Como testar o pH do solo sem um kit

1

Aprenda dois métodos caseiros de testar o ph do solo sem usar o KIT

Muitas vezes você planta algo num vaso ou no seu jardim com todo carinho, cuida cada dia da sua plantinha e resulta que ela não vinga ou não está tendo um crescimento desejado. A resposta é simples: o solo que você cultiva sua  planta  não corresponde ao solo que essa planta gosta. Isso quer dizer que você deve saber qual o ph do solo que você usa para poder plantar as plantas que realmente gostam deste tipo de solo ou então mudar o ph do solo .

Estou sempre à procura de dicas rápidas para facilitar as minhas tarefas de jardinagem e encontrei uma ótima dica sobre como testar o pH do  solo sem precisar usar um destes  kit e nem precisar gastar rios de dinheiro pedindo para fazer uma análise em laboratório.

Por que é importante saber se o solo  é alcalino ou ácido?

Existe o solo alcalino, o ácido e o neutro.  Cada planta gosta de um tipo de solo e por isso você deve plantar a planta certa para o solo certo.

Saber o pH do seu solo é a chave para ter um pouco de noção de quais minerais essenciais estará disponível para que as raízes de suas plantas desenvolvam bem e com saúde.

Embora várias plantas se desenvolvam bem em solo neutro, algumas plantas têm preferência para solo ácido ou alcalino. Portanto, verificar o pH do solo é uma parte essencial da preparação para qualquer tipo de plantação.

Abaixo vou te mostrar 2 maneiras diferentes para você saber qual o tipo de solo que você tam na sua casa de uma maneira bem simples usando somente alguns ingredientes que você tem na sua cozinha

Veja AQUI uma Tabela de pH ideal para cada tipo de planta da sua horta

Assim que faz o teste de pH do solo

Método # 1  –  vinagre e bicarbonato de sódio

Você vai precisar : 

  • 1 pá pequena de jardim
  • 2 copos de vidro
  • 2 colher de sopa
  • 1/2 copo de vinagre
  • 1/2 copo de água destilada ou da chuva ( não use água da torneira porque contem muitos minerais e pode afetar no resultado final)
  • 2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

vinagre, bicarbonato e 2 potes de terra

Preparação :

O primeiro a fazer é coletar uma amostra de solo do seu jardim ou de onde você deseja cultivar as plantas. Com a ajuda de uma pequena pá de jardim fazer um buraco de uns 10cm de profundidade e coletar a terra do fundo.  Retire todo tipo de sujeiras, pedras ou pedaço de raiz na amostra coletada.

Passo 1.

Coloque a amostra de terra fresca até a metade em cada copo de vidro.

Passo 2.

No primeiro copo com terra,  adicione o meio copo de vinagre.  O vinagre é ácido então pode acontecer uma reação ou não.

  • se a mistura  começar a burbulhar MUITO então sua terra é ALCALINA .
  • Se borbulhar pouco, sua terra é ligeiramente alcalina.
  •  Se nada acontecer, sua terra é ácida. Quer dizer …a terra tem o mesmo pH do vinagre.

Passo 3. 

Para comprovar  o 1º resultado, vamos fazer o teste agora com o Bicarbonato de sódio que é um produto alcalino.

No copo com a terra, adicionar um pouco de água para virar uma lama. Em seguida adicionar 2 colheres bem cheias de bicarbonato de sódio .

  • se a mistura começar a borbulhar, é sinal que houve uma reação e sua terra é ácida
  • se nada acontecer, se nao houver nenhum tipo de reação é porque a terra é alcalina .

obs: Se você fez o teste com uma mesma amostra de terra e nao houve nenhuma reação , quer dizer que seu solo é neutro.

Terra com água borbulhando

O bicarbonato de sódio reagiu quando entrou em contato com a terra. Isso demostra que a terra é ácida

Método #2  – Suco de Repolho Roxo 

Esse teste é um pouco mais trabalhoso mas vale a pena fazer se você quer saber o nível de pH com mais exatidão.

