Como fazer sementes em fita – fileiras de sementes

1

Quer saber como fazer uma fita de sementes? Se você quer uma maneira fácil de colocar suas sementes em fileiras respeitando o devido espaço que deve ter entre elas, esse tutorial é para você !

A coisa mais chatinha em plantar as sementes  diretamente no solo é fazer o devido espaçamento entre elas .

O espaçamento não pode ser muito distante para evitar o espaço não utilizado, e ao mesmo tempo não pode ser muito próximo, para evitar que as culturas se toquem quando crescerem.  Além de consumir muito tempo, ter que fazer buraco por buraco e um pouco cansativo.

As fitas de semente é uma super invenção!!  Você pode encontrar essas fitas em lojas de fazendeiros ou até mesmo em algumas floriculturas. Mas é muito caro !

Para uma mini-horta em casa e pequenas plantações no jardim, você mesmo pode fazer essas fitas de sementes tranquilamente porque são super divertidas e  muito fáceis de fazer.

fita de semente

Você vai precisar

  • farinha de trigo
  • água
  • pincel fino
  • papel higiênico
  • sementes de sua escolha

Assim que faz

Passo 1

Faça uma tira de papel higiênico quanto necessário. Não se preocupe se fizer muito, pois você pode cortá-lo sempre que necessário. Eu gosto de fazer essas fitas de sementes percorrer todo o comprimento dos meus canteiros elevados, então eu faço tiras de 2 metros.

Passo 2 

Dobre o papel higiênico ao meio  de todo o comprimento e desdobre… é somente para fazer uma marca. Certifique-se de deixar essa dobra visível no meio do papel higiênico.  Quando finalizar, você terá que dobrar a tira de papel higiênico assim de novo, então essa dobra é para facilitar.

cortando e dobrando papel higiênico

Passo 3 

Faça uma mistura com  farinha e muito pouca  água. Essa mistura deve ficar pegajosa e úmida.

Passo 4

Use o pincel e adicione pequenas pitadas da mistura de farinha no papel higiênico, espaçando-as uniformemente. Cada tipo de semente necessita um certo espaço entre elas e esse espaço você deve ver nas instruções do vendedor.

Pincele a pitada da mistura e coloque uma semente e assim até o final da tira.

colando sementes na fita

Passo 5

Agora espere um tempo para que a mistura se seque um pouco e é a hora de dobrar toda a tira  no comprimento.  Espere um pouco mais que se seque completamente e pode enrolar toda a tira e armazenar por até 1 mês em um local seco e fresco.

Quando for a hora de plantar, basta desenrolar a fita de sementes na terra, cobrir com a terra o quanto for necessário.

Certifique-se de que o papel higiênico esteja coberto de uma maneira que não se seja sob o solo.

mulher colocando fitas de semente no solo

Esse projeto é muito divertido de fazer e dá  uma sensação de mais confiança  em se tratando de espaçar as sementes adequadamente no plantio. Isso tornará o seu jardim muito mais organizado também!

Este pequeno projeto leva menos de 10 minutos por rolo, e é uma ótima maneira de passar com a família momentos bem divertidos.

Share.

1 comentário

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.