Como esfriar a casa naturalmente e sem ar condicionado

0

Com o calor intenso deste verão, é quase inevitável chegar em casa e ligar o ar-condicionado. No entanto, existem truques que podem nos ajudar a refrescar a nossa casa sem ter que colocar sempre o ar condicionado.

É só pensar na conta da luz para saber que  procurar alternativas ao ar condicionado não é uma má ideia, especialmente para quem não gosta do ar condicionado frio. Se estes truques forem seguidos com um mínimo de consistência, teremos a possibilidade de esquecer definitivamente do ar condicionado.

1. Evite usar aparelhos eletrodomésticos durante o dia

Exceto para aqueles que são essenciais que estão sempre conectados, como a geladeira, é melhor evitar, tanto quanto possível, o uso de aparelhos durante o dia. São fontes de calor e inevitavelmente aquecem o ambiente. Ferro, aspirador de pó, forno e até TV é melhor não colocá-los em operação durante as horas centrais do dia.

Tudo o que você conecta a uma tomada produz calor. Desconecte todos os aparelhos ou eletrônicos desnecessários quando não estiverem em uso. Mesmo aquelas pequenas luzes vermelhas brilhantes que olham para você no meio da noite, indicando que o item está “desligado”, gasta a energia e produz calor. Desligar algo não é suficiente – tem que tirar da tomada.

2. Desumidificar

Se você mora em uma área com calor seco, seu corpo transpira, seu suor evapora e você se refresca – exatamente como a natureza pretende. Se você mora em uma área com muita umidade, você vai suar e o suor não vai evaporar. Em vez disso, empapa suas roupas, fazendo com que você se sinta mais calor ainda, molhado, pegajoso e uma sensação horrível .

Para se sentir mais fresco em alta umidade:

  • Use algodão solto ou outro tecido natural que respire
  • Escolha lençóis  respiráveis que o mantenham fresco, como algodão ou bambu
  • Use um desumidificador

Um desumidificador ajuda a remover o excesso de umidade do ar, o que faz você se sentir mais frio, mesmo em temperaturas quentes. Você pode encontrar desumidificadores na maioria das grandes lojas, algumas farmácias, classificados e on-line.

3. Abaixar as Persianas e manter janelas fechadas

Durante o dia, não é bom ter as janelas da casa abertas ou as persianas subidas. Se tivermos as janelas abertas, o ar quente do exterior entrará em toda a casa e a única coisa que conseguiremos é que a temperatura da nossa casa seja a mesma que a da rua. E se tivermos as persianas subidas, a luz entrará e, com ela, o calor. Se tivermos um toldo, devemos abri-lo, uma vez que impede que a luz solar e o calor entrem em nossa casa.

4. Ventilador, gelo e sal

Você pode esfriar a atmosfera colocando um recipiente  cheio de gelo e sal grosso na frente do ventilador. O ar que passa em volta do recipiente esfriará imediatamente. Além disso, com mais de um ventilador, você pode fazer uma corrente de ar que expulsa o ar quente da casa.

ventilador com gelo e sal

5. Deixe o ar fresco entrar

Quando o sol se põe, a atmosfera esfria. Aproveite estes momentos para abrir as janelas e, se possível, estabelecer correntes de ar que contribuam para baixar a temperatura. Se você refrescar a casa durante a noite, a atmosfera no dia seguinte será muito mais agradável. Se alguma janela da sua casa estiver voltada para um pátio interno, abra-a à noite, pois a temperatura nos pátios interiores é geralmente menor do que em outras áreas do edifício.

6. Feche as portas dos quartos

É melhor ter as portas dos quartos fechadas durante o dia. Assim, o ar quente não circulará pela casa.



 

7. Molhe as cortinas

Um truque dos nossos avós. Se houver uma corrente de ar em sua casa com as janelas abertas, molhe as cortinas da janela através das quais o ar entra. É só Borrifar água nas cortinas para que, no momento em que o ar passe, resfrie e ajude a baixar a temperatura interna.

8. Lençóis frescos

Quando você se levantar, coloque os lençóis no quarto mais frio da casa e não os coloque de volta na sua cama até que você vai dormir.Desta forma evita concentrar o calor neles e no seu quarto.

9. Regar as plantas à noite

Se você tem um espaço com plantas, regue-as à noite. A umidade da terra ajudará a resfriar o ar que entra na casa.

10. Molhar-se

Molhar-se com água fria também ajuda. Se molhar os pulsos por alguns minutos com água fria, abaixará a temperatura do corpo por uma hora. E se você molhar os pés em um balde de água fria também, já que o corpo perde calor pelos pés e, se você os refrescar, com certeza vai sentir alivio do calor mais rápido.

11. Plantas verdes

se você gosta delas, tente colocar plantas verdes de interior dentro de sua casa, quanto maior, melhor. Estas plantas absorvem o calor do ar, contribuindo para que o ambiente seja mais frio.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.