Como e quando plantar GIRASSÓIS

0

Os girassóis (Helianthus annuus), sem dúvida nenhuma, está entre as flores mais chamativas do reino vegetal. Sua cor característica amarela, torna-se inconfundível para os olhos de qualquer pessoa, razão pela qual é uma planta muito famosa que pode ser plantada facilmente em nosso jardim, ou em qualquer outro lugar dentro de vasos.

As sementes de girassol são uma importante fonte de antioxidantes, principalmente vitamina E.  Eles contêm 76 por cento da quantidade diária que devemos consumir desta vitamina que os torna um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Eles também são ricos em diferentes nutrientes que estão ligados à prevenção de doenças cardiovasculares, como magnésio ou ácido fólico.

Plantando o girassol

Você tem duas maneiras de plantar flores de girassol. O primeiro e o mais seguro são por meio de “filhotes”. O segundo, e mais divertido e louvável, é por meio  de sementes.  Veja a seguir como você pode plantar e ter sucesso das duas formas:

Plantar com os filhotes

Sempre é mais seguro plantar qualquer flor através de brotos ( filhotes), porque a parte essencial da planta já está formada. Não teremos que fornecer cuidados excessivos, exceto a rega constante. Mas para que cresçam e floresçam o máximo possível, veja o seguinte:

Escolhendo brotos saudáveis: estes ainda não devem ter florescido e não devem ter mais de 5 folhas no caule. Evite aqueles que parecem secos ou aqueles que  apresentam algum tipo de debilidade.

Remova o chão: Com um ancinho remova toda a área onde você irá plantar. Girassóis  não ficam bem em terrenos compactos, então é necessário que o solo esteja solto.


Capinar todo ao redor: Nossos Girassóis não terão êxito se eles têm que competir com outras plantas. Girassol é uma planta que exige muito do solo e  por isso manter a área livre de ervas daninhas é o ideal para que cresça bem e saudável.

Plantar os brotos: Depois de tomar as providências nestes três pontos acima, você deve cavar buracos de cerca de 12 centímetros de profundidade. Eles devem ser profundos o suficiente para suportar a estrutura do girassol, uma vez que eles crescem. Além disso, não os semeie a uma distância inferior a 10 centímetros. Cubra-os com terra e continue a regá-los.

sementes e flor de girassol

Plantar por sementes

A primeira coisa que devemos fazer é escolher a variedade de girassóis que queremos plantar, há muitas variedades e, embora algumas sejam ornamentais como a Girasol Maximilian, também existem algumas variedades gigantescas, como o Mamute Russo. A coisa boa é que muitos vão nos servir para o melhor propósito, que é atrair polarizadores para o jardim ou horta para aumentar a produção de nossas frutas ou verduras como abobrinha, abóbora, pepino, etc….

Para garantir que nossas sementes prosperem, como faríamos com outro tipo de flor, devemos controlar todos os fatores para que elas se desenvolvam, algumas delas são:

Solo: Girassóis são plantas que, como já mencionado, podem atingir dimensões desproporcionais. Felizmente, existe uma grande variedade de gêneros menores que podem ser cultivados em vasos ou recipientes similares.

Ainda assim, via de regra, os girassóis precisam de solos profundos, onde possam criar raízes em busca de nutrientes. Embora eles não sejam muito exigentes em termos de superfície, eles têm uma necessidade primordial de fósforo e se desenvolvem melhor em solos arenosos. Eles também consomem grandes quantidades de nitrogênio e potássio, especialmente durante o crescimento inicial.

Clima: Eles são chamados de girassóis por um bom motivo! Estas plantas são amantes do sol e adoram quando crescem em locais de jardim que recebem um mínimo de 6-8 horas de luz direta diariamente. Tenha em mente a altura que sua planta possa atingir quando adulta. Coloque-a  num local ensolarado adequado e que não irá fazer  sombra a outras plantas menores.

