Como Fazer um FORNO SOLAR – DIY

0

Quer cozinhar sua comida de graça? Ao construir um forno solar simples e acessível, você pode usar o poder do sol para cozinhar lentamente feijões, ensopados, verduras e muito mais. Com este forno você também pode desidratar várias ervas e hortaliças facilmente e muito rápido.

Este forno  funcionará melhor durante os longos dias de sol intenso do verão. Mas existem muitas regiões onde o sol pega forte por todo o ano e o aproveitamento será total.

Este guia passo-a-passo irá mostrar-lhe como construir o forno, além de algumas dicas sobre como usá-lo.

Boa culinária solar!

 

Você vai precisar

  1. 2 caixas de papelão resistentes – uma deve entrar dentro da outra. A caixa interna,  de preferência deve ser um pouco mais alta que suas panelas; a caixa externa deve ser um pouco maior em todas as dimensões, de modo que haja pelo menos de 3 a 6 cm  de espaço entre as duas caixas quando elas estiverem aninhadas.
  2. placas de papelão – que vão servir para preencher o espaço entre a caixa interna e externa e fazer as abas refletoras
  3. papel alumínio – para cobrir forrar toda a caixa interna e as abas refletoras
  4. Um pedaço de vidro que servirá como tampa das caixas
  5. pedaços de isopor ou espuma – que será o moldura da tampa de vidro
  6. tesoura ou faca
  7. cola e régua

forno solar material

Assim que faz

Esse é um projeto que você pode realizar em  somente uma tarde. Reúna os Materiais e veja o video abaixo com o passo a passo bem detalhado de como você pode fazer esse  super forno solar totalmente ecológico.



Desidratador Solar

Esse não é o “típico” desidratador solar que possui furos para entrada e saída de ar morno mas  posso dizer com garantia que funciona de maravilha com alguns vegetais e hortaliças .

Veja aqui  COMO DESIDRATAR ALHO 

Veja aqui  COMO DESIDRATAR CEBOLA E GENGIBRE

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.