Como cuidar de coletes salva-vidas

0

Se você ou sua família gostam de estar perto da água, os coletes salva-vidas são essenciais para sua segurança e geralmente exigidos por lei. Manter os coletes salva-vidas limpos estenderá sua expectativa de vida e funcionalidade e sua família ficará mais feliz em usar um colete salva-vidas limpo e fresco.

Cuidado de coletes salva-vidas

  • Durante o seu dia na água, evite deixar coletes salva-vidas ao sol direto por longos períodos de tempo. Isso pode causar deterioração e desbotamento de tecidos. Após cada saída de água com coletes salva-vidas, há várias coisas que devem ser feitas:
  • Se usado em água salgada, lave as jaquetas com água limpa. Se houver lama, areia ou mancha visível, enxágue bem.
  • Depois de enxaguar, deixe as jaquetas secarem antes de guardar. Nunca tente acelerar o tempo de secagem usando um secador de roupa ou qualquer tipo de calor direto. É melhor permitir que as jaquetas sequem fora da luz solar direta, se possível.
  • Verifique cada colete salva-vidas quanto a rasgos, fendas ou furos. Certifique-se de que todas as correias estejam firmemente conectadas e que todo o equipamento esteja funcionando corretamente.
  • Depois que os coletes salva-vidas estiverem secos ao toque, verifique se não está enrugado ou franzido e certifique-se de que não haja água na espuma interna e que não haja odor de mofo.
  • Coletes salva-vidas devem ser armazenados em local seco, fresco e escuro. Se guardar em um pequeno espaço em um barco ou em uma caixa de plástico, não dobre nem coloque objetos pesados em cima do colete, pois isso pode  amassar e causar danos ao funcionamento.
  • Nunca guarde um colete salva-vidas muito sujo. As manchas tornam-se alimento para o crescimento de mofo e bolor, o que enfraquece os tecidos e destrói a eficácia do dispositivo.
  • Quando as jaquetas não forem usadas por um longo período de tempo, remova-as do barco e de lugares potencialmente úmidas. Eles durarão muito mais se forem armazenados adequadamente.

Como limpar completamente os coletes salva-vidas

Coletes salva-vidas devem ser limpos imediatamente se manchado com lama, comida ou filtro solar estiverem visíveis. Mesmo aqueles que “parecem limpos” devem ser limpos mensalmente ou no final da temporada. Cada uso deixa oleosidade da pele e produtos de cuidados de sol no tecido do colete.

Escolha um dia ensolarado e seco para fazer a limpeza. Espalhe uma lona ou plástico no chão e comece a trabalhar. Aqui está uma lista de suprimentos necessários:

  • Detergente para roupa de sujeira pesada com enzimas suficientes para quebrar as moléculas de manchas
  • Balde de plástico
  • Escova de cerdas macias
  • Mangueira de água
  • varal ou prateleira para secagem

Assim que faz a lavagem de coletes salva vidas

  1. Encha um balde com água fria e cerca de 1/4 xícara de detergente líquido. Se você estiver usando um detergente em pó, não se esqueça de mexer bem para dissolvê-lo completamente. Não há necessidade de preparar um monte de espuma porque isso só tornará o enxágue mais difícil.
  2. Coloque o coletes salva-vidas com todas as correias e equipamentos desatados sobre a lona e use  a solução de detergente e a escova macia, esfregue cada lado da jaqueta. Para manchas difíceis como lama vermelha ou alimentos, aplique um pouco do detergente diretamente para a mancha e esfregue com a escova. Deixe atuar por pelo menos 15 minutos antes de enxaguar.
  3. Lave bem cada jaqueta usando uma mangueira ou bastante água. Certifique-se de limpar bem o tecidos e entrar em qualquer fenda para enxaguar completamente. Pendure as jaquetas para secar, de preferência longe da luz solar direta. Se você precisar secar dentro da casa, use um ventilador giratório para acelerar o processo. Nunca coloque um colete salva-vidas em um secador de roupa.
  4. Se as jaquetas tiverem mofo ou bolor, mova-se para uma área externa e remova todos os esporos visíveis antes de molhar o tecido. Esfregue como sugerido, mas adicione um alvejante à base de oxigênio à solução de limpeza. Isso ajudará a remover as manchas escuras restantes. Não use cloro diretamente nos coletes, pois isso enfraquecerá os tecidos e poderá danificar a espuma interna.
  5. Não tente limpar uma jaqueta com agentes de limpeza industrial ou algo como gasolina ou diluente. O revestimento de poliéster ou nylon será danificado por esses produtos químicos. Eles também podem dissolver a espuma que faz do dispositivo funcional.

pessoas vestindo colete salva vidas dentro de uma lancha

Quando é hora de substituir um colete salva-vidas?

Com cuidado, a maioria dos coletes salva-vidas pode levar muitos anos. No entanto, chega um momento em que  deve ser substituído. Coletes salva-vidas devem ser testados no início de cada temporada ou periodicamente se você vive em ameno  durante todo o ano.  Você pode fazê-lo testando a flutuabilidade em uma piscina. Um dispositivo seguro deve ser capaz de manter uma pessoa de tamanho apropriado à tona.

Se o tecido externo ou a cobertura estiverem rasgados ou começarem a se dividir ou romper, a capa não é segura. O material de flutuação pode escapar e causar um desastre. Se o material estiver muito desbotado e você suspeitar que o tecido está fraco, tente puxar uma alça ou apertar o tecido e tentar rasgá-lo. Se rasgar, descarte a jaqueta.

Inspecione a espuma ou o preenchimento apertando levemente. Se a espuma parecer dura, quebradiça ou quebrada, a jaqueta deve ser substituída.

Qualquer colete salva-vidas infestado com mofo deve ser descartado para evitar a inalação de esporos de fungos. É bem possível que o mofo tenha se movido para o acolchoamento ou flotação e a jaqueta não seja mais segura.

Antes de descartar um colete salva-vidas, corte todas as tiras e corte-as em pedaços para evitar que outras pessoas confundam com um dispositivo de segurança viável.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.