Uma vez que a flor está madura, sempre vai “olhar”para o leste e com  isso ela consegue coletar todo o sol pela manhã.

Drenagem: Da mesma forma, o solo deve ter sua respectiva drenagem para que a terra não acumule excesso de água que, a longo prazo, servirá apenas para apodrecer suas raízes.



Como e quando plantar girassóis

Depois de ter analisado esses pontos acima, compre as sementes de girassol na floricultura ou num local de confiança.

Coloque-os na água e deixe de molho por 2 dias.

O período de plantação ótimo para o  girassol coincide com o fim das chuvas de primavera, de modo que a planta pode florescer no verão.

Antes de plantar as sementes, procure por um local ensolarado e certifique-se de que a superfície tenha uma boa drenagem. Embora os girassóis se adaptem às temperaturas temperadas e quentes, é essencial que, no início, a terra em que as sementes são depositadas esteja quente. Evite locais com  vento.

Uma vez que o solo tenha sido selecionado, faça buracos com uma profundidade de 2 a 3 centímetros e um espaço entre cada buraco de 30 a 60 centímetros, dependendo da espécie de girassol que será cultivada.

Depois de introduzir as sementes nos buracos, uma boa dose de sol, água e nutrientes permitirá que o girassol nascente apareça depois de dez ou quinze dias.

Se você seguir estes passos durante a primavera, os girassóis parecerão belos e altos durante os primeiros meses do verão, mostrando seu esplendor  diante do resto das flores e plantas.

girassóis brotando

Cuidados a tomar com os Girassóis

  • Você deve regá-los diariamente durante a manhã e no final da tarde. Certifique-se de molhar apenas a terra e não a planta.
  • Além disso, você deve Adubar o substrato do solo pelo menos 2 vezes por ano.
  • Para ajudá-los a se acostumar a crescer em linha reta, coloque um suporte de madeira  e amarre a planta  delicadamente a ele.
  • Nunca transplante seus girassóis, se você os cultivou em um vaso, você deve deixá-los lá.

Controle de doenças e pragas

Sementes de girassol são um deleite saboroso para muitas pragas de jardim. Quando as flores estão cheias de sementes, você verá uma grande variedade de animais tentando fazer um lanche. Se você planeja colher as sementes, precisará colocar barreiras para proteger suas plantas.Você deve protegê-los com uma malha ou outro objeto para evitar que isso aconteça.

É possível que algumas borboletas ponham ovos nas flores. Remova-os cuidadosamente com os dedos ou uma  escova, evitando que nasçam e devoram tudo. Fora isso, você não deve ter outro problema com suas plantas de girassóis.



Colheita

A colheita geralmente pode ser feita 70 a 90 dias após semear, embora isso possa variar dependendo das condições de cultivo e crescimento.

A colheita pode ser feita quando a flor fica com uma cor marrom clara. Você pode atrasar um pouco a colheita, mas você deve ter em mente que pode perder as sementes por causa do ataque das aves ou outros animais  e isso que pode levar a perdas significativas.

Conselho final e recomendações

Você pode tentar plantar as sementes que deixam suas flores quando secarem. Deixe-os descansar por alguns dias e faça o procedimento como já indicamos acima.

Evite usar produtos químicos ou fertilizantes fortes perto da planta.

Qualquer momento é adequado para cultivá-lo. Seja verão ou outono, nossos girassóis acabarão se adaptando a essas mudanças.

Se você planeja colher algumas flores do girassol, recomendo mantê-las em um recipiente com no máximo 2 dedos de água. Desta forma, vamos ter certeza de que elas duram mais tempo uma vez cortadas.

Cuidado com as plantas próximas ao Girassol

As sementes, folhas e caules das plantas de girassol emitem uma substância que inibe o crescimento de outras plantas. Este fenômeno é conhecido como alelopatia e é um mecanismo de defesa contra plantas que podem ser vistas como ameaças. No caso dos girassóis, é melhor mantê-los longe das batatas e dos feijões.


Veja o Video deste Artigo

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.