Faça Sementeiras com folha de jornal

2

Comece a germinar  suas sementes em vasos biodegradáveis que podem ir diretamente para o solo –  isso evita que a planta, que ainda está bem frágil,  sofra com o transplante !

Você pode cultivar dezenas ou até mesmo centenas de novas plantas para encher o quintal e o jardim com ótimos sabores e cores brilhantes pelo custo de apenas alguns pacotes de sementes…. ou as vezes nem isso.

E você nem precisa pagar por bandejas de sementes ou vasos de plantio. Pegue algumas folhas de jornal e  em apenas alguns minutos, você pode transformá-las em recipientes perfeitos para germinar as sementes.

Assim que faz

1 – Reúna os materiais e comece a dobrar

Você precisará de uma ou varias folhas de jornal, uma lata de  conserva ou vidrinho de tempero (ou qualquer outro da sua preferência), uma terra para sementes umedecido e uma bandeja resistente a água.

Comece dobrando a folha de jornal no sentido do comprimento (com as bordas longas juntas) para criar uma tira. sementeira de papel jornal

2 – Crie um Cilindro

Coloque a lata de lado em uma extremidade da tira, O tamanho você decide. Tem gente que gosta de grande e outros preferem pequenos.

Role o jornal em volta da lata para criar um cilindro.

3 – Crie a Base

Dobre a extremidade livre do cilindro para dentro. Faça mais três dobras para dentro para criar a base do vaso, pressionando firmemente para fazer as dobras o mais plano possível e isso vai fazer seu vasinho ficar de pé.

4 – Remova  a lata e dobre as bordas

Retire a latinha ou o vidrinho de tempero para fora do cilindro de jornal e  dobre a parte superior  do vasinho de papel para dentro para criar um aro estável.

5 – Adicionar terra e  as sementes 

Segure o vasinho de papel  recém acabado pela base e encha com terra umedecida até o topo  e coloque-o em uma bandeja à prova d’água. Repita os passos para fazer tantos “potes” quanto desejar.

Coloque  uma semente ou duas em cada vasinho, junte todos os potes em uma bandeja e regue. Pode regar por cima de todos , com suavidade, o papel vai ficar unido e isso ajuda a criar um clima favorável para suas sementes.

Quando  as mudinhas estiverem grande o suficiente para plantar , faça um buraco profundo o suficiente para enterrar o vaso de modo que o aro fique abaixo da superfície do solo; Um  pedaço de jornal exposot, fora da terra o pode ser prejudicial  absorvendo  a água da planta.

Em solo úmido, as raízes crescerão rapidamente e o papel jornal ira se decompondo pouco a pouco baixo terra .

Todas as fotos :  via 
Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.