Como limpar a roupa de banho e os equipamentos para esportes aquáticos

0

Enquanto os esportes náuticos são uma atividade durante todo o ano para alguns, o início do verão sinaliza temporada de moda praia para a maioria de nós. A maior parte dos equipamento aquáticos, desde os maiôs até as roupas de mergulho, os coletes salva-vidas, podem ser bem caros e você vai querer cuidar deles corretamente para que eles durem e fique bem durante toda a temporada.

Roupas de banho de  esporte aquático, roupas de mergulho e coletes salva-vidas são geralmente feitos de tecidos sintéticos que exigem cuidados especiais para remover o odor de cloro, prevenir e remover o desbotamento das tintas, preservar a elasticidade do material para um melhor ajuste e manter as qualidades de segurança que precisamos.

1 – Mantenha um maiô com ótima aparência

A maioria das roupas de banho – para homens e mulheres – é feita a partir de fibras sintéticas que prometem manter sua forma e secar rapidamente. Naturalmente, parte desta promessa está relacionada em como você trata sua roupa de banho.

Se você é um nadador competitivo e está na água todos os dias, sabe que a chave para fazer sua roupa de banho durar é retirar o cloro da água da piscina o mais rápido possível. A mesma regra se aplica ao nadador casual. O traje de banho deve ser enxaguado com água fria e aclarado imediatamente após a saída da piscina e, em seguida, lavado com um detergente suave o mais rapidamente possível. Se houver odor excessivo de cloro, existem produtos,  que usam produtos químicos à base de sódio para neutralizar o cloro e ajudar a evitar o acúmulo de odor.

Além dos cuidados rotineiros com as roupas de banho, existem algumas manchas problemáticas  que são comuns nas roupas de verão. Se você perceber que a cor do seu maiô desbotou ou talvez sua toalha ou calça jeans soltou tinta e manchou sua roupa de banho, é hora de usar o alvejante de oxigênio.

mulheres com prancha de surf

  1.  Misture uma solução de alvejante à base de oxigênio e água fria. Siga as instruções da embalagem quanto à quantidade de produto por litro de água.
  2. Submergir a roupa manchada e deixe de molho por pelo menos oito horas.
  3. Verifique se as manchas de tinta desaparecerem e  lave à mão, como de costume.
  4. Se permanecerem, repita a operação com a solução de alvejante de oxigênio e deixe de molho por mais oito horas antes de lavá-lo.

Esta mesma técnica melhorará a aparência de um maiô branco que ficou amarelado. NUNCA use alvejante à base de cloro em roupas de banho feitas de tecidos sintéticos! Isso causará danos irreversíveis.

Se você acabar com protetor solar ou manchas de autobronzeador em trajes de banho, precisará fazer um trabalho extra para tratar as manchas.

2 –  Como cuidar de camiseta de banho

Camisas de natação são perfeitas para crianças e para aqueles que tem a pele extremamente clara e sensível que querem passar o tempo no sol. Ao usar este tipo de camisa e calças pode ter certeza que é uma segurança extra  poder ficar mais tempo sob o sol . Os surfistas e os que passam muito tempo em água salgada acham que essas camisas e calças de proteção  fazem da pratica do esporte muito mais confortáveis.

Uma vez que estas são peças de vestuário feitas de fibras de spandex, é importante seguir  instruções especificas de cuidados para mantê-las  sempre ajustadas corretamente e que possam durar toda a estação.

Veja aqui quais os cuidados deve tomar com as camisas de mergulho

3 – Mantenha uma roupa de mergulho em ótimo estado

O cuidado com roupa de mergulho não é como a sua roupa de uso diário nem o mesmo que outras roupas de banho. Roupa de mergulho são um investimento caro e você quer que eles durem o maior tempo possível.

Se você é um usuário frequente de roupa de mergulho, sabe como é importante manter a forma e o tecido em perfeito estado. Cuidados devem ser tomados quando se veste essa roupa e quando se guardar. Aprenda todos os procedimentos corretos e você será um mestre subaquático em cuidados com a roupa de mergulho.

4 -Proteja os coletes salva-vidas para manter todos seguros

A maioria de nós passa o tempo na água com amigos e familiares. Essas pessoas são a parte mais importante de nossas vidas e mantê-las seguras é sempre uma prioridade. Mesmo que coletes salva vidas sujos ainda podem salvar uma vida, por que correr o risco? Coletes salva-vidas sujos muitas vezes têm fibras enfraquecidas e correias que podem reduzir a flutuabilidade e ameaçar a vida.

Aprender a cuidar destes coletes salva vidas corretamente pode realmente ser a diferença entre uma rotina de vida e morte.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.