Como fazer óleo de coco virgem em casa

0

O óleo de coco oferece muitos  benefícios para a saúde e pode ser usado tanto na culinária, bem como para o cuidado com a pele e do cabelo.

Você pode fazer seu próprio óleo de coco virgem na sua casa usando apenas um coco e algumas ferramentas simples.

Assim que faz

Preparando o  leite de coco

1 –  Você vai precisar de um coco maduro, marrom e nunca um coco jovem verde. Retire da casca, toda a carne do coco.  Essa película fina marrom pode ficar. Com uma faca  bem afiada Corte toda essa polpa em pedaços bem pequenos. Depois de cortado, lave bem.

2 – Coloque o coco picado dentro de um  liquidificador e acrescente agua quante até cobrir o coco.   Bater bem até ver que está muito bem triturado. Você vai obter um leite de coco bem espesso.

3 – Filtre esse leite de coco. A melhor opção para coar esse leite é com um pano de fralda ou um pano  que se chama voal.  Esse é o melhor deles porque filtra mesmo!

Pouco a pouco vai colocando essa pasta no filtro e esprema o máximo possível para retirar todo o leite.   Esprema com força, para obter até a ultima gota.

4 – Com a borra que sobra, passar outra vez no liquidificador com um pouco mais de água quente para garantir que não vamos esperdiçar nada do óleo.

1º parte de separar água do óleo

5 – Esse leite de coco que obtemos é uma mistura de óleo + agua portanto o passo agora é separar o óleo desta água.  Para isso, vamos colocar todo o leite dentro deste saco de plástico e deixar descansando por 24 horas .  O óleo vai subir para a superfície e a água vai ficar na parte de baixo e assim podemos retirar a água.

6 –  No dia seguinte podemos ver claramente que o óleo ficou na superfície e  a água na parte de baixo.  Colocar na geladeira por umas 2 horas para que o óleo de coco endureça e fique mais fácil de manipular.

7 – Depois deste tempo na geladeira, o óleo vai estar duro e é só cortar um pedaço da lateral do plástico para drenar toda essa agua.   É muito fácil.

8 –  Essa água serve para fazer arroz, sucos ou até mesmo enxaguar o cabelo. O cheiro é delicioso e vai dar um hidratação legal nos fios.

9 –  Dentro do saco plástico fico o óleo mas mesmo assim ainda tem água nele . Muitas pessoas colocam essa massa na panela, esquenta até ferver e evaporar toda água e solidificar resíduos do coco ficando somente o oleo de coco liquido.  Mas desta maneira o óleo já perde muitas das suas propriedades e já não é um óleo de coco virgem.

10-  A maneira que eu faço para ficar o óleo de coco totalmente virgem é assim.

secando água do óleo de coco

2º parte de separar água do óleo

11 – Amassar um pouco essa massa e colocar dentro de outro recipiente de vidro.  Esquentar no microonda por 10 segundo apenas para amolecer essa massa que está bem dura.

12-  Deixe repousar até o dia seguinte…  você vai ver que vai haver uma separação e pode ver a  água  que se encantou e ficou na parte de baixo.   Para retirar essa água é só colocar na peneira.

13-  Você pode repetir esse passo até ver que não tem mais nenhum resto de água e somente o óleo virgem.

14 – O óleo de coco virgem é assim mesmo. Parece uma manteiga.  Se você quer ele  bem limpo e liquido é só deixar em um quarto escuro por várias semanas que toda a massa do coco contida ainda neste óleo vai decantar e o óleo  flutuar  por cima completamente puro.


Veja com mais detalhes como fazer o Óleo de coco Virgem no vídeo abaixo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.