se de que os cordões não estejam molhados antes de começar, pois isso pode tornar o nó ainda mais apertado.
  • Algumas cordas são finas demais para desamarrar com suas mãos. Tente usar duas agulhas e lupa para separar o nó.

Nó no saco de plástico

Este é um truque que vai facilitar muito a desatar alguns nós que são super difíceis de desfazer.

O que devemos fazer é com uma das mãos, segurar o nó e com a outra segurar uma das pontas deste nó. Ir torcendo ao máximo e depois empurrar esta alça torcida no centro do nó. Você vai ver como o nó se desata imediatamente.

Esse truque não funciona com todos os nós, mas na maiorias em sacolas de plástico funciona!!

Share.

1 comentário

  1. Avatar

    Usando a ponta lisa de uma agulha de croche, ou coisa parecida, pode-se penetrar o nó para desata-lo.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.