Como lavar e cuidar de sua roupa de mergulho

0

Uma roupa de mergulho não deve ser lavado como uma  lavanderia comum. Você não pode simplesmente jogá-lo no cesto, jogá-lo na máquina de lavar e secar e colocar limpo em uma gaveta.  Uma roupa de mergulho precisa de alguma limpeza e cuidado, deve ser feito adequadamente para fazer com que seu investimento dure mais tempo.

O que são roupas de mergulho?

No auge do fascínio de Hollywood com os surfistas e seus estilos de vida, as roupas de mergulho chegaram ao mercado nos anos 50. Uma roupa de neoprene é uma peça de roupa, geralmente feita de neoprene espumada, que hoje é usada por surfistas, mergulhadores, windsurfistas e qualquer pessoa envolvida em esportes aquáticos. O traje fornece isolamento térmico, resistência ao atrito e flutuabilidade. Existem muitos tipos diferentes de roupas para usos e temperaturas específicos. Os ternos variam de uma espessura fina de 2 mm a um total de 8 mm de neoprene. Os ternos podem ser curtos, longos, coletes ou jaquetas e podem ser complementados por botas de neoprene, luvas ou capuz.

Sua primeira roupa de mergulho

É importante prestar atenção ao dimensionamento ao comprar uma roupa de mergulho. Deve caber confortavelmente, mas não deve ser esticado com muita força. Se a peça for muito apertada, as costuras podem esticar e causar  problemas de desgaste e durabilidade.

Também é importante saber colocar a roupas de mergulho. Enquanto o tecido de neoprene é durável, ele pode ser facilmente perfurado por qualquer objeto afiado como uma unha do pé  ou unha da Mão. Sempre manuseie o tecido com as pontas dos dedos e não com as unhas. Já que as roupas são bem justas, coloque-as aos poucos.

Para calças de pernas compridas, puxe primeiro sobre os pés e tornozelos. Em seguida, trabalhe as pernas em seções, puxando suavemente até alcançar os quadris. Continue com os braços, inserindo os braços nas mangas ou orifícios dos braços e, em seguida, puxando cuidadosamente para o pescoço. Feche a gola e puxe o zíper com os ombros para trás. Certifique-se de que a aba do colarinho esteja nivelada e que a aba de velcro não esfregue as costas.

Trabalhe ao contrário ao remover a roupa. Não puxe muito forte. Remova  devagar e com cuidado.

Tente colocar sua roupa de mergulho em um local limpo e seco, longe de areia, árvores e pedras que possam prender o tecido. Para roupas de mergulho completas, uma ideia é usar uma camiseta de mergulho sob a roupa  porque assim fará com que fique mais fácil colocar e retirar do corpo.

Cuidados com a Roupa de mergulho

  • Após o uso, lave imediatamente o seu equipamento com água doce.
  • Não use água quente, use água fria ou morna. Em água quente o neoprene perde parte da flexibilidade, portanto, se você estiver trocando de roupa no chuveiro, use a água fria para enxaguar a roupa e depois abra a agua quente para você.
  • Nunca lave sua roupa de mergulho em uma lavadora ou com outras roupas.
  • Use um limpador especial para roupas de mergulho que ajudará a remover sal, cloro e resíduos orgânicos. Nunca use alvejante ou qualquer limpador agressivo.
  • Pendure para secar longe do calor direto e do sol. Os raios UV fazem com que o neoprene envelheça muito mais rapidamente, fica duro e perde sua flexibilidade.
  • Pendure para secar do avesso. A superfície externa será protegida e o interior secará primeiro para facilitar a colocação do traje.
  • Use um cabide projetado para uma roupa de mergulho ou um cabide pesado e acolchoado – nunca um cabide de fio fino – para armazenar e pendurar.
  • Armazenar em um cabide ou coloque o reto – não dobrar  em uma gaveta, porque pode enfraquecer o tecido.
  • para manter o zíper funcionando suavemente – sal e cloro podem corroer os dentes – use um lubrificante para zíper com freqüência.
  • Para remover odores fortes, encha uma pia ou balde com água fria com um remover de olores . Mergulhe a roupa dentro e fora da água, depois lave com água fria e seque em um local arejado.
  • Nunca passar roupa de borracha – o calor elevado deve ser sempre evitado.
  • Fique longe de óleo, gasolina, solventes químicos e aerossóis, porque as manchas são impossíveis de remover e enfraquecerão o tecido.
  • De longe, a dica de cuidado mais importante é nunca amontoar sua roupa aquática  molhada e usada e jogá-lo no porta-malas para “assar”. Enxágüe imediatamente, mesmo que você nunca consiga lavar propriamente dito. O sol, o sal e o cloro afetarão o tecido, então livre-se deles o mais rápido possível!

Veja esse outro video de como colocar a roupa de mergulho

Reparando uma roupa de mergulho

Neoprene pode ser facilmente cortado por unhas ou objetos pontiagudos. Um pequeno rasgo não significa que você deve jogá-lo fora ou desfrutar  da água  que entra no seu traje. Fique de olho sempre na sua roupa de mergulho para possíveis dano. É mais fácil consertar cortes quando eles são pequenos. Você mesmo pode reparar sua roupa de neoprene com alguns produtos e um pouco de instrução.

Você pode comprar um kit de reparo de furo de pneu em qualquer loja de bicicletas – o selante usado para fixar o tubo interno do pneu da bicicleta é basicamente o mesmo.

  1. Dobre a roupa de mergulho no ponto do corte para que o corte se abra e mostre as duas superfícies que precisam ser coladas novamente.
  2. Aplique uma camada fina e uniforme de selante em ambas as superfícies. Continue mantendo o corte aberto enquanto a cola seca. Não juntar às superfícies enquanto a cola ainda estiver molhada ou pegajosa. A cola demora apenas alguns minutos a secar.
  3. Uma vez que pareça seco,  ligeiramente pegajoso e não ficará grudado no dedo.
  4. endireitar a roupa de mergulho para que as duas bordas cortadas se juntem. O vínculo é instantâneo. Aperte as duas bordas firmemente juntas. É melhor esperar de quatro a seis horas para usar a roupa. Mas, pode ser usado imediatamente.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.