Você vai precisar:

  • folhas de repolho roxo
  • Álcool etílico 96º ( se encontra em farmácias)
  • liquidificador, peneira
  • terra colectada do seu jardim
  • filtro de café

repolho roxo picado

Passo 1 – Fazer o liquido indicador que é Retirar o pigmento do repolho

O primeiro que temos que fazer é retirar o pigmento do repolho roxo que se chama ANTOCIANINA . É esse pigmento que vai nos dizer qual o ph da terra que queremos medir.

Passo 2 – Reservar o líquido

Bater no liquidificador 1 copo de folhas picadas de repolho roxo com 100ml de álcool etílico 96º.  Depois de bem batido, coar e reservar o líquido que terá uma cor roxa. Este líquido tem o pH 7 que é neutro.

Passo 3 –  Faça as tiras de ph 

Com esse teste não funcionaria simplesmente jogar o líquido indicador na terra misturada com água.  A água está  marrom  pela cor da terra e por isso ficaria muito dificil  identificar a cor obtida corretamente .

Por isso temos fazer as tiras de pH . Para fazer as tiras de pH basta cortar um filtro de café em tiras e mergulhar neste líquido roxo.  Deixar secar completamente.  Pronto ! você já tem as tiras de pH .

Passo 4 –  Faça o teste de pH da terra. 

Coloque a terra em um copo e diluir com um pouco de água destilada ou de chuva.  Misturar bem e Filtrar essa mistura com um filtro de café. Só nos interessa o caldo de terra.

Coloque 1 colher de sopa de terra em cada copo e em seguida cubra com o suco de repolho roxo deixando uns 2 dedos para cima. Mexa e aguarde uns 30 minutos.  Depois deste tempo, verifique a cor .

  •  Se o líquido ficar azul/ verde, seu solo é alcalino
  • se o liquido ficar rosa, seu solo é ácido
  • se o liquido não mudar de cor, seu solo é neutro

veja o video destes 2 tutoriais acima

Como “consertar” o pH do solo

De acordo com vários testes,  Adicionar matéria orgânica no solo geralmente moverá o pH dos solos ácidos e alcalinos para o neutro. Isso ocorre porque a matéria orgânica desempenha um papel de proteção, protegendo o solo de se tornar excessivamente ácido ou alcalino.

O composto  geralmente tem um pH quase neutro, portanto devem ser o principal método usado para melhorar o solo com problemas extremos de pH.

Se suas terras tem um problema de solo com pH extremos – muito alcalino ou muito ácido – a melhor ideia para consertar e melhorar esse solo é fazer regas regulares de “infusões de composto” para deixa-lo neutro.

Se suas terras tem um pH que é  apenas ligeiramente ácidas ou ligeiramente alcalinas,  adicionar um pouco de esterco ou compostagem  de vez em quando é a saída  que você precisa para manter suas colheitas felizes e seu jardim crescer bem.

Portanto a solução tanto para solo ácido e solo alcalino é adicionar matéria orgânica.

Cada solo com suas específicas plantas

Conhecer o pH do solo vai te ajudar a escolher a planta certa para plantar e com isso ajudará as plantas a crescerem absorvendo melhor os nutrientes do solo.

A capacidade da planta de fazer isso depende da natureza do solo e sua combinação com areia, argila e matéria orgânica. A composição do solo (textura do solo) e sua acidez (pH) determinam até que ponto os nutrientes estão disponíveis para as plantas. Use essas duas maneiras de testar o pH do solo e terá um ótimo jardim neste ano.

Veja AQUI as plantas que gostam de solo Alcalino

Alcachofra
aspargos
Couve de Bruxelas
repolho e couve chinesa
videiras
alho-poró
Feijão
mostarda e outras folhas verdes
laranja
pêssegueira
espinafre
beterraba sacarina
acelga
nabos

Veja AQUI as plantas que gostam de solo Ácido

amoras
feijões
brócolis
beterraba
bok choy
alho
couve
alface e outras verduras
salsinha
ervilhas
batatas
cebolas
espinafre
Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar
    Arthur Peres em

    Qual o solo mais indicado para a Alamanda amarela? Acido ou Básico? pode ser cultivada em vaso de barro grande?grato

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.