Como fazer fertilizante caseiro para árvores frutíferas

1

Se isso torna o solo mais fértil, é fertilizante por definição, e nada melhor do que o antigo composto. Compostagem é a chance de um jardineiro jogar a Rei Midas, transformando objetos comuns, até mesmo lixo, em algo muito valioso para o seu jardim.

Embora o composto leve tempo, você pode começar sua própria pilha de compostagem hoje e obter um  fertilizante de primeira classe em quatro a seis meses. Adicionar esterco ao processo aumenta o nitrogênio, fósforo e potássio no composto, três elementos essenciais para a saúde das plantas.

Você vai precisar

  • Tijolos, blocos de cimento, troncos ou qualquer outro material para delimitar a composteira
  • Grama seca ou material similar
  • Esterco
  • Restos de frutas e vegetais de cozinha
  • Ancinho ou forcado

Assim que faz

1 – Encontre um local para fazer a compostagem

Encontre um local de 1/2 metro quadrado no seu quintal para construir uma pilha de compostagem. Escolha um local que seja plano, obtenha sol e esteja razoavelmente perto da cozinha. Limpe as ervas daninhas e varre. Se preferir, delineie a área com tijolos, blocos de cimento ou troncos.

veja neste video abaixo  diferentes maneiras de como fazer sua composteira

2 – Comece a empilhar

Empilhe 15cm de grama seca, folhas mortas ou outros produtos de plantas secas semelhantes na área. Achatando-o à medida que você o adiciona, para que não se amontoe. Coloque 7cm de esterco de cavalo, vaca, ovelha ou cabra em cima do material seco. Adicione mais 7cm de outra matéria verde, como cascas de vegetais. Molhe bem o composto e misture as camadas umas às outras com um ancinho ou um forcado.

Veja AQUI, O QUE PODE E NÃO PODE IR NA PILHA DE COMPOSTAGEM 

3 – Umedecer a pilha de composto

Repita o processo, adicionando camadas de material seco e material úmido, com esterco que não exceda 50% do material úmido. Regue a pilha cuidadosamente a cada três semanas e vire os materiais com freqüência.

4 – Misture sempre

Pare de adicionar novas camadas quando a pilha tiver 1,8 m de altura ou dois meses antes de usá-la (o que ocorrer primeiro). Continue girando a pilha de compostagem toda semana para adicionar ar à mistura. Comece a usar o composto como fertilizante quando sua textura fica seca e quebradiça e não produz calor.

Veja AQUI como e a quantidade para fertilizar as arvores frutíferas

composto orgânico

compostagem pronta para ser usada

Dica do Assim que Faz

Se sua casa tiver, use fezes de pombo ou fezes de coelho. Ambos são excelentes fertilizantes quando compostados.

Atenção

Evite usar esterco molhado como fertilizante de jardim. Esterco molhado pode causar infecções, cheira mal e atrai moscas. Também é muito concentrado em nutrientes e pode queimar plantas jovens.
Se você tem um sistema imunológico comprometido, procure orientação médica antes de ingerir alimentos em jardins fertilizados com esterco.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar

    Caramba !! Eu simplesmente adorei a matéria e os adubos que dão para fazer para as árvores frutíferas.

    Agora é só colocar em prática todas essas dicas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.