Como Escolher o Melhor Piso para sua Casa

0

Madeira ou cerâmica? Carpete ou pedra? O objetivo aqui é obter o máximo de conforto em sua casa, fazendo um investimento que geralmente é importante. Portanto, antes de escolher o tipo de superfície, é necessário analisar as condições do lar e seu uso.

Faça essas perguntas para saber escolher o piso ideal

Qual é a base sobre a qual o piso será instalado? Você precisa saber se é uma superfície nivelada, mais ou menos porosa ou molhada. Por exemplo, pedra e cerâmica só podem ser instalados diretamente sobre o contrapiso, nunca em um já instalado. Já o carpete ou os revestimentos sintéticos se adaptam a qualquer piso.

Que temperatura e umidade devem suportar? As mudanças extremas de temperatura causadas pelo aquecimento radiante, por exemplo, podem contrair e dilatar madeira despreparada que acabará por abrir e perder a adesão. Se houver muita umidade, a madeira irá absorvê-lo, vai inchar e consequentemente vai deslocar.

Quanto atrito terá que resistir? O piso de um solteiro não sofrerá o mesmo que o de uma família com crianças pequenas. Cerâmica e pedra são os materiais mais duráveis, e vinil e as tintas sintéticas são as menos resistentes.

É difícil instalá-lo? Quanto mais trabalho for exigido e quanto mais demorar, mais caro será o piso e, além disso, o mais complicado e caro será a sua renovação. Colocar um revestimento sintético é simples e econômico, mas não os azulejos.

Quanta luz irá receber? Espaços de baixa iluminação requerem cores claras e superfícies que refletem a luz. Para um banheiro no interior , por exemplo, uma cerâmica viva e polida serviria para você, enquanto uma sala de estar com grandes janelas pode suportar uma madeira escura e mate.

sala com dois tipo de piso

Diferentes tipos de revestimentos

Mesmo tendo tomado a decisão de colocar um certo tipo de revestimento, encontraremos diferentes qualidades e características. Você tem que saber bem o que cada um oferece:

Cerâmica

Instalação complexa, mas muito resistente ao uso, tanto para trânsito quanto para resistir a umidade e sujeira. Eles são pisos frios, então são mais indicados em ambientes quentes. Outra das suas vantagens é a grande variedade de desenhos e texturas.

Madeiras

A instalação é difícil, exceto quando se trata de pisos flutuantes (com placas ajustáveis). A madeira é um material de qualidade que pode suportar anos em condições perfeitas, embora dependa do uso e do cuidado ( fazendo limpeza com ceras e renovação do verniz), temperatura e umidade. Uma madeira de baixa qualidade não compensa o custo da instalação com o que vai durar de anos.

piso de ceramica e piso de madeira

Pedras Mármore, granito, ardósia, arenito

Todos os tipos de pedra garantem durabilidade e resistência a qualquer condição. Sua desvantagem é o preço e a dificuldade de instalação.

Cimento e concreto

As novas tendências arquitetônicas propõem esses materiais de construção como solos alternativos, que podem variar em tom e reproduzir desenhos. Tão resistente e fácil de manter como a pedra, e tão frio e complexo para instalar, embora sejam mais baratos.

piso de ardósia e cimento queimado

Revestimento sintético e vinil

Eles são muito fáceis de aplicar e limpar, resistentes à água, adaptáveis a qualquer superfície, isolantes de frio e calor, econômicos e oferecem possibilidades originais, como desenhos 3D. O principal problema é que sofrem com  o uso intenso ou prolongado.

Carpete

É a escolha mais calorosa e, também, a mais usada em locais de baixa temperatura. O tapete é fácil de instalar, proporciona conforto, projeto e resiste bem a passagem do tempo. A principal desvantagem é que ele acumula sujeira e poeira, por isso requer manutenção contínua.

Todos os pisos devem ter uma garantia, como qualquer outro produto, mas, em muitos casos, para serem eficazes, os fabricantes exigem que o material seja manuseado de acordo com suas indicações e não sofra de uma instalação defeituosa. Então, quando em dúvida, deixe um especialista fazê-lo.

piso de vini e piso de carpete

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.