Quando e Como fazer uma adubação perfeita nas Árvores frutíferas

0

As árvores frutíferas precisam de uma mistura diferente de fertilizantes que outras árvores. Os Fertilizantes típicos contém muito nitrogênio, o que pode proporcionar  uma  vegetação exuberante em árvores frutíferas sem muita produção de frutas. E isso não é o que queremos.

Usando uma mistura de baixo nitrogênio com nitrogênio solúvel em água, fósforo e potássio em uma proporção de 1-2-1 funcionará melhor. O nitrogênio solúvel em água irá liberar pouco a pouco com o tempo e isso ajuda a que a arvore tenha  uma alimentação saudável durante toda a estação.

Geralmente, as árvores frutíferas só precisam ser fertilizadas se a árvore apresentar sinais de estresse, como folhas amareladas ou crescimento atrofiado.

O primeiro a fazer antes de fertilizar árvores frutíferas

1 – Realizar um teste de solo

Antes de tentar fertilizar uma árvore, certifique-se de que a árvore realmente precisa de fertilizante. Adubar desnecessariamente pode causar um crescimento insatisfatório das plantas, por isso, faça um teste de solo para verificar se suas árvores precisam ser fertilizadas.

Para fazer um teste de solo, você deve pegar uma pequena amostra de solo da base da sua árvore. A partir daí, você pode levar seu solo para o departamento agrícola do lugar onde você vive e fazer um teste muito mais profissional ou pode usar um kit de solo e você mesmo pode realizar esse teste, ou até mesmo sem kit você pode saber que tipo de solo é o seu . Veja AQUI.

O teste profissional mostrará o nível de pH do seu solo, bem como os tipos de nutrientes presentes no solo. Idealmente, o seu nível de solo deve estar entre 6 e 6,5.  Solos fora dessa faixa precisam de fertilizantes.

aparelho enfiado no chao medindo o ph da terra

2 – Considere a idade das árvores

A idade de árvore frutíferas interfere muito na necessidade de adicionar fertilizantes. Se uma árvore tiver cerca de 1 a 2 anos de idade quando plantada, você provavelmente poderá suspender a fertilização por alguns anos. Você pode se concentrar no controle de ervas daninhas e fornecer umidade adequada.

No entanto, deve acompanhar o quanto uma árvore cresce a cada temporada. Se uma árvore jovem não estiver crescendo rápido o suficiente, talvez seja necessário adicionar fertilizante apesar da idade.

Em geral, o comprimento das ramificações devem crescer de 25 a 30 cm por ano – claro que isso depende de cada tipo de árvore e o local onde está plantada , mas estamos falando em geral. Se o comprimento do seu ramo está crescendo menos, você pode precisar de fertilizante. Se o comprimento da ramificação for maior que isso, no entanto, talvez você não precise adicionar fertilizante à sua árvore por vários anos.

3- Escolher o tipo de fertilizante.

Se você determinou que precisa de fertilizante, selecione o tipo certo para suas necessidades. Para fertilizar árvores frutíferas com segurança, você precisa obter o que é chamado de fertilizante balanceado.

Este é um fertilizante feito com partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é conhecido como a relação N-P-K. O fertilizante deve listar a relação N-P-K em algum lugar no rótulo. Deve dizer algo como 10-10-10 ou 12-12-12. Isso indica que é equilibrado e será seguro para uso em árvores frutíferas.

Você também pode considerar uma opção orgânica como : Farinha de sangue, farelo de soja, esterco de galinha composto ou farelo de semente de algodão, são boas fontes orgânicas de nitrogênio.

Para fornecer micronutrientes para suas árvores, adicione composto.

Para descobrir quanto fertilizante você precisará, é preciso considerar a idade da árvore ou o diâmetro do tronco. Em geral, você precisa de um quilo de fertilizante por ano ou um quilo de fertilizante por cada 3cm do diâmetro do tronco.

4- Quando fertilizar árvores frutíferas

Logo antes de brotar ( inicio da primavera)  é o momento perfeito para fertilizar suas árvores frutíferas. Se você perder o momento e as árvores começarem a florescer, você ainda pode fertilizar até o final da primavera.

Não fertilizar no final do verão ou outono, porque o broto que acabou de nascer vai ser danificado pela geada ou frio do inverno.

O primeiro momento para fertilizar? Um mês antes da brotação da primavera.

Como aplicar fertilizante sintético em árvores frutíferas

1 – Use luvas de proteção ao manusear fertilizantes.

O fertilizantes podem ser prejudiciais para a pele. Durante o processo de manuseio do fertilizante, certifique-se de usar luvas o tempo todo. Você pode comprar grossas luvas de jardim na maioria das lojas de jardinagem.

Você também pode considerar em colocar algum  protetor para os olhos e a boca, especialmente se for um dia de muito vento.


2 – Misture o fertilizante como recomendado.

Depois de obter a quantidade adequada de fertilizante, misture conforme as instruções do fabricante. Muitos fertilizantes devem ser diluídos com uma certa quantidade de água antes do uso. Para descobrir a proporção correta entre água e fertilizante, leia o manual de instruções.

A menos que você esteja usando fertilizante orgânico ou caseiro, é muito importante ler as instruções.

Caso você queira fertilizar suas arvores frutíferas de uma maneira orgânica e caseira. Veja AQUI  como você pode fazer seu próprio adubo em casa, CONSIDERADO O MELHOR DE TODOS!

3 – Pulverizar ou jogue o fertilizante no chão a 30 cm do tronco.

O adubo perto demais do tronco pode prejudicar sua árvore. coloque um círculo de fertilizante a cerca de 30 cm do tronco. A quantidade exata que você usará depende da idade da sua árvore e das instruções que vieram com o seu adubo.

Se você estiver usando as bolinhas de fertilizante, polvilhe-as em um círculo a 30 cm do tronco da árvore.

fertilizar arvore frutíferas

4 – Espalhe o fertilizante .

Você pode usar um ancinho ou outra ferramenta para espalhar o fertilizante uniformemente.

Desenhar uma linha que signifique a linha limite no solo antes de começar. Isso pode ajudá-lo e facilitar  até onde espalhar o fertilizante.

5 – Fique dentro dos limites máximos de nitrogênio.

A quantidade máxima de nitrogênio para árvores frutíferas é de 400 gramas. Se você estiver usando fertilizante de proporção 10-10-10, 10  este seria o máximo que você poderia usar.  O uso excessivo de fertilizantes pode realmente diminuir o crescimento dos frutos.